DESABAFO SÉRIO: Cuidem da saúde mental de vocês

Sofri uma grande crise de ansiedade em 2020, na pandemia, quando várias editoras entraram em contato comigo para que eu publicasse um artigo de um resumo acadêmico que eu havia feito em 2019.

O artigo foi negado pela minha orientadora, pois segundo ela haviam poucos dados a serem analisados e a pesquisa contou com dados duvidosos em relação aos alunos anteriores a mim.

Eu, imaturo, aos 23, chorei muito por considerar aquela uma oportunidade perdida.

Dei minha primeira crise de ansiedade: corpo trêmulo, febre, dentes doloridos, uma dor insuportável no maxilar. Fui ao dentista achando que era um dente extra, mas era bruxismo. O dentista passou um anti-inflamatório e sugeriu que eu fizesse uma placa de mordida.

Assim… Dei o meu primeiro passo para melhoria: passei a fazer 10km de bike todos os dias, me matriculei na academia, me dediquei mais aos estudos, adotei um gato e curti mais a minha família. Assim, tive uma melhora significativa.

Agora, em 2024, aos 27 anos, estou tendo uma nova crise, mas dessa vez é diferente, ao invés de ser algo meio sentimental, é mais estresse do trabalho mesmo. Trabalhando a 1 ano e 7 meses sem férias, “tentando” liderar uma turma de trabalhadores com baixa escolaridade muito difícil de lidar, todos os dias um ameaçando o outro de brigas, fora o corpo mole na hora de trabalhar, é tratorista que não trabalha bem, no qual toda semana quebra equipamento (turno C). Fora a relação com a minha liderança, onde tenho que aguentar um supervisor narcisista, um novo coordenador (antes líder) cujo poder já subiu à cabeça (se fez tanto de santo para agora pisar em todos, o que me chocou, e olha que eu era apaixonado por ele).

Então, comecei a ficar febril, com uma dor no maxilar com um ouvido meio entupido, uma espécie de disfunção temporomandibular. Eu, de fato, fiquei muito estressado um dia, acabei talvez serrando os dentes de noite, no outro dia acordei como se tivesse levado um soco, os dentes doendo e meu maxilar quase travado.

Agora… Lá se vão dinheiro e mais dinheiro com terapia, anti-inflamatórios, consultas no dentistas, uma indisposição, consultoria de carreira para conseguir reverter toda essa situação da minha saúde mental. Infelizmente não tenho família próxima, então sou eu e apenas eu.

Fora que os posts inúteis que eu fazia por aqui só me faziam me sentir pior ainda. Mal sabia eu que aquilo estava me fazendo mal, mas eu estava tão viciado em me autodepreciar que era meio que automático.

Agora estou sofrendo por algo que eu criei na minha cabeça… Tentando me reerguer novamente.

Depois que a mente chega no físico, é HORRÍVEL.

Não esperem ela chegar no físico, tratem a saúde mental o quanto antes. Eu agora sofro as consequências… Sei que vai ser difícil reverter a situação. Talvez apenas quando eu receber férias, assim poderei dormir em paz, sem estresse etc.

Boa noite.

10 curtidas

o tratamento com antiinflamatórios tá funcionando?

Eu esqueci o nome do anti-inflamatório que ele me passou em 2020, mas tipo assim, foi efeito quase que automático.

Fui na farmácia esses dias, o cara me passou um relaxante muscular que de nada serve. Aí eu fui em outra e pedi algo que de fato fizesse efeito.

Vou começar hoje.

Aguardando o dia da consulta com minha pitica dentista.

1 curtida

Eu sei que cada caso é um caso, mas evitem se doar tanto no trabalho, principalmente se a empresa não for sua. As vezes nos sentimos responsáveis por demandas que não são nossas e isso afeta de mais nossa saúde se a gente permitir

Se for real, Melhoras!
Se for bait, foda-se!

5 curtidas

vai fazer fisioterapia do atm

vc precisa tomar medicamento pra ansiedade

benzodiazepínico prescrito por psiquiatra

O seu trabalho parece bastante insalubre, vc já imaginava que seria assim quando escolheu essa área?

e vamos de prescrição de ISRS

vai na upa fala que tá tendo crise de ansiedade

A BC tá contigo, jokey

1 curtida

Jamais…

Quando me candidatei no Programa Trainee eu pensava que iria ficar em uma sala administrativa, no Excel e PowerBI, dando apoio na administração de um determinado setor, mas acabei virando líder de operações no campo, onde ocorre tudo o que você pode imaginar.

2 curtidas

Vc ainda vai ter férias esse ano? Pra ter um sossego

Nesse caso, vocês acham melhor eu ficar ao menos hoje em casa e repousar mais… Ou devo ir para a academia? Eu estava pensando em ir agora às 19:45h.

Eu não recebi férias, acho que só vou ter em janeiro… Porque quem vai tirar férias do coordenador sou eu…

1 curtida

Se seu corpo tá pedindo descanso, respeite e fique em casa

1 dia sem academia não vai influenciar em nada no seu corpo

ir pra academia é bom pra gastar as energias e dormir melhor

Agora estou confuso…

Nossa eu acho de vdd que vc precisa mudar de função, essa claramente te desgasta demais

Eu tenho algumas ansiedades se tratando de questões pessoais, mas que eu consigo ter um certo controle. Agora ansiedade no ramo profissional eu não tenho, não consigo me entregar 100% no trabalho, tipo, deixar de viver pra em função da empresa, isso eu não faço jamais.

ele ja deve tomar, ja falei pra ele pedir pro medico dobrar a dose

1 curtida