Vou usar esse tópico como registro do dia do início da saga da minha leitura de um defeito de cor, q tive a sorte de ser na edição lindíssima especial. N sei qnd vou terminar e nem tenho pressa vai ser algo pra ir digerindo aos poucos e aproveitar a jornada por oito décadas
"Fatos Históricos e da Trama: A protagonista Kehinde é inspirada em Luísa Mahin, figura heroína da Revolta dos Malês (1835) e mãe do poeta e abolicionista Luís Gama.
Origem do título: A expressão “defeito de cor” refere-se a uma lei do período colonial em que pessoas negras precisavam pedir uma dispensa formal ao Imperador e reconhecer a própria cor como um “defeito” para ocupar cargos públicos ou militares.
Enredo monumental: O livro tem quase 950 páginas e narra oito décadas da vida de Kehinde, sequestrada na infância no Reino do Daomé, escravizada na Bahia, emancipada, transformada em empresária e sua busca por um filho no Brasil idosa e cega.
Conquistas e Impacto
Fenômeno literário: Tornou-se clássico moderno indispensável para reescrever a memória afro-brasileira e entender as bases estruturais do racismo no país.
Carnaval histórico: Inspirou o aclamado enredo da escola de samba Portela no Carnaval de 2024, levando a história de Kehinde para a avenida.
Consagração da autora: Impulsionou a trajetória da escritora Ana Maria Gonçalves, que fez história ao ser eleita a primeira mulher negra a integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL)"
Sim! Eu tive que fazer isso porque é um livro muito pesado tanto no tamanho quanto no conteúdo. Lá pela terceira ou quarta página já vem uma pedrada e é o livro todo assim, tem horas que a gente tem que parar pra poder respirar no meio de tanta desgraça.