Belize Pombal fez a sua estreia nas novelas em “Renascer” e mexeu com o público por conta das cenas fortes de sua personagem, Quitéria. Na última delas, uma sequência que não existiu na versão original, a personagem confrontou o marido (Fábio Lago) e revelou saber que ele havia abusado sexualmente da filha:
— O Bruno Luperi (autor do remake) manteve a essência da versão original, mas dialogando com dinâmicas sociais presentes em nossa atualidade. Acho que foi de suma importância que esses personagens tivessem tido a oportunidade de falar abertamente sobre o que ocorreu. Foi uma cena muito intensa de gravar. Ensaiamos algumas vezes e tivemos a ajuda fundamental do Ricardo França, que foi quem dirigiu.
Ela confessa que estava ansiosa para sua estreia:
— Por mais que a gente saiba da importância das novelas para o país e do impacto da primeira versão de “Renascer”, eu não tinha nenhuma certeza em relação à receptividade do meu trabalho. A gente nunca tem. E tem sido a melhor possível, de forma muito calorosa nas redes sociais. Nas ruas, no entanto, ainda não fui reconhecida e abordada (risos).
Aos 38 anos, Belize conta que começou a fazer teatro aos 11, mas depois seguiu por outros caminhos:
— Fui fazer um curso superior numa área industrial, algo totalmente desconectado de mim. Paralelamente, fazia curso técnico na área de design. Era uma carga horária bem intensa e distante da minha essência. Aos 20 anos, decidi mudar tudo, prestei vestibular para a faculdade de Artes Dramáticas da USP e passei. Depois, já formada, comecei a trabalhar com algumas vertentes além da atuação, como a escrita e a composição de músicas.
Nos últimos anos, a sua vida passou por outra grande transformação. A atriz havia viajado para o Canadá pouco antes da pandemia para fazer um intercâmbio e ficou sem ter como retornar:
— Depois dessa chegada muito conturbada, acabei continuando por lá para estudar mais, tive um relacionamento e fui ficando. Não tinha planos de voltar.
Após três anos, acabou retornando por conta da escalação para a série “Justiça” 2, em que interpretará uma das protagonistas. As gravações ocorreram no ano passado no Rio e no Distrito Federal:
— “Justiça” 2 deu muito sentido a esse retorno. A série é maravilhosa, com personagens muito humanos e complexos. Tenho uma admiração profunda pela Manuela Dias (a autora), que é uma pessoa realmente com uma inteligência fora do comum.
Agora, após o fim da sua participação na novela, ela conta que ainda avalia quais serão os seus próximos passos e onde vai morar:
— Por enquanto, estou no Rio de Janeiro ainda muito imersa em “Renascer”. Mas ainda não sei o que vou fazer nem para onde vou.