DE MANOEL CARLOS: Em alta nas redes, Páginas da Vida ganha força para reprise na Globo

Novela de Manoel Carlos (1933-2026) nunca reprisada na TV aberta, Páginas da Vida (2006) está no radar da Globo. A emissora avalia o potencial da trama estrelada por Regina Duarte e Lilia Cabral para as faixas Edição Especial e Vale a Pena Ver de Novo. O retorno ainda não está sacramentado, mas as chances são grandes.

Páginas da Vida foi um dos grandes sucessos do horário das oito, hoje das nove, na década de 2000. A narrativa é centrada em Helena (Regina Duarte), obstetra que assume a criação de Clara (Joana Mocarzel), rejeitada pela avó Marta (Lilia Cabral) por ter síndrome de Down. A menina é filha biológica de Nanda (Fernanda Vasconcellos), que morre no parto.

Marta, após entregar a neta para adoção, decide se reaproximar para entregá-la ao pai biológico, Léo (Thiago Rodrigues). Anos depois de dispensar a namorada grávida, ele decide reparar o erro, assumindo Clara e Francisco (Gabriel Kaufmann) --que Marta se dispôs a criar após constatar que, diferentemente da irmã, ele não tinha, nas palavras dela, “nenhum defeito”.

A novela enfrentou críticas por conta do excesso de personagens e do ritmo por vezes moroso. A audiência, porém, não sofreu abalos. Vários nomes angariaram elogios, como Lilia, Fernanda, Marcos Caruso (Alex), Marjorie Estiano (Marina) e Grazi Massafera (Thelminha) --em seu primeiro trabalho após a passagem pelo BBB. Recentemente, cenas das vilãs Marta, Sandra (Danielle Winits) e Alice (Regiane Alves) ganharam as redes sociais.

A Globo cogitou reapresentar Páginas da Vida em Vale a Pena Ver de Novo em 2012. Na ocasião, a classificação indicativa ainda era vinculada ao horário de exibição. O Ministério da Justiça exigiu receber a trama toda editada antes de atribuir classificação livre ou não recomendada para menores de 10 anos, as únicas permitidas para a faixa, então às 14h30. A emissora acabou recorrendo à segunda reprise de Chocolate com Pimenta (2003).

Tal regra foi extinta em 2017. Mesmo assim, Páginas da Vida seguiu no arquivo. A única reapresentação se deu em 2021, na TV paga, através do Canal Viva --hoje Globoplay Novelas.

Nos últimos anos, a Globo recorreu a títulos de diferentes épocas para suas sessões de reprises. Com 10,3 pontos de média parcial na Grande São Paulo, Além do Tempo (2015), que ocupa atualmente a Edição Especial, está abaixo das sete produções exibidas anteriormente na faixa.

Avenida Brasil (2012), em sua segunda passagem pelo Vale a Pena Ver de Novo, está ligeiramente acima da antecessora, Rainha da Sucata (1990): 13,9 a 13. Contudo, a novela está abaixo dos 16,8 de A Viagem (1994) e Alma Gêmea (2005) e dos 15,8 de Tieta (1989).

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/em-alta-nas-redes-paginas-da-vida-ganha-forca-para-reprise-na-globo-156414

5 curtidas

Assistia com a minha tia no viva, achei a mais chata do Maneco dos anos 2000. A história é mega parada e os diálogos não sustentam

jurava que tinha sido reprisada na tv aberta
é meio chatinha comparada com a anterior dele, mas acho que pode trazer boa audiência

quando passou no Viva, rendeu uns gifs da Danielle Winits

O fracasso que seria
Novela chata insuportável Only marta

Assisti quando passou originalmente mas se for escolher algo do maneco pega logo um clássico

1 curtida

As reações kkkkkkk

mas old que por mais que seja agradável, é muito lenta mesmo se for editada (é questão de ritmo mesmo). Mas como a vovó não tá nem aí vai elevar de AVBR

Eu daria uma chance a Felicidade na faixa do Edição Especial. Merece uma chance e é a única dos anos 90 menos reverenciada dele justamente porque as pessoas não conhecem

Se Mulheres Apaixonadas que era aclamada e teve várias reprises antes flopou horrores, imagina essa que sempre foi divisiva

Mas será que merece? Houve relatos de ter envelhecido muito mal e não ser tão boa, lá no fixo

Eu acho chatíssima
Teria que ser bem tesourada tbm

A trama da tuquinha mesmo seria picotada
É tiro a queima roupa e facada na avenida em pleno horário das seis
Nunca que vão reprisar

Ainda não vi mas acho uma novela meio esquizofrênica por impressão kkkkkkkk vários núcleos soltos, histórias da carochinha inspiradas em fábulas

Até pretendia ver agora após A Próxima Vítima (tô correndo atrás das que perdi no Viva) mas os relatos no fixo me desanimaram kkkkk

Acho essa mais chata que Viver a Vida, muito tediosa

Esses fãs do Manecu também kkkkk querem reprise de todas, coisa que nenhum autor nunca teve (e tá tudo bem)

Fora que nem História e muito menos Apaixochatas foram bem nas últimas reprises, é melhor deixar baixo que passar novas vergonhas

Deve ser inferior a trindade História - Por Amor - Laços (MA não considero), mas ainda assim melhor que Páginas

Preciso assistir Felicidade na íntegra (é a próxima na minha watchlist), e tirar minhas próprias conclusões

2 curtidas

tem que comprimir em 130 caps = HIT

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Também preciso ver pra julgar melhor, por enquanto só acho uma novela mais esquisita pelas várias tramas isoladas