Sofri uma grande crise de ansiedade em 2020, na pandemia, quando várias editoras entraram em contato comigo para que eu publicasse um artigo de um resumo acadêmico que eu havia feito em 2019.
O artigo foi negado pela minha orientadora, pois segundo ela haviam poucos dados a serem analisados e a pesquisa contou com dados duvidosos em relação aos alunos anteriores a mim.
Eu, imaturo, aos 23, chorei muito por considerar aquela uma oportunidade perdida.
Dei minha primeira crise de ansiedade: corpo trêmulo, febre, dentes doloridos, uma dor insuportável no maxilar. Fui ao dentista achando que era um dente extra, mas era bruxismo. O dentista passou um anti-inflamatório e sugeriu que eu fizesse uma placa de mordida.
Assim… Dei o meu primeiro passo para melhoria: passei a fazer 10km de bike todos os dias, me matriculei na academia, me dediquei mais aos estudos, adotei um gato e curti mais a minha família. Assim, tive uma melhora significativa.
Agora, em 2024, aos 27 anos, estou tendo uma nova crise, mas dessa vez é diferente, ao invés de ser algo meio sentimental, é mais estresse do trabalho mesmo. Trabalhando a 1 ano e 7 meses sem férias, “tentando” liderar uma turma de trabalhadores com baixa escolaridade muito difícil de lidar, todos os dias um ameaçando o outro de brigas, fora o corpo mole na hora de trabalhar, é tratorista que não trabalha bem, no qual toda semana quebra equipamento (turno C). Fora a relação com a minha liderança, onde tenho que aguentar um supervisor narcisista, um novo coordenador (antes líder) cujo poder já subiu à cabeça (se fez tanto de santo para agora pisar em todos, o que me chocou, e olha que eu era apaixonado por ele).
Então, comecei a ficar febril, com uma dor no maxilar com um ouvido meio entupido, uma espécie de disfunção temporomandibular. Eu, de fato, fiquei muito estressado um dia, acabei talvez serrando os dentes de noite, no outro dia acordei como se tivesse levado um soco, os dentes doendo e meu maxilar quase travado.
Agora… Lá se vão dinheiro e mais dinheiro com terapia, anti-inflamatórios, consultas no dentistas, uma indisposição, consultoria de carreira para conseguir reverter toda essa situação da minha saúde mental. Infelizmente não tenho família próxima, então sou eu e apenas eu.
Fora que os posts inúteis que eu fazia por aqui só me faziam me sentir pior ainda. Mal sabia eu que aquilo estava me fazendo mal, mas eu estava tão viciado em me autodepreciar que era meio que automático.
Agora estou sofrendo por algo que eu criei na minha cabeça… Tentando me reerguer novamente.
Depois que a mente chega no físico, é HORRÍVEL.
Não esperem ela chegar no físico, tratem a saúde mental o quanto antes. Eu agora sofro as consequências… Sei que vai ser difícil reverter a situação. Talvez apenas quando eu receber férias, assim poderei dormir em paz, sem estresse etc.
Boa noite.