Como Vale Tudo, qual o maior desafio para escrever um remake?

Em um remake, principalmente das novelas que se tornaram um clássico, há muitas especulações e curiosidades em cima do que será reproduzido. As comparações são sempre inevitáveis e agora nessa era de refilmagens, principalmente na Globo, há de se ter cuidado na escolha da obra e muito critério do autor que escreverá a releitura, sobre suas atualizações, senão pode virar um tiro no pé.

Mas afinal, qual é o maior desafio na hora de escrever um remake? Na minha opinião, o maior desafio é a atualização da trama. É o mais perigoso, é o mais complexo dentro de todo o processo.

O público de hoje tem outros pensamentos, outros comportamentos bem diferentes de dez, vinte ou trinta anos.

Eu sempre indago, já que é uma nova versão, por que não manter a história contada no ano que foi exibida, uma história épica? Isso soaria mais natural e ativaria a memória afetiva dos costumes e de outras coisas que sumiram do mapa nas últimas décadas.

Em Vale Tudo, por exemplo, próximo remake a ir ao ar ano que vem no horário nobre em comemoração aos sessenta anos da Globo, muitas tramas já não funcionam. A tecnologia derrubou muitas histórias do folhetim exibido em 1988, criado pelo grande mestre da dramaturgia Gilberto Braga, porque hoje, com os smartphones e câmeras de segurança por todos os lados, a trama de César (Carlos Alberto Riccelli) e Maria de Fátima (Glória Pires) não funciona, está ultrapassada, bem como o sonho dela em se tornar uma modelo famosa e nem sei se cola a questão de querer arrumar um marido rico.

Raquel, vivida na versão original por Regina Duarte, também não ficaria rica em tão pouco tempo abrindo uma cadeia de restaurantes, assim como o crime que Ivan (Antônio Fagundes) cometeu na ocasião não o puniria tão severamente e a sofisticada revista Tomorrow já era, hoje revista é algo quase instinto. Até o famoso ‘quem matou Odete Roitman’ perderia apelo se for mantido o assassino, tendo em vista que a surpresa é zero e novela tem que surpreender, prender, engajar, fazer o telespectador ter vontade de estar ali sentado durante seis meses acompanhando a vida daqueles personagens.

Em um remake, tudo isso perde um pouco a magia. Elas Por Elas, que teve seu último capítulo exibido na sexta-feira (12), passou por diversas atualizações, inclusive os nomes dos personagens, mas não foi atualizado Mário Fofoca, personagem que se tornou um ícone da história, seria impossível mudar seu nome e nos dias de hoje é dificílimo achar algum Mário com a idade do personagem.

Outra questão é como fazer dar certo o que foi um acontecimento em um passado distante, conquistar o público que fez dessa novela um sucesso na época. Reescrever o texto sem perder a estrutura e o fio condutor principal da obra. São vários desafios, escalação, trilha sonora e direção, tudo pode ser mais problemático do que a produção de uma história inédita e original.

É uma jogada de sorte, a sorte de encantar e prender o público, que pode ou não dar certo. E fica uma pergunta: para que fazer remakes?”

1 curtida

Interessante que todas as coisas que citaram são facilmente adaptáveis.
O problema são dos autores mega velhos que não vão saber fazer.

Acho que ao menos poderiam ter dado essa missão pro Aguinaldo Silva reescrever sua obra (que era dele com o Gilberto Braga e a Leonor Basseres) sozinho ou ao lado da Manu

3 curtidas

O maior desafio é a Cunuela Dias não estragar

Eu acho ela uma ótima autora de projetos curtos, pra novelas ainda ela tem que melhorar muito pois Amor de Mãe foi um caso de uma trama que começou muito bem na primeira parte e ficou estragada na segunda parte (embora a cena do reencontro tenha sido boa) e não dá pra culpar a Pandemia pois Salve-Se Quem Puder mesmo passando por esse mesmo problema soube ser mais criativa do que a história dela na sua reta final

Acho que para esse remake tinham sim que ter colocado alguém para reescrever ao lado dela como o próprio Aguinaldo Silva que ao lado dela poderia fazer uma boa reedição da obra dele com o Gilberto Braga e a Leonor Basseres

1 curtida

Amor de Mãe para mim é a prova que ela não deveria escrever novelas. Focar em séries/minisséries e no máximo novelas da faixa das 23:00 deveria ser o ideal.

2 curtidas

Projetos curtos é bem mais a cara dela como falei amigo, vide Ligações Perigosas e Justiça (1 e 2) que foram e são excelentes (no caso Justiça 2 até então começou bem a julgar os 4 primeiros capítulos)

Novelas falta pra ela muito tato e por isso que tinham sim que colocar alguém junto com a autora, no caso poderia ser o Aguinaldo Silva que foi um dos autores da versão original para a coisa não ficar massante

1 curtida

Tô achando que esse remake vai ser a prova que é melhor focar em tramas originais.

Nunca assisti Vale Tudo, mas ela é referenciada demais pelos noveleiros e sempre é a número 01 no TOP10 das maiores novelas brasileiras. É bastante atual analisando o enredo.

Acho que a Manuela não vai ter tato para adaptar isso, ela vai exagerar em algo, vão surgir comparações com a antiga e a novela vai ser escrachada.

4 curtidas

Sim

Desde o começo achei a escolha dela meio um pé atrás pois poderiam ter investido num nome melhor como o próprio Aguinaldo Silva que é um dos autores originais da obra e que poderia fazer uma boa reedição da versão original ou um autor mais garibado do que ela (a Manuela é muito boa mas tenho minhas ressalvas já que Amor de Mãe já a trama desandou demais da segunda parte em diante) para essa missão de peso

1 curtida

Vão cagar a Odete pq vão precisar se contar com as falas dela.

Odete sendo odiada por ser uma mulher em posição de liderança com muito lakre e feminismo liberal como a Macuela Dias gosta

A bomba relógio que vai ser o brasileiro médio de 2024 não entendendo a ironia da personagem Odete Roittman e ela virando musa da direita…

Vale tudo aconteceu no momento certo, para o publico certo. Não vai dar certo esse remake.

1 curtida

Pior que isso pode acontecer mesmo

Já vi várias cenas de Vale Tudo no Youtube e muita gente aclamando a Odete tendo falas bem pesadas, dizendo que a verdade dói e que ela é realista.

1 curtida

Exato! kkkk
O Gilberto na época nem precisou ficar explicando no texto que ela era uma caricatura pra criticar a elite conservadora. O publico de novela hoje não tem capacidade pra entender isso. Vão levar no literal.

E se tentarem suavizar ela vão descaracterizar a personagem e perder o grande ponto da novela.

1 curtida

O texto fazer algum sentido no presente

Sim e não acho que a Manu tenha muito tato para isso. Quero ver quem vai a Maria de Fátima, acho ela de fato a essência da novela. Não assisti, mas sabendo das maldades e vendo umas cenas, para aquela ali Valia Tudo para se dar bem. Amo a cena que ela jura no túmulo do pai que não iria terminar igual a ele mesmo que tivesse que pisar, ou dar rasteiras em quem fosse para ter o que queria.

Glória Pires deveria interpretar a Raquel.

Será que ela iria aceitar?

Acredito que sim.

tem que ter recheio, senão será ruim. e a odete deveria ser interpretada por lilia cabral.

1 curtida