DESABAFO/FALANDO SÉRIO (Saindo do personagem): É complicado trabalhar em usina

Estou tratando este sentimento em 2 terapias, mas é algo que eu gostaria de compartilhar com vocês.

Nunca fui um cara de roça, do mato, do interior, sempre fui mais urbano. Mas eu PRECISAVA TRABALHAR, já estava há alguns meses desempregado após me formar (meu curso na UFC era 4 estrelas no MEC, hoje ele é 5 estrelas). Sempre cito as estrelas para me reafirmar com orgulho da UFC. Aquela universidade é nota 10 em diversos sentidos.

Entrei num Programa Trainee no interior de São Paulo, no setor de açúcar em álcool. É algo totalmente fora da minha zona de conforto.

Mas eu PRECISAVA ESTAR AQUI, seja para ganhar dinheiro ou ter experiência em uma grande empresa. Ganhei muita experiência das demais formas possíveis. Fico feliz de ter evoluído em diversos parâmetros, mas claro, após 2 anos e meio aqui, ainda tenho muito o que evoluir.

Mas não dá mais: acho que gestão de pessoas afinal nunca foi/não é pra mim. A gestão da minha equipe está OK, não há reclamações, produzimos muito. Coordenação observa como “a melhor equipe de montagem de tubulação”. Tudo bem, mas falando em geral, questão de conseguir resolver problema de motor, ter que entrar dentro do rio com uniforme, essa cultura de tudo ser um eterno improviso me incomoda. Todos sabem que no fundo isso não é para mim, mas ao mesmo tempo que não querem me demitir. Falam que vêem futuro em mim etc Mas eu acho o contrário.

Estou fazendo terapia para criar coragem de me demitir e estamos conversando sobre um plano de ação para eu ir embora daqui/conseguir outro emprego até o final do ano.

Me desejem sorte!

Fora que usina e sol todos os dias envelhecem.

Acordo às 04:40h e agora, às 16:31h, estou indo para casa. Fora que as 4 frentes que cuido ficam a 59km da usina. Longe demais. Todos os dias faço 161km, 140km, etc.

4 curtidas

Se esforce nesse emprego pra ser promovido e ir pra dentro de um escritório com ar condicionado.

Já fui promovido, de Trainee para Gestor Pleno.

Eram 10 Trainees, só restou eu.

Algunz foram desligados, outros encontraram algo melhor (graças a Deus) e outros até saíram para ficar desempregados mesmo.

Não me vejo crescendo aqui.

primeiro de tudo, parabéns pelo diploma e pelo emprego meu querido! mesmo que você esteja insatisfeito, são conquistas e aprendizados que você vai levar onde quer que esteja.

tenha certeza de que essa experiência vai te abrir portas em outros lugares, é só uma fase. boa sorte com tudo aí

1 curtida

eu to com um cisco no olho que não sai por nada, minha filha
arde e arde e nada de sair

sem perdão a bruxa!

Deus me livre dirigir isso todos os dias

O máximo é 60 km/h por estrada de terra.

Acho que é isso que me deixa maluco também, além da comunicação ruim, onde não funciona sinal de rádio e celular. É longe, 59km para chegar aqui, chegou na área, ainda tem o deslocamento lá dentro, porque as fazendas são enormes (gravaram Rei do Gado lá inclusive).

já faz 1 ano que vc nos diz isso

pelo menos isso

boa sorte

Então… Estou há 1 ano dizendo isso, mas eu me sinto um bosta por não receber nenhum SIM se outra empresa, enquanto essa em que estou não se esforça para me mandar embora.

Espero que você consiga algo melhor em breve

Trabalhar onde você não está em paz é extremamente prejudicial pra saúde física e mental

mas creio que empresa nenhuma quer demitir pra arcar com os custos $$$

é mais confortavel pra eles ver até onde vc aguenta e pedirá pra sair

mas vc continua mandando seu curriculo ou algo do tipo pra ser chamado pra outras empresas?

Programas de Trainee são ótimos, parabéns por ter conseguido essa oportunidade.

Fiquei sem entender se você trabalha com gestão de pessoas ou outra coisa. Mas assim, não vale procurar outra oportunidade em alguma área semelhante?

Eu já estagiei em usina e achei super puxado. No fim, consegui uma oportunidade no marketing (de outro lugar) e acabei trocando completamente de área.

Sou gestor de operações agrícolas, logo, gestor de pessoas.

1 curtida

O meu só teve 650 concorrentes, mas fiquei feliz de ter sido convocado.

Ainda mais sendo de um estado tão longe, 2.300km de casa, no Ceará.

1 curtida

Muda de área

Tipo, acho que vc escolheu sua profissão às cegas? Eu mesmo na escola já tinha em mente que nunca ia querer trabalhar com nada que envolvesse esforço físico/braçal, e sempre escolhi coisas que fugissem disso

Eu JAMAIS imaginei que tivesse que me esforçar braçal.

Até porque eu pesquisei muito sobre Trainees de outras usinas. Teve Trainee que ganhou orçamento até para fazer uma mini usina de concreto… A minha prometeu que no final iríamos apresentar um projeto para a Diretoria, acabou que isso nunca aconteceu.

Os treinamentos de Liderança foram dados pela metade, etc

Eu sou engenheiro de meio ambiente e saneamento, estou trabalhando com algo nada a ver.

Nosso foco aqui é manter as frentes produzindo, trabalhando e oferecendo suporte para que nenhuma dela pare, etc. Para que não haja danos materiais por problemas nos motobombas etc.