Com a estreia de Dona de Mim na segunda-feira (28), o público conheceu a história e também a abertura da nova novela das 19h. Nas redes sociais, muitos criticaram o mau gosto e a falta de criatividade da vinheta. Houve até quem dissesse sentir saudades de Hans Donner, designer que era responsável pelo departamento de videografia da emissora até 2016.
A abertura de Dona de Mim é embalada por uma boa versão da música homônima. O hit de Iza, lançado no álbum de 2018, ganhou nova roupagem na voz da cantora, com a participação de Sandra de Sá e Azzy.
A vinheta começa com recortes de alguns cenários do Rio de Janeiro em que a trama se passa, além de elementos aleatórios de uma tecelagem – na história, a família Boaz é dona de uma marca de lingeries.
Na sequência, os atores aparecem cantando e dançando, e assim segue até o fim. Alguns até performam com simpatia – como a protagonista Clara Moneke e os veteranos Tony Ramos, Claudia Abreu e Suely Franco. Só que a ideia e toda a concepção artística não é das mais inventivas.
A pior parte fica pela introdução de alguns versos ao fundo ou em primeiro plano, como se a abertura fosse um lyric video. O recurso, além de soar como uma forma de “preencher” a tela diante da falta de conteúdo, também atrapalha na leitura dos créditos do elenco e equipe técnica.
Não houve uma preocupação em dar à abertura o estilo ou essência da trama criada por Rosane Svartman. Há certo tom infantil que remete à personagem Sofia (Elis Cabral), mas tal diálogo se mostra distante do resultado apresentado.
No X/Twitter e em comentários no YouTube, alguns compararam à vinheta de Floribella (2005), novela infantojuvenil da Band em que os atores também apareciam performando a música de abertura. Aquela, ao contrário, era realmente empolgante, bem feita, e trazia elementos que remetiam ao universo da trama.
Ao Gshow, o gerente de criação da Globo, Christiano Calvet, explicou: “A ideia foi puxar a música como um personagem e fazer a primeira abertura karaokê da história da Globo, onde até os atores cantam como num coral. Queremos quebrar a quarta parede fazendo o telespectador cantar junto”.
Assista à abertura de Dona de Mim, nova novela das 19h da Globo
Dona de Mim é criada por Rosane Svartman e escrita com Carolina Santos, Jaqueline Vargas, Juan Jullian, Mário Viana, Michel Carvalho e Renata Sofia. A direção artística é de Allan Fiterman, com direção geral de Pedro Brenelli e produção de Mariana Pinheiro. A direção de gênero é de José Luiz Villamarim.