Familiares de Erick Rian Duarte Santos, de 16 anos, procuram o adolescente que está desaparecido desde 21 de fevereiro em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o jovem saiu da residência em que mora com a mãe e com o tio no dia do desaparecimento.
Erick foi visto pela última vez no parque São José. Ele vestia camisa cinza clara, shorts azul, meia branca e tênis.
Segundo o delegado que acompanha o caso, Thiago Mendes, foram feitas buscas pelo parque e não há indícios de crime.
“Levamos alguns cães no parque São José, fizemos uma varredura naquela área, onde ele poderia ter ido, mas não encontramos nada”, detalha.
Conforme a mãe do jovem, Joice dos Santos, foram registrados dois boletins de ocorrências após o desaparecimento e o celular de Erick está em perícia na Polícia Civil do Paraná.
“Só temos a imagem dele no dia 21, depois disso não temos nenhuma imagem, nenhum rastro, nenhuma pista de onde ele possa estar”, diz a mãe.
As buscas pelo jovem continuam.
A Polícia Civil destaca que quem tiver informações sobre vestígios do paradeiro do adolescente pode relatar anonimamente através dos telefones 197, da corporação, ou 181, do Disque-Denúncia.
Sistema Amber Alert reportou desaparecimento de Erick nas redes sociais
O desaparecimento jovem foi reportado no sistema nacional Amber Alert, que notifica usuários do Facebook e Instagram sobre desaparecimentos no país.
O Amber Alert é uma ferramenta que notifica usuários que estão em um raio de 160 quilômetros de onde a pessoa foi vista pela última vez. O sistema foi criado em 2023, a partir em uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a empresa de tecnologia Meta.
Quando uma mensagem de desaparecimento é enviada no sistema, ela fica disponível por, no mínimo, 24 horas nas redes sociais. Os alertas vigentes também podem ser conferidos no site do Amber Alert Brasil.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública explica que a postagem serve para comunicar a população sobre o desaparecimento e, também, pedir auxílio nas buscas. Na publicação, são disponibilizados os telefones de contato para informar sobre o paradeiro da pessoa que desapareceu.