Cofundador do Android culpa Bill Gates por fracasso da Microsoft em celulares

A Microsoft poderia ter sido um nome tão forte quando o Google e a Apple em celulares. Mas não é novidade para ninguém que o Windows Phone foi um grande fracasso. Para Rich Miner, um dos “pais” do Android, ninguém menos que Bill Gates é o culpado por essa situação.

O assunto veio à tona depois que Gates participou de uma entrevista com Julia Hartz, CEO da Eventbrite. Ali, o empresário admitiu que um grande erro de sua carreira foi a derrota da Microsoft para o Android. Ainda de acordo com ele, a companhia deixou de faturar US$ 400 bilhões com essa falha.

Curiosamente, não é a primeira vez que o cofundador da Microsoft fala sobre isso. Em 2019, Bill Gates culpou a si mesmo pelo fato de a Microsoft não ter se tornado o que o Android é hoje.

Eis então que Rich Miner decidiu comentar a declaração. Usando o X, ele provocou:

Eu literalmente ajudei a criar o Android para evitar que a Microsoft controlasse o [mercado de] celulares da mesma forma que eles fizeram com o PC — inibindo a inovação. Então é sempre engraçado para mim ouvir Gates reclamar sobre perder o [segmento de] celulares para o Android.

Onde surge a culpa de Gates?

Em outra mensagem no X, Miner contou ter ajudado a operadora de telecomunicações Orange a lançar o SPV, primeiro celular baseado no Windows Mobile, em 2002. Esse trabalho permitiu a ele observar o comportamento da Microsoft e, com base nisso, ajudar a lançar o Android como uma plataforma mais aberta, anos mais tarde.

Esse comportamento diz respeito a supostas práticas monopolistas, que fariam a Microsoft ter amplo controle do mercado de celulares da mesma forma que o tem com relação ao setor de PCs. O Android teria sido criado, então, para ser livre dessas amarras.

Na mesma mensagem, Miner provocou Gates mais um pouco: “desculpe Bill, você é mais responsável por perder os US$ 400 bilhões do que imagina”.

O Windows Phone chegou tarde

Vale lembrar que o Android foi lançado em 2008, cerca de um ano após o surgimento do iPhone. Mas a Microsoft só conseguiu lançar o Windows Phone em 2010, quando as plataformas rivais já dominavam o mercado de dispositivos móveis.

Embora a Microsoft tenha trabalhado com o Windows Mobile na década de 2000, a plataforma não era adequada para as novas tendências de mobilidade. Essa adequação só surgiu com o Windows Phone que, já sabemos, chegou tarde.

Sob comando de Steve Ballmer, a Microsoft chegou a comprar a divisão de dispositivos móveis da Nokia, em 2013, para emplacar no segmento. Mas todos sabemos que a companhia também não teve sucesso nessa empreitada.

1 curtida

tópico microsoft
um show de fracassos e decisões erradas

essa empresa só tá de pé por conta do monopólio mesmo kkkk pq todo dia tem um tópico sobre decisões erradas deles

Eu tive o Lumia alguma coisa
Era windows phone
Eu achava super confuso
Fiquei 2 meses e vendi

O maior problema do Windows Phone foi a própria gestão da Microsoft.

Windows Phone 7 chegou tarde e era limitado, ainda sim conseguiu conquistar uma fatia pequena do mercado. A Microsoft prometeu atualizar os smartphones com Windows Phone 7 para a próxima grande versão, mas quando chegou o Windows Phone 8, não cumpriram com a promessa, o máximo que fizeram foi o Windows Phone 7.8, que levava o visual da versão nova para os smartphones antigos e nada mais.

Nesse meio tempo também trocaram a base do sistema, então os apps (que já eram escassos) precisaram ser atualizados (em alguns casos reescritos do zero) para funcionar no Windows Phone 8. Prometeram que isso não ia se repetir e de fato o sistema tinha uma base sólida, em questão de funcionalidades se equiparava bem ao Android e iOS da época, diferente do Windows Phone 7.

Quando finalmente lançaram o Windows 10 Mobile, a promessa de atualizações mais uma vez não se cumpriu e mudanças internas quebraram novamente apps existentes, forçando mais uma vez que os desenvolvedores que ainda acreditavam no sistema atualizassem ou reescrevessem seus apps.

O resto é história, as vendas despencaram, prejuízo na Microsoft cresceu e tiveram que matar de vez o sistema e os aparelhos. Não tinham usuários porque faltavam apps e a Microsoft só conseguiu piorar a situação irritando os poucos desenvolvedores que abraçaram o sistema com as duas quebras de compatibilidade ao lançar o Windows Phone 8 e o Windows 10 Mobile…

1 curtida

nossa mas seria mto bom ter outro sistema competindo no mercado

Eu adorava o Windows Phone, era clean e fácil de usar. O único problema é que não tinha nenhum aplicativo pra usar rs

1 curtida

Windows Phone era tenenbroso de ruim. Alem de muito limitado em relação a conteúdo.

Diferente do Android naquela época que era um trambolho feio e pesado na maioria dos celulares, o Windows Phone era bonito, rodava bem em hardwares mais fracos e tinha sacadas promissoras pro mercado como o app de câmera. Mas a morte já tava anunciada por ser um produto da Microsoft

3 curtidas

horrível esse telefone da microsoft

Verdade

perdeu porque o windows phone veio com uma pegada corporativa ((como tudo da microsoft

Enquanto o android e ios tinham aplicativos corpartivos, mas também de lifestyle, social media, jogos etc etc

windows phone era horrível pra baixar qualquer coisa e ter compatibilidade com outros dispositivos

1 curtida

E não mentiu

nossa, também tive um windows phone… o principal problema pra mim é que não tinha apps que faziam muito sucesso na época, como snapchat e instagram, então a gente era obrigado a usar apps “piratas” que davam acesso a esses, mas os originais viviam derrubando. complicado. sempre havia a promessa que em breve os desenvolvedores iriam começar a fazer coisas pro windows phone, mas nunca acontecia.

eu até gostava do sistema mas quando troquei de celular isso pesou muito pra eu voltar pro iphone