De Nicki Minaj a Lenny Kravitz: Por que o multiculturalismo como de Blasians ou Blackjews é despercebido?

A representação multi-racial dentro da comunidade negra.

Nomes notáveis que se destacaram na indústria do entretenimento, pertencem a afro-asiáticos (blasian), exemplo de Nicki Minaj, Saweetie, H.E.R, Naomi Campbell, Bruno Mars. Para além, personalidades afro-judias (blackjew) como Lenny Kravitz, Drake, Rashida Jones, Lauren London e Doja Cat evidenciam a representatividade.

BRUNO MARS

A pergunta “O que você é?” em algum momento ou outro pode surgir se você vem de mista, entendendo o quão irritante - e às vezes, desumanizante - esse questionamento pode ser, o cantor e compositor, Bruno Mars é aquele que definitivamente pode entender a luta.

Sendo de ascendência negra, filipina, porto-riquenha e judaica e crescendo no Havaí, muitas pessoas muitas vezes o confundiam com preto e branco: “Viver a vida na ‘zona úrgica’ era especialmente difícil quando eu estava tentando entrar na indústria da música, pois os executivos de música, na maioria das vezes, não tinham certeza de como me rotular ao público”

H.E.R

Em entrevista a revista WWD, a cantora H.E.R, cujo nome verdadeiro é Gabriella Wilson, disse que cresceu na Baía (São Francisco) durante uma época em que a área era verdadeiramente diversificada, e os moradores estavam expostos a todos os tipos de estilos de vida.

H.E.R é metade filipina, metade negra, e se descreveu como alguém que se identifica fortemente com ambos os lados, em vez de escolher um sobre o outro. No entanto, a casa dela quando criança era distintamente filipina. “Você entrava e só sabia: os sapatos ficavam na porta, a comida estava cozinhando no fogão e seus avós, que moravam [na época] eram quase acessórios na casa” diz.

NAOMI CAMPBELL

A supermodelo, Naomi Campbell é de ascendência afro-jamaica e chinesa. Apesar de sua ascendência oriental, ela sofreu discriminação racial quando foi informada de que sua foto não seria usada para uma campanha em um país asiático. Ao falar à BBC, Campbell explicou: “Aconteceu uma coisa comigo outro dia e fiquei bastante surpresa. Fiz uma campanha para uma pessoa e me disseram que um dos países na Ásia não usaria a foto devido à cor da minha pele.”

“Isso não me detém. Esse é apenas mais um país onde tem de ser mostrado que isso é ignorante e que não é esse o caminho do mundo neste momento em escala global. Ironicamente, tenho esse gene em minha família” finalizou.

LENNY KRAVITZ

Em Let Love Rule , seu livro de memórias, Lenny Kravitz relata os primeiros 25 anos da sua vida. "Sou profundamente dividido. “Preto, judeu e cristão. Um nativo de Manhattan e Brooklyn” a mãe de Kravitz, a atriz Roxie Roker; “uma mulher afro-caribenha das Bahamas encantadora” com seu pai, o produtor Sy Kravitz, sendo um “judeu [ashkenazi] orgulhoso” descrito pelo músico.

SAWEETIE

Diamonté Quiava Valentin Harper, conhecida pelo nome seu nome artístico Saweetie, é filha de pai afro-americano e sua mãe vem das Filipinas, o que a torna Blasian. Quando perguntada sobre como ser interacial afetou seu crescimento em uma entrevista de 2019 com a HelloGiggles, a rapper disse: “Eu definitivamente me senti fora de lugar às vezes porque as culturas em que fui criada eram completamente noite-dia. Mas sinto que esses [tipos] de lutas internas me ajudam a entender melhor as pessoas”

Ela continua: “Tipo, minha mãe é de ascendência filipina e meu pai é de ascendência negra, então isso me permite ser sensível às culturas de outras pessoas. Porque às vezes a sociedade pode não se comunicar ou entender as coisas que eu faço. Posso não entender o que outra pessoa está fazendo, mas sempre posso saber que elas vêm de lugares diferentes e possuem outros entendimentos.”

Saweetie, ao passar pelo tapete do Met Gala em 2021 onde o tema foi " “independência americana” as cores do vestido da rapper foram uma homenagem à bandeira da ancestralidade afro-americana (black american heritage flag) & bandeira das Filipinas.

DOJA CAT

Com seu nome sendo Amala Ratna Zandile Dlamini, a cantora e rapper, Doja Cat, tem ascendência Zulu (Sul da África) e Ashkenazi (judaica) por parte de mãe. Além disso, Doja também teve contato com a cultura Indiana, os oito anos, ela se mudou com sua mãe e irmão para o Ashram Sai Anantam, uma comuna nas montanhas de Santa Monica onde praticou o hinduísmo.

NICKI MINAJ

Onika Tanya Maraj conhecida como Nicki Minaj possui ascendência afro-asiática do Caribe. O pai de Nicki era ‘‘Indo-Trinidadian and Tobagian’’, ou seja: pessoas naturais de Trinidad & Tobago (Ilha caribenha) cujos ancestrais eram chineses e indianos.

Em sua carreira, Minaj sempre teve mostrou a cultura asiática e como blasian podemos ver essas referências nas suas rimas como “Half-assed Asian btches are my thing/Nah, I’m all in, so what do you think?" em “Checking Out” de 2010.

DRAKE

Aubrey Drake Graham, o rapper canadense tem um fundo étnico e religioso diverso. Seu pai é afro-americano do Tennessee e sua mãe judia ashkenazi do Canadá. Enquanto Drake se considera um homem negro “ser judeu é uma espécie de reviravolta” pensa. Após o divórcio, ele foi criado por sua mãe em Toronto onde frequentou a escola judaica, fez um Bar Mitzvah (celebração da maioridade judaica) e celebrou os feriados judeus.

FONTE:

Resumo

https://www.essence.com/celebrity/living-color-multiracial-celebrities

1 curtida

precisamos falar de como a identidade (multirracial & oriental) de pessoas pretas é apagada

um dia vi @ acusando a saweetie / nicki minaj de apropriação cultural sendo que as duas são blasians

xenofobia e racismo

E no Brasil? Faltou

irei fazer um tópico especial com afro-latinos para poder abordar essa questão no contexto da latam

sofro com o combo de minorias do rei

principalmente no contexto eugenista dos eua, já vi muitos ignorando e não conseguindo enxergar o bruno como homem preto multirracial sem apagar alguma das identidades dele

os traços dos blasians é de uma beleza extrema né? nicki e naomi deusasssss

old
aqui mesmo na bc já li horrores de gente menosprezando ele como homem negro multiracial

Tópico mega interessante, amiga. Sabia de alguns, mas não fazia ideia de outros como a Naomi. Essas pessoas são constantemente julgadas, tipo quando a Nicki foi fazer uma música usando kimono e foi acusada de apropriação cultural, sendo seu ela tinha mais propri dade pra usar um kimono do que as pessoas que estavam acusando ela.

Bruno Mars tbm vivem acusando de não ser negro, ou de se apropriar da cultura negra pra hitar.

2 curtidas

tyson beackford homem mais lindo da historia

sim mas para se ter noção de como o racismo afeta as coisas, muitos acusam a nicki de ter feito cirurgia de “foxy eyes” para ter olhos puxados sendo que os dela são naturais como blasian

1 curtida

diva baiana

esse homem é PERFEITO, aff queria ser blasian

oii… é pra ler???

o racismo com a bad guy chun li, felizmente diva de beleza natural

fiz esse tópico mais por essas acusações (infundadas) e até ignorantes sobre pessoas / artistas pretos que são multirraciais mas as pessoas em sua maioria não respeitam essa identidade distinta pq não conseguem ver pretos se encaixando no estereótipo de “asiático” ou outra minoria etnica-social sem querer apagar essa luta

1 curtida

se não quiser, ninguém te obriga e comentar para tentar ser engraçado (sem noção) atrapalha o debate

A Nicki é muito linda

os traços dela são tão belos

Nicki lendária e fodona

1 curtida

sim

a nicki é uma das que mais tem traços de uma pessoa blasian visíveis e ainda sim é acusada de ser apropriadora cultural da própria cultura dela kkk o racismo descarado