Madonna (relançado em 1985 como Madonna: The First Album) é o álbum de estreia da cantora e compositora estadunidense Madonna, lançado em 27 de julho de 1983, pela Sire Records. A sonoridade é baseada no estilo pós-disco. Utiliza a nova tecnologia uptempo, com a máquina de tambor Linn, baixo Moog e o sintetizador Oberheim OB-X. As canções tem vocais com um timbre bem feminino, e liricamente falam sobre amor e relacionamentos.
Madonna tornou-se um sucesso nas paradas, alcançando o número oito na Billboard 200, e o top dez nas paradas da Austrália, França, Países Baixos, Nova Zelândia, Suécia e Reino Unido. Foi certificado com cinco discos de platina pela Recording Industry Association of America (RIAA), pelas vendas superiores a cinco milhões de cópias nos Estados Unidos. Mundialmente, as vendas superaram as 10 milhões de cópias.
Cinco singles foram lançados. “Holiday” tornou-se sua primeira canção a entrar na Billboard Hot 100, e “Lucky Star” o primeiro hit top cinco. O álbum foi promovido pela turnê The Virgin Tour, realizada em 1985, que promoveu simultaneamente seu segundo disco, Like a Virgin.
O álbum estabeleceu o padrão para o dance-pop e apontou a direção musical para uma série de artistas do sexo feminino. Também é conhecido por anunciar a chegada de Madonna no cenário musical e lançar sua carreira como uma diva da música disco.