Deixando registrado aq o início da minha saga lendo um defeito de cor

Vou usar esse tópico como registro do dia do início da saga da minha leitura de um defeito de cor, q tive a sorte de ser na edição lindíssima especial. N sei qnd vou terminar e nem tenho pressa vai ser algo pra ir digerindo aos poucos e aproveitar a jornada por oito décadas

"Fatos Históricos e da Trama: A protagonista Kehinde é inspirada em Luísa Mahin, figura heroína da Revolta dos Malês (1835) e mãe do poeta e abolicionista Luís Gama.

Origem do título: A expressão “defeito de cor” refere-se a uma lei do período colonial em que pessoas negras precisavam pedir uma dispensa formal ao Imperador e reconhecer a própria cor como um “defeito” para ocupar cargos públicos ou militares.

Enredo monumental: O livro tem quase 950 páginas e narra oito décadas da vida de Kehinde, sequestrada na infância no Reino do Daomé, escravizada na Bahia, emancipada, transformada em empresária e sua busca por um filho no Brasil idosa e cega.

Conquistas e Impacto

Fenômeno literário: Tornou-se clássico moderno indispensável para reescrever a memória afro-brasileira e entender as bases estruturais do racismo no país.

Carnaval histórico: Inspirou o aclamado enredo da escola de samba Portela no Carnaval de 2024, levando a história de Kehinde para a avenida.

Consagração da autora: Impulsionou a trajetória da escritora Ana Maria Gonçalves, que fez história ao ser eleita a primeira mulher negra a integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL)"

@Leitores

3 curtidas

tenho vontade de ler este
só o tamanho que me assusta um pouco, mas todos dizem ser ótimo

1 curtida

Um dia vou ler tbm

1 curtida

Eh memo eh

1 curtida

Realmente 900 e poucas páginas é ums jornada

Mas vale a pena é só ler sem pressa e intercalar com outras mais leves

apaga!

nossa nunca teria coragem, eu ia dropar nas 300 pag ctz

Pior q tem livros com mtt mais e n só clássicos do contemporâneo como os do Stephen King e Brand

Mas neste caso eu consigo compreender pq é uma pesquisa convertida numa ficção história q passa por oito décadas

O do Stephen King eu n vejo oq justifica IT precisar ter 1100 pag pra ele desenvolver por exemplo

Sim! Eu tive que fazer isso porque é um livro muito pesado tanto no tamanho quanto no conteúdo. Lá pela terceira ou quarta página já vem uma pedrada e é o livro todo assim, tem horas que a gente tem que parar pra poder respirar no meio de tanta desgraça.

1 curtida

hoje tá todo mundo leitor aqui na BC

faz sentido a critica amg, acho o stephen mega pretencioso

1 curtida

ne? pena q cachorras nao sabem ler

essencial saber ler

o murro na taylor q assina documentos sem nem ver

2 curtidas

nossa eu imagino, já vou me preparar pro q vem aí

1 curtida

caralho?

1 curtida

não tenho mto estômago pra ler isso, tô com o avesso da pele aqui na prateleira esperando eu criar coragem até hoje

1 curtida

a entrevista do roda viva dela é perfeita e ela destrincha isso, fiquei gag tbm qnd soube disso

nossa eu li esse uma vez pra nunca mais

um soco no estomago msm