DESAPARECIDO: Família busca por adolescente de 16 anos há duas semanas na Grande Curitiba

Familiares de Erick Rian Duarte Santos, de 16 anos, procuram o adolescente que está desaparecido desde 21 de fevereiro em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o jovem saiu da residência em que mora com a mãe e com o tio no dia do desaparecimento.

Erick foi visto pela última vez no parque São José. Ele vestia camisa cinza clara, shorts azul, meia branca e tênis.

Segundo o delegado que acompanha o caso, Thiago Mendes, foram feitas buscas pelo parque e não há indícios de crime.

“Levamos alguns cães no parque São José, fizemos uma varredura naquela área, onde ele poderia ter ido, mas não encontramos nada”, detalha.

Conforme a mãe do jovem, Joice dos Santos, foram registrados dois boletins de ocorrências após o desaparecimento e o celular de Erick está em perícia na Polícia Civil do Paraná.

“Só temos a imagem dele no dia 21, depois disso não temos nenhuma imagem, nenhum rastro, nenhuma pista de onde ele possa estar”, diz a mãe.

As buscas pelo jovem continuam.

A Polícia Civil destaca que quem tiver informações sobre vestígios do paradeiro do adolescente pode relatar anonimamente através dos telefones 197, da corporação, ou 181, do Disque-Denúncia.

Sistema Amber Alert reportou desaparecimento de Erick nas redes sociais

O desaparecimento jovem foi reportado no sistema nacional Amber Alert, que notifica usuários do Facebook e Instagram sobre desaparecimentos no país.

O Amber Alert é uma ferramenta que notifica usuários que estão em um raio de 160 quilômetros de onde a pessoa foi vista pela última vez. O sistema foi criado em 2023, a partir em uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a empresa de tecnologia Meta.

Quando uma mensagem de desaparecimento é enviada no sistema, ela fica disponível por, no mínimo, 24 horas nas redes sociais. Os alertas vigentes também podem ser conferidos no site do Amber Alert Brasil.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública explica que a postagem serve para comunicar a população sobre o desaparecimento e, também, pedir auxílio nas buscas. Na publicação, são disponibilizados os telefones de contato para informar sobre o paradeiro da pessoa que desapareceu.

5 curtidas

Nessa reportagem não falaram sobre, mas deveriam vasculhar primeiro o celular e o computador que ele usava.

Acho mt bizzaro a pessoa sumir sem rastro

Bizarro

que horror
tomara que encontrem o garoto bem

Ele parece andar meio atordoado, olhando sem saber pra onde ir

Espero que tudo dê certo e encontrem ele bem

Ah, agora li isso, mas também é o básico fazerem isso.

Caso de desaparecimento me deixa tão aflito pq os desfechos que ganham mais repercussão são sempre os piores :choro:

Ainda mais hoje em dia com tantas câmeras e redes sociais.

9ª Sessão Ordinária tem campanha para encontrar adolescente desaparecido

A 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São José dos Pinhais foi palco de uma campanha para encontrar o adolescente Erick Rian Duarte Santos, de 16 anos, desaparecido desde o dia 21 de fevereiro na cidade. O vereador Samuel Pinheiro (Podemos) utilizou o seu tempo na tribuna para ceder espaço ao pai de Erick, Rendner Duarte Santos, que fez um apelo a quem tiver alguma informação sobre o desaparecimento do filho. Outros familiares do adolescente também estiveram presentes.

O presidente da Casa, vereador Professor Wellington (PSB) se manifestou em solidariedade à família e colocou a estrutura do Legislativo Municipal à disposição em tudo o que puder para auxiliar na busca por Erick. Na mesma linha, os demais vereadores que utilizaram da tribuna, vereadora Pastora Adriana (PL), vereador Professor Assis (União Brasil), vereador Paulinho Maradona (PSD) e vereadora Débora Chemin (PSD) também falaram em solidariedade à família e aos esforços nas buscas.

Erick foi visto pela última vez no Parque São José. Ele vestia camisa cinza clara, shorts azul, meia branca e tênis. Qualquer informação pode ser dada nos telefones 190 ou (41) 3587-6800.