Dua Lipa ama o amor
A cantora recém-noiva fala sobre fazer música descaradamente romântica em um mundo onde muitas vezes parece que o romance saiu de moda
História de Kaitlyn Greenidgee fotografias de Anthony Seklaoui; Styling de Carlos NazarioPublicado: 19 de agosto de 2025
Salvar artigo
Éuma linda tarde de primavera em Munique, e as praças da cidade estão cheias de pessoas com os olhos cansados, ainda comemorando. Espalhados pelos bancos do parque, estão os últimos lugares vazios, o símbolo universal de uma noite memorável. Parece que a cidade inteira está em um momento de resplendor da noite anterior, quando o Paris Saint-Germain derrotou a Inter de Milão para vencer sua primeira final da Liga dos Campeões e Dua Lipa tocou para uma arena com mais de 15.000 torcedores em delírio.
Eu havia chegado a Munique 24 horas antes, num voo noturno vindo de Boston. Passei pela alfândega às 7h e me aproximei do agente de fronteira com aparência cansada, afundado na cadeira. “Objetivo da visita?”, perguntou ele. Entrei em pânico, no sono profundo, e só consegui dizer “Dua Lipa?”. “Ah”, disse o agente, inclinando-se para a frente. “Claro, a Dua Lipa.” Ele me deixou passar.
Faz sentido que o nome de Dua Lipa seja capaz de dissolver fronteiras. Seu álbum de 2020, Future Nostalgia, foi um sucesso global — um hit no top 10 em mais de 30 países. Foi lançado no momento em que muitas nações decretavam quarentenas durante o início da pandemia, e seus singles dominaram o cenário pop global naquele período estranho e desestabilizador. O maior deles, “Levitating”, foi decretado este ano pela Billboard como a melhor música de uma artista solo feminina do século XXI. Músicas como “Don’t Start Now” e “Break My Heart” foram grandes e eloquentes cartas de amor ao poder transformador da dance music — e, naquela época, serviram como lembretes de um mundo melhor e mais livre, aquele para o qual todos nós, esperançosamente, estávamos nos guardando.
Ontem à noite, pareceu brevemente que esse mundo havia chegado. Vi Dua Lipa, agora com 30 anos, dançar em um anel de fogo com um vestido de renda branca, cantar em cima de uma onda gigante e se destacar da multidão com um longo casaco branco e fofo, comandando seus fãs com um movimento de pulso. Lipa está atualmente em turnê mundial para promover seu último álbum, Radical Optimism. Sua persona no palco é uma mistura de deusa do pop e rainha identificável. É um clichê, mas muitas vezes, quando a assistia se apresentar, era fácil esquecer que estávamos em um antigo estádio olímpico. Às vezes, eu tinha que me virar para me lembrar das milhares de pessoas sentadas em fileiras atrás de mim.
“Ela foi feita para o palco. Ela tem um talento incrível para se conectar com o público”, me conta o diretor Pedro Almodóvar, amigo de Lipa. “A beleza sempre me surpreende, mas a dela é especial. Ela é muito viva. Ela é contagiante. Ela consegue fazer uma plateia inteira dançar como se fosse uma balada, com aquele timbre rouco e peculiar dela, que eu adoro.”
“PASSEI MUITO TEMPO PROTEGENDO meu CORAÇÃO, então estou DEIXANDO IR esse SENTIMENTO e pensando: 'Ok, se eu DEVO me MACHUCAR , então é isso que vai ACONTECER. ’ Eu tenho que simplesmente PERMITIR O AMOR .
Conheci Lipa cerca de 40 minutos antes de sua apresentação no Salão Olímpico de Munique, em seu camarim nos bastidores. Para alguém prestes a se apresentar para uma plateia de milhares de pessoas, ela está sobrenaturalmente calma. É difícil acreditar quando ela me diz mais tarde: “Quando o show começa, estou bem nervosa”.
Usando uma regata rosa de alças finas e calças de ioga combinando, ela acabou de ensaiar o cover local que apresentará hoje à noite. Em cada parada da turnê, Lipa escolhe uma música local querida para fazer um cover. Esta noite, ela apresentará “Forever Young”, do Alphaville. (A multidão vai à loucura.) No momento, ela está radiante porque, em Praga, algumas noites antes, aprendeu uma música de uma artista polonesa-tcheca, Ewa Farna, e a apresentou com ela em tcheco perfeito. A música, “Na ostří nože”, alcançou o primeiro lugar no Spotify na República Tcheca no dia seguinte. “Há um momento em que entro no meio da multidão”, diz Lipa, “e essa parte de mim não é a mesma pessoa que eu sou quando estou apenas cantando, me apresentando e dançando. Quando estou cantando as músicas, me sinto muito poderosa. Os ambientes ficam maiores. Quero fazer com que espaços grandes pareçam pequenos.”
É uma história emblemática sobre Lipa e seu estilo pop: generoso e generoso, compassivo e sem pretensão. O cenário pop é atualmente dominado por fandoms obcecados por easter eggs e mensagens ocultas. Há uma corrente de estrelato pop que incentiva trabalhos infinitamente autorreferenciais: é preciso conhecer a “tradição” do artista para entender uma música completamente. E há também a tensão que transborda ironia. O trabalho de Lipa, e o que ela divulga para o mundo, não funciona assim. Suas músicas são menos criptogramas egocêntricos e mais construções autônomas. Sua apresentação é brilhante, porém sincera.
A vida que ela exibe nas redes sociais — fotos de férias na praia ao redor do mundo, pratos suntuosos de comida, martinis gelados, abraços com seu noivo, o ator britânico Callum Turner — levou os fãs a zombarem dela, de bom grado, como a garota em férias sem fim. Ela está, claro, trabalhando: mais de 80 datas de turnê, em 41 cidades ao redor do mundo, de Kuala Lumpur a Dallas. Em vez de uma garota em férias eternas, você poderia ver a pegada social bon-vivant de Lipa como evidência de uma determinação arduamente conquistada para aproveitar a vida que ela criou para si mesma. Lipa me diz que, de acordo com seu astrólogo, “os planetas estão meio loucos agora, com a influência de Saturno tornando o mundo mais negativo. Você realmente precisa ser intencional sobre o que você cria”, diz ela. “Você tem que se manter na linha e fazer algo positivo.”
“Ela é FEITA para o PALCO… Ela é CONTAGIOSA. Ela consegue fazer um PÚBLICO inteiro DANÇAR como se fosse uma CLUBE. ”
—Pedro Almodóvar
No dia seguinte, encontro Lipa em seu hotel no centro histórico de Munique. Além de dois seguranças, temos o quarto — um amplo quarto com piso de mármore, pé-direito alto e janelas altas com vista para um pátio interno — só para nós. Ela veste um top preto da Calvin Klein, uma saia sobre calças da marca independente lituana Urte Kat, scarpins da Gucci e um sobretudo da Row. É um conjunto que consegue parecer, ao mesmo tempo, simples e incrivelmente chique. É fácil entender por que os looks de Lipa são tão documentados, bajulados e replicados, e por que a indústria da moda está tão apaixonada. Ela já estrelou campanhas para Versace, Puma, YSL Beauty e, mais recentemente, Chanel.
Lipa joga sua bolsa Chanel 25 sem cerimônia na mesa ao nosso lado (ela é um dos rostos da campanha de bolsas) e se senta, acomodando os pés. O mundo em que Lipa lançou Radical Optimism é drasticamente diferente do mundo que recebeu Future Nostalgia. Como ela reage a isso como artista? “Para mim, é ter paciência comigo mesma”, diz ela. “Fazer coisas que me pareçam divertidas e naturais e, ao mesmo tempo, fazer coisas das quais me orgulho.”
Parte desse orgulho vem de seu outro emprego, aquele que ela faz quando não está viajando pelo mundo. Lipa comanda o Service95, um serviço de “concierge cultural”, como ela o chama, que inclui um site, newsletters, um clube do livro e um podcast que refletem o desejo de Lipa de “ampliar meus horizontes e não receber as coisas apenas de um ponto de vista ocidental o tempo todo — receber todas as coisas interessantes que considero inspiradoras” e levar essas coisas para sua comunidade. Ela entrevistou todo mundo, de Patti Smith ao CEO da Apple, Tim Cook, do escritor Ocean Vuong a Almodóvar. (Foi assim que se tornaram amigos.) Suas perguntas são abrangentes, rigorosamente pesquisadas, profundamente empáticas e nunca são fáceis. (“Meu novo iPhone 15 — você pode garantir que o cobalto que está naquele telefone não foi extraído com trabalho infantil na República Democrática do Congo?”, ela perguntou a Cook.)
Quando faço uma pergunta à Lipa, ela inclina a cabeça e se inclina para a frente. É uma pose que sugere descontração e interesse. Registro o movimento como o de uma entrevistadora experiente, um momento de jogo reconhecendo o jogo. Só que, com a Lipa, há uma franqueza emocional em sua conversa que pode ser desarmante. Não há subtexto em sua conversa ou apresentação, apenas texto.
"Você realmente precisa ser INTENCIONAL sobre o que CRIA. Você precisa se manter na LINHA RETA e fazer ALGO POSITIVO. "
“Tenho a firme convicção de que tudo o que escrevo se torna realidade”, ela me diz. “Por isso, sou sempre muito, muito cautelosa com o que escrevo. Não estou tentando colocar uma energia louca no mundo. Estou tentando apenas ser leve, me divertir e compartilhar minhas experiências.”
Menciono que o romancista americano Alexander Chee diz aos seus alunos que eles podem escrever o que quiserem como ficção, mas tudo o que eles exploram tende a voltar para eles, a reverberar em suas próprias vidas.
“Depois que eu coloco algo no mundo, isso deixa de me pertencer”, diz ela. Mais de uma vez em nossa conversa, ela se refere a si mesma como uma “pensadora crônica”, e a ideia de liberação artística parece ser aquela que lhe dá a confiança para agir como artista. “Você faz aquilo que ama; você faz aquilo pelo qual é apaixonado e do qual se orgulha”, diz ela com firmeza. Muitas vezes, quando diz algo sincero, ela desvia o olhar. “Você coloca no mundo e tem que levantar a mão. As pessoas escolhem. Nós não escolhemos.”
Anthony Seklaoui
Vestido e scarpins,Alaïa. Pulseiras e anéis Tubogas e Serpenti Viper,Bulgari.
Talvez seja o excesso de pensamentos crônicos de Lipa que lhe permite cantar de forma convincente versos como “Você é alguém a quem eu posso entregar meu coração? / Ou apenas o veneno que me atrai? / Pode ser difícil perceber a diferença tarde da noite”, como ela faz em seu single “Training Season”. Mas ela também sabe como sair do seu próprio caminho. Ela me conta que sai para beber e dançar quando encontra um obstáculo criativo.
A alegria de viver de Lipa faz sentido, dada a sua origem. Ela é a filha mais velha de imigrantes kosovares-albaneses que fugiram de sua terra natal na ex-Iugoslávia, na esperança de escapar do conflito e da violência crescentes naquele país. Lipa nasceu em Londres em 1995 e viveu lá até os 11 anos, quando seus pais retornaram ao Kosovo pouco antes da declaração de independência do país em 2008. Artistas nascidos de histórias familiares marcadas por conflitos e violência frequentemente optam por buscar com vigor e coragem o ato de viver com alegria.
“Tenho a firme convicção de que tudo o que ESCREVO se torna REALIDADE. Por isso, sou sempre muito, muito CUIDADOSO com o que escrevo. NÃO ESTOU TENTANDO COLOCAR UMA ENERGIA LOUCA no MUNDO .”
Lipa, que começou a ter aulas de canto aos nove anos, voltou para Londres sozinha aos 15, morando com uma amiga da família enquanto se dedicava à carreira musical. Foi um risco enorme, mas que fazia sentido para uma garota que sabia exatamente o que queria fazer da vida. Ela se esforçou para trabalhar, postando vídeos de si mesma cantando covers, modelando e fazendo testes. Nativa digital, ela mantinha um blog, Dua Daily, que registrava sua vida. Durante todo o tempo, manteve uma forte conexão com a família. Quando nos encontramos brevemente antes de seu primeiro show em seu camarim, ela mencionou, sem rodeios, um jantar em família que planejava durante sua turnê em Amsterdã, que incluía primos, tias e tios.
Muitos dos focos de seu trabalho criativo podem ser rastreados até essa fase inicial da vida. Seu interesse por literatura e autores vinha, em parte, do amor de sua família pelos livros. Seu avô paterno era um historiador renomado no Kosovo, e seus pais incutiram o amor pela leitura. “Foi uma parte tão importante da minha infância”, diz ela. “Havia uma livraria enorme. Ficava no O2 Centre, na Finchley Road, em Londres, e havia uma seção infantil.” Nos fins de semana, a mãe de Lipa “ficava sentada lá lendo seus livros, e eu passava o dia todo lá lendo os meus. Acho que os livros nos permitem desacelerar um pouco”, diz ela.
Lipa me conta que visitou um clube do livro em uma penitenciária feminina no Reino Unido como convidada do programa Books Unlocked da Fundação Booker Prize. O clube estava discutindo Shuggie Bain, que também foi a primeira seleção mensal para o clube do livro de Lipa. O romance é uma representação de crescer na classe trabalhadora da Escócia — brutal e deslumbrante ao mesmo tempo. “Também havia uma senhora lá em quem penso com frequência, e ela tinha uns 52 anos ou algo assim, e ela disse: ‘Ah, se eu tivesse lido livros antes, talvez não estivesse aqui, porque ler livros realmente me fez entender as pessoas, os humanos e as emoções.’ Ler te abre para o mundo. E torna o mundo muito menor.”
A música pop funciona de forma semelhante. Na melhor das hipóteses, consegue fazer você sentir como se a música que todos estão cantando tivesse sido escrita especialmente para você. Ela pega os sentimentos profundamente pessoais de amor, alegria e decepção e lembra ao ouvinte que essas emoções são universais, sentidas tanto pela estrela pop internacional quanto pelo ouvinte que capta o sinal de passagem.
“Estou MAIS FELIZ do que NUNCA, então PARECE que estou fazendo um desserviço por NÃO FALAR sobre isso.”
“Dua é boa para o ecossistema”, diz seu amigo Mustafa, poeta e cantor e compositor. “Considere a música pop como uma tenda”, diz ele. “Ela nos acompanha até lá e usa essa tenda para nos nutrir. Ela quer ter a conversa por meio da curiosidade.”
A romancista Min Jin Lee, que conheceu Lipa quando ela foi entrevistada no podcast Service95, pensa da mesma forma. “Tenho 56 anos, então vejo muitos jovens no mundo e quero que eles tenham uma experiência cultural na qual haja pessoas fazendo música que os faça se sentir bem.” Lee leva essa responsabilidade a sério. Além de seus romances, ela recebe regularmente autores e artistas para jantares em sua casa, reunindo pessoas criativas díspares. “Há aspectos muito deletérios, muito prejudiciais, em nossa cultura popular atualmente”, diz Lee, “e acho que Dua está abordando as coisas de uma forma muito intelectual, muito filosófica. Ao mesmo tempo, ela pode ser muito glamourosa, bonita e ambiciosa também.”
Há um ditado famoso entre os romancistas: “A felicidade escreve branco”, o que significa que é mais difícil articular alegria e amor de forma significativa do que escrever algo devastador ou deprimente. Mas quando Lipa escreve sobre o amor como artista, ela diz com um sorriso: “Você decide o que é compartilhado e o que não é. Acho que isso me conforta”.
Foi por meio de Mustafa que Lipa se conectou com Callum Turner, de quem agora está noiva. “Eu amo o amor. É uma coisa linda”, Lipa me diz. Lá está aquela franqueza de novo. “É algo realmente inspirador. Você se vê tão intensamente se apaixonando o tempo todo, da melhor maneira possível.” Ela está olhando para o horizonte, o gesto universal de um amante falando sobre seu amado. “Essa vulnerabilidade é tão assustadora, mas me sinto tão sortuda por poder senti-la. Passei muito tempo me resguardando ou protegendo meu coração, então estou deixando esse sentimento de lado e pensando: ‘Ok, se eu devo me machucar, então é isso que vai acontecer’. Eu tenho que simplesmente permitir o amor.” Pergunto como é falar tão abertamente sobre o relacionamento dela. “Estou mais feliz do que nunca, então parece que estou prestando um desserviço por não falar sobre isso. … Quando você é uma pessoa pública, qualquer coisa muito pessoal é muito vulnerável. Não é como se eu não quisesse compartilhar.”
Mustafa me conta uma história sobre a “consideração e o cuidado implacáveis” que Lipa demonstrou a ele, observando que “há um paralelo perfeito entre como ela lida comigo pessoalmente e como ela lida com a comunidade publicamente”. Em 2023, o irmão de Mustafa foi morto por violência armada em Toronto. Mustafa entrou em luto profundo, refugiando-se em Berlim. “Dua me procurava constantemente”, diz ele. Ele está falando comigo de uma esquina movimentada no SoHo em um dia ensolarado de Nova York, um lugar tão distante da tristeza que torna suas palavras mais pungentes. “O luto é uma sentença de prisão perpétua. Muitas vezes, alguém não pode embarcar nessa sentença de prisão perpétua com você, então você tem que ter misericórdia das pessoas em sua vida. Mas eu simplesmente não estava preparado para esse tipo de resistência.”
“UMA VEZ QUE COLOCO ALGO NO MUNDO , ISSO NÃO ME PERTENCE MAIS .”
Lipa possui algo cada vez mais raro no mundo do entretenimento: uma voz única, tanto literalmente, em termos de timbre, quanto metaforicamente, em termos de sua arte. “É simplesmente inegável. Ela tem algo que Deus lhe deu”, diz o produtor Mark Ronson, que trabalhou com Lipa no sucesso “Dance the Night”, do filme da Barbie do ano passado .
Há alguns meses, Ronson e Lipa estavam gravando material novo em um estúdio em Nova York. “Fazemos música juntos há oito anos”, diz ele, “e ela estava cantando essa música. É uma letra linda sobre o relacionamento dela, e eu simplesmente disse a ela: ‘Eu sei que isso parece muito piegas: sinto como se estivesse te observando agora, como uma mulher, entregar essas novas músicas e esse vocal.’ Ela sempre foi madura e adulta, por causa da maneira como cresceu tão rápido. Ela sempre teve tudo sob controle. Mas quem ela se tornou agora… esta é uma nova era para ela como compositora, como cantora e como ser humano.”
“Às vezes, pensar demais é uma dádiva”, diz Lipa. Ela está falando sobre seu próximo álbum — músicas novas nas quais ela está pensando mesmo em meio à turnê. “Todos os dias estou fazendo algo que soa completamente diferente de ontem. Tentar descobrir a nova direção é provavelmente a parte mais divertida, mas também a mais difícil.”