É a nova trend
Conteúdo ignorado
Ignora meu pau
Mas será mesmo o desodorante em “pedra” a quintessência para as axilas humanas? A resposta é não, segundo a cosmiatra e especialista em dermatocosmética Ludmila Bonelli. Para ela, há “muito marketing” em torno dessa novidade, porque importa mais a formulação de um produto do que seu veículo (pedra, spray, roll-on, aerosol). Além disso, o contato direto com a pele aumentaria a chance de proliferação de bactérias na própria embalagem.
— Um dos motivos para esse tipo de desodorante estar em alta é porque, supostamente, ele não acaba e dura mais de um ano. Mas sem conservantes em sua formulação, você consegue imaginar o tanto de bactéria que vai juntar ali nesse tempo? — critica Bonelli. — Se você está procurando uma alternativa o mais natural possível, o melhor é usar sabonete antisséptico e manter as axilas sempre limpas.
Outra razão para esse tipo de desodorante ter se tornado popular entre o público “natureba” é o que Gabriela Bailas, PhD em física de partículas e influenciadora digital, chama de “mito do alumínio do desodorante aerosol”, demonizado por supostamente causar câncer de mama. Mas, ela lembra, o desodorante em pedra também é um tipo de alumínio, embora não seja na forma de cloridrato, comumente usado nos desodorante convencionais.
Prós do desodorante de cristal
- Rende muito e pode durar de 1 a 2 anos
- Alternativa para peles sensíveis e/ou com tendências a alergias
- Livre de parabenos, sulfatos, cloreto de alumínio e outros ingredientes que podem ser nocivos à pele
- Controla odores ao longo do dia
- Não deixa manchas nas roupas
- Não é absorvido pelo corpo (como pode acontecer com alguns desodorantes convencionais)
- Não esfarela
- Vegano e livre de crueldade animal
Contras do desodorante de cristal
Não impede a produção de suor
Não possui fragrância
Requer um tempo de adaptação (principalmente para quem não gosta de transpirar e/ou estava acostumado a usar desodorantes com fragrância)
Precisa molhar a pedra antes de aplicá-la nas axilas
Pode quebrar caso caia no chão, impedindo o uso do mesmo