Documentário que conta bastidores obscuros de "Chiquititas" enfrenta impedimentos para lançamento


Elenco de “Chiquititas” em 1998: Fenômeno de popularidade

Documentário de novela infantil que foi fenômeno nos anos 90 enfrenta dificuldades para ser lançado.

“Chiquititas” foi uma série de televisão infantojuvenil argentina criada por Cris Morena. Ela estreou originalmente em 1995 e rapidamente se tornou um enorme sucesso em vários países da América Latina e Europa.

No Brasil, especialmente, “Chiquititas” foi um fenômeno cultural. A novela ganhou uma versão com elenco brasileiro, sendo exibida pelo SBT, e conquistou uma legião de fãs, que acompanhavam cada episódio e se encantavam com as histórias dos personagens. O sucesso foi tão grande que a novela teve diversas temporadas e até mesmo um remake produzido no país.

A série apresentava várias músicas originais que se tornaram hits entre as crianças e adolescentes. As canções eram frequentemente tocadas no programa e lançadas em álbuns, o que contribuiu para a popularidade da série, tendo a trilha sonora da novela vendido mais de 5 milhões de cópias.

A história girava em torno de um grupo de órfãos que viviam juntos em um orfanato chamado “Raio de Luz”. O sucesso foi tão grande, que em 1998 o SBT abriu audições para escolha de novas crianças para integrarem o elenco e foi obrigado a encerrar antes do previsto após uma série de tumultos em emissoras locais de todo o país. Estima-se que apenas a emissora localizada na Anhaguera recebeu mais de 25.000 crianças tentando uma vaga na novela.


Ser uma “chiquitita” era o grande sonho de toda uma geração de crianças. No entanto, o que parecia ser algo mágico, mostrou bastidores obscuros ao longo da produção da Telefe. A revista Contigo! em 1999 (4 temporadas após o início da novela) trouxe em sua capa uma série de denúncias anônimas de integrantes do elenco e mães que denunciavam questões como abuso moral, sobrecarga de trabalho e diferenças salariais com o elenco argentino.

Esses são alguns dos tópicos abordados no documentário chamado “Anos Depois”, que traz parte do elenco falando sobre o legado da novela e a vida quase 30 anos após sua exibição.

O documentário, que é uma série documental com vários episódios, ganhou um trailer em 2022 e até hoje não foi lançado. A protagonista da novela, a atriz Flávia Monteiro, intérprete da diretora do orfanato Carolina, explicou a situação e disse que o projeto está enfrentando um imbróglio.

*“O documentário é do Christian, que foi nosso câmera em ‘Chiquititas’. O irmão dele virou nosso diretor em uma época. Ele acompanhou tudo, então ele veio com esse projeto. Está pronto praticamente. Mas estão barrando com problemas de direitos autorais e de imagem”, Flávia contou ao podcast Papagaio Falante.

O projeto foi anunciado oficialmente em 2021, com apoio público da atriz Fernanda Souza, [que interpretava a Mili]. O intuito era comemorar os 25 anos de estreia da novela em 2022, o que não foi possível, e contar como eram de fato os bastidores da vida do elenco em Buenos Aires, onde a novela era gravada.

“O Christian tem todos os vídeos. Todo mundo participou, deu entrevistas, cedeu imagens, fotos, tudo. Seria um presente para todos os fãs e pra gente”, diz Flávia Monteiro.

6 curtidas

2024

queremos as gravações da tidinha como chiquitita que não foram ao ar

10 curtidas

GENTEEEEEEEEEEE

Ela foi do elenco? SOCORRO

A notícia de dezembro

1 curtida

chega dessa novela plmds

o pr de chiquitas plantando nota na bc

Não kkkk
Mas ela fez testes

A Cris morena deve tá impedindo
Já li que o rbd nunca pisou o pé na Argentina por causa dela

que chiquiticudo

ai, queria tanto que isso visse a luz do sol. deve ser um documentário foda

1 curtida

Acho que com o Buzz do doc da Nickelodeon, esse tbm seria babilônico.

nossa, sim. esse vai ser mto babado tbm, nao quero perder. deve ser mto mais forte que o de chiquititas

Veremos em breve! Mas não ponho minha mão no fogo, olha o que noticiaram:

1 curtida

Esse primeiro caso foi na nova versão, que não entra no documentário, já que é só da primeira versão.

O ator que fez o mosca disse no bbb que o contrato com o sbt é extremamente abusivo, a emissora é dona da imagem deles na novela e podem fazer o que quiserem com essas imagens e eles não vão ganhar nada
A versão nova de Chiquititas ficou por mais de um ano no top 10 da Netflix e nenhum ator recebeu nada

oxe
mas eles já fizeram show no luna park

O SBT pisa né, eles realmente trabalham bem com crianças e adolescentes, nunca rolou polemica

O documentário é da versão antiga

Gente?

Ela chegou a gravar, mas foi cortada da versão final?