Como esperado, após as saídas , uma grande onda de demissões começou na empresa histórica à medida que começa o que o CEO da Warner Music, Robert Kyncl, descreve como “uma nova estrutura dinâmica para o grupo de gravadoras”.
Um representante da empresa recusou o comentário, mas fontes dizem à Variety que o número de pessoas afetadas é de cerca de 170, e que a mudança também é uma consolidação. Conhecidos por deixar a Atlantic estão o GM/VP executivo Paul Sinclair, o presidente da música negra Michael Kyser, o chefe de publicidade de longa data/EVP Sheila Richman, o EVP de marketing Grace James e o vice-presidente sênior de turnê Harlan Frey. A empresa irmã da Atlantic, 300 Elektra, são a vice-presidente executiva/conselheira geral Margo Scott, o EVP Chris Brown, a chefe de marketing Katie Robinson e o chefe de vendas/streaming Adam Abramson, entre outros.
O CEO da Atlantic Elliot Grainge começa oficialmente a trabalhar em outubro; O chefe de música gravada da Warner, Max Lousada, também anunciou sua saída no início deste ano, abrindo caminho para uma estrutura na qual todos os chefes de gravadora e publicação da empresa se reportam diretamente à Kyncl. A mudança segue as [demissões de várias dezenas de funcionários ]nos últimos 18 meses
O boom de streaming que elevou as fortunas da indústria da música em meados da década de 2010, após anos de declínio[, se estabilizou, — com a indústria de música gravada registrando apenas 4% de crescimento no primeiro semestre de 2024, após muitos anos de aumentos de dois dígitos — e todas as três grandes empresas e muitas outras demitiram funcionários nos últimos dois anos. Parece provável que a redução de tamanho continue nos próximos meses, à medida que a indústria busca novas fontes de receita para substituir a desaceleração da receita do streaming.
A Variety obteve um memorando interno da Kyncl, que segue na íntegra.
Olá a todos,
Desde que anunciamos que Julie deixaria o cargo, temos trabalhado cuidadosamente em como evoluir o Atlantic Music Group para o futuro. Na próxima semana, revelaremos uma nova estrutura dinâmica para o grupo de rótulos. Elliot começa como CEO da AMG em 1o de outubro.
Como parte dessa reorganização, infelizmente nos despediremos de pessoas talentosas. Eu sei que você estava esperando para ouvir o plano e, em vez de realizar mudanças aos poucos, decidimos fazer essas escolhas difíceis de uma só vez.