DESEJOS DE MULHER: Estreia no Globoplay novela detonada pelo próprio autor: 'Uma maluquice'

A novela Desejos de Mulher (2002) chega ao catálogo do Globoplay nesta segunda-feira (25) como parte do Projeto Resgate, no qual a plataforma disponibiliza ao público folhetins antigos e conservados do arquivo da Globo. Desejos de Mulher nunca foi reprisada, nem na TV aberta nem no Viva. A novela não teve bons índices de audiência e foi considerada uma maluquice até pelo próprio autor, Euclydes Marinho.

A trama tinha como protagonista Andréa (Regina Duarte), uma estilista de sucesso. Logo no início, ela descobria que tinha sido enganada e não era filha biológica dos pais que haviam a criado.

Já nos negócios, Andréa era vítima das armações de Selma (Alessandra Negrini), sua assistente. A malvada era irmã biológica da mocinha (que não sabia disso) e queria tirar tudo dela, inclusive o dinheiro e o marido.

A novela não fisgou o público e, na tentativa de levantar a audiência, a trama foi ficando confusa, com muitas idas e vindas e histórias recicladas de outros folhetins. O autor Euclydes Marinho admitiu que Desejos de Mulher não foi seu melhor trabalho e criticou as escolhas feitas para a novela.

“Eu não estava em condições de entrar em campo. Emocionalmente, afetivamente, eu atravessava um momento confuso. Estava me separando, morando em um hotel. Minha vida estava uma confusão”, disse ele em depoimento ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.

“A cada capítulo, a novela tinha uma cara. Ficou algo completamente louco. Os personagens não tinham pé nem cabeça, faziam uma coisa a cada dia. Eu tentei de tudo. Foi uma maluquice muito, muito estressante”, confessou.

“Desejos de Mulher foi considerada a pior novela do ano por toda a imprensa do Rio de Janeiro e de São Paulo. Eu já fiz alguns trabalhos que foram considerados os melhores do ano, e fiz um que foi o pior”, lamentou o autor.

Gloria Pires também se decepcionou com a trama. Ela interpretou Júlia, irmã adotiva de Andréa. A novela representava o reencontro de Regina Duarte e Gloria após elas terem feito mãe e filha (e rivais) em Vale Tudo (1988). Mas a reunião que deveria ser uma festa se revelou frustrante para a atriz.

“Com o tempo, a frustração artística surgiu. Esperei e desejei demais daquele reencontro com a Regina Duarte e o [diretor] Dennis Carvalho. Achei que teríamos grande cenas, como em Vale Tudo. Mas nada aconteceu. Tudo foi desperdiçado e atrofiou”, declarou ela ao livro 40 Anos de Glória.

“Júlia foi frustrante, mas não chegou a ser um trabalho desprezível. Ganhei bons momentos e cenas legais. Só não correspondeu às minhas expectativas e, acredito, que nem às do público”, lamentou a atriz no depoimento.

Desejos de Mulher tem 185 capítulos, que agora estão disponíveis na íntegra no Globoplay.

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/estreia-no-globoplay-novela-detonada-pelo-proprio-autor-uma-maluquice-117142

É uma novela bem razoável

Eu não acho ruim mas também não acho excelente

É uma trama que tinha um ótimo potencial mas que se perdeu muito no meio do caminho

Essa é camp