A vida imita a arte.
Anora é uma garota pobre que sofre nas mãos dos ricos no filme dirigido pelo Sean Baker.
No mundo real, os trabalhadores por trás das câmeras da película sofreram pra aumentar os lucros dos ricos financiando o filme.
Denúncias surgiram apontando que Sean Baker tentou contratar os trabalhadores sem negociar com o sindicato, para pagar salários mais baixos e economizar no orçamento do filme.
"Vários membros da equipe de produção me enviaram isso e confirmaram que aconteceu.
Unidos venceremos, divididos cairemos. Fui contatado por outros membros da equipe que dizem que isso é cheio de desinformação. Esta comunidade é sobre trazer transparência às situações que a equipe vive, então, por favor, comente e nos dê o seu lado. #loveucrew #realcrew #local52
Eu gosto muito do filme Anora, gosto de Baker como cineasta e adoro Drew Daniels, a DP, mas a maneira como Baker conseguiu fazer Anora por US$ 6 milhões em Nova York foi em grande parte ferrando sua equipe e mentindo para seus representantes.
É inédito e incompreensível que um filme de mais de US$ 3 milhões não seja sindicalizado em Nova York. Baker assinou com a SAG e a DGA para proteger seu elenco e a si mesmo, mas tentou evitar ser uma filmagem do IATSE.
Escondeu coisas secretamente do maior sindicato de cinema e lutou com unhas e dentes quando foi descoberto, a fim de evitar oferecer à sua equipe essas mesmas proteções e pagar a eles salários compatíveis com o nível de orçamento em uma das cidades mais caras do mundo.
A parte mais flagrante disso é que significa que a equipe não apenas não obtém cobertura de seguro saúde por trabalhar no filme, mas na verdade corre sério risco de perder seu seguro saúde do ano por trabalhar no filme porque você tem que depositar um certo número de horas em filmagens do sindicato a cada ano para mantê-lo.
Eventualmente, a equipe relatou o filme ao sindicato e votou unanimemente para mudar essa situação. Então, na metade da produção, eles tiveram que assinar com a IATSE ou a gravação do filme seria cancelada, felizmente, todas as pessoas que fizeram o filme conseguiram seu seguro de saúde devido à ação coletiva contra seu empregador…
Mas Baker teve um ataque de raiva sobre isso e se tornou frio com as pessoas que tiveram a coragem de lutar por seus direitos e tentar manter seu plano de saúde como é prática padrão em filmes com metade do tamanho de Anora. Como um cineasta da classe trabalhadora que faz filmes sobre pessoas marginalizadas, parece muito desprezível e hipócrita para mim, em vez de digno de elogios."