Dua Lipa estampa capa da Time

Dua Lipa manifestou tudo isso

Dua Lipa é uma mestre em fuga. Em seu bop nu-disco “Houdini ”, ela canta sobre alguém com tão pouca paciência para gestos superficiais que desaparecerá se um pretendente em potencial não for além. No cavernoso estúdio de Los Angeles onde nos conhecemos em fevereiro, Lipa realiza um tipo diferente de ato de desaparecimento - ou seja, ela se materializa de repente quando chega a hora de conversarmos e, 45 minutos depois, desaparece de forma igualmente abrupta.

Sua rápida aparição e retirada não deveriam ser uma surpresa para ninguém que acompanhou seu ritmo frenético nos últimos anos. Sim, Lipa é uma superestrela global que teve cinco músicas no Top 10 da Billboard Hot 100 e apareceu no filme de maior sucesso do ano passado , mas sua produção só foi possível porque ela aproveita cada minuto. O ser humano por trás do hype parece ter um plano para tudo – desde o início de sua carreira, ela pegou um dia de 24 horas e o estendeu como um caramelo, examinando cuidadosamente os próximos passos e transformando ideias em ação.

A abordagem deliberada de Lipa em seu trabalho acompanha o que ela disse à TIME com um sorriso em 2017 : “Eu gostaria de dominar o mundo… Se eu pudesse.” A Dua Lipa daquela entrevista é visivelmente mais jovem e mais ansiosa - uma jovem de 20 e poucos anos à beira de um enorme sucesso comercial, graças em parte ao seu álbum de estreia autointitulado repleto de ganchos, que continha faixas eletro-pop brilhantes como " IDGAF", " Novas Regras " e “Seja o Único”. Lipa, agora com 28 anos, está mais composta, mas não menos entusiasmada com o ano que está por vir, que inclui o lançamento em 3 de maio de Radical Optimism , seu tão aguardado terceiro álbum de estúdio. Afinal, ela vem manifestando isso há sete anos – talvez até mais.

Capa Dua Lipa TIME 100

Fotografia de Zhong Lin para a TIME

“Desde que eu era muito pequena, anotei coisas que sonhei para mim mesma”, disse a cantora e compositora anglo-albanesa em uma entrevista após sua sessão de fotos para a capa do TIME100 . “Sempre planejei com antecedência. Embora surjam surpresas que avalio no momento, há sempre um objetivo a longo prazo.”

Sentada com as pernas cruzadas em um minivestido Jacquemus preto, os cabelos ruivos caindo em ondas soltas ao redor do rosto, Lipa fala com precisão, considerando cuidadosamente cada pergunta antes de responder. As estrelas pop, especialmente aquelas com carreiras incrivelmente bem-sucedidas, são frequentemente acusadas de serem calculistas. Mas pessoalmente, Lipa parece intensamente atenciosa, seja ela revelando o que está por vir no Radical Optimism ou compartilhando dicas de viagem (leve luz, traga livros) e, de acordo com sua carreira de modelo, equilibrada. “É importante apenas anotar as coisas”, diz ela. “Você nunca sabe o que pode se tornar realidade.”

Lipa acredita no poder da manifestação? Absolutamente. “Manifestar-se é uma grande coisa para mim”, ela admite. “Estou muito firme na crença de colocar coisas no mundo. Inconscientemente, você apenas trabalha para eles. Nada é grande demais.”

Embora Lipa ria de sua versão mais jovem declarando seus planos de dominar o mundo, é difícil negar sua ascensão estratosférica. Lipa nasceu em Londres em 1995, filha de pais albaneses do Kosovo, Anesa e Dukagjin Lipa, que deixaram Pristina como refugiados no início dos anos 90. Quando Lipa tinha 11 anos, sua família voltou para Kosovo – alguns anos depois, Lipa persuadiu seus pais a permitir que ela voltasse a Londres para seguir carreira na música.

Enquanto frequentava a escola de teatro quando adolescente, Lipa começou a enviar covers para o YouTube e SoundCloud, fez malabarismos com shows em restaurantes e boates e assinou com uma agência de modelos. Em 2013, Lipa conseguiu seu primeiro emprego cantando - uma versão de “Lost in Music” da Sister Sledge para um anúncio do X Factor na televisão - o que levou a um contrato de publicação com a TaP Music e, mais tarde, a um contrato de gravação com a Warner Bros. , Lipa comprou de volta seus direitos de publicação e deixou a lista de artistas da TaP.)

O brilhante single de estreia de Lipa, “New Love”, foi lançado em 2015 e foi rapidamente seguido pela rítmica “Be the One”. Ela lançou mais singles - “Hotter Than Hell” e “Blow Your Mind (Mwah)” - além de uma colaboração dinâmica com Sean Paul (“No Lie”) em 2016. No verão de 2017, Lipa finalmente revelaria seu estúdio autointitulado. estréia.

Após o sucesso de Dua Lipa , que lhe rendeu cinco indicações no Brit Awards de 2018 (ela ganhou British Breakthrough Act e British Female Solo Artist), Lipa lançou sua homenagem à discoteca em 2020, aclamada pela crítica, Future Nostalgia , uma versão cintilante e modernista do Gênero dos anos 70 que lhe rendeu o Brit Award de Álbum Britânico do Ano e Melhor Álbum Pop Vocal no 63º Grammy Awards.

Dua Lipa

Zhong Lin pela TIME

O sucesso de Lipa levou ao seu envolvimento na Barbie . Seu jubiloso “Dance the Night”, que ela co-escreveu com Mark Ronson , é a trilha sonora de uma cena crucial no sucesso de bilheteria de Greta Gerwig . (O filme também apresenta uma participação especial da cantora pop como a sereia Barbie.) No início deste ano, Lipa apareceu no thriller de espionagem Argylle , onde interpreta um vilão no estilo Bond chamado LaGrange. “Eu adorei estar no set”, diz Lipa. “Adoro a ideia de incorporar um personagem diferente e ter uma tarefa. Também adoro quando vou a uma sessão de fotos e posso mudar completamente o meu visual. Isso me dá uma personalidade diferente.”

Ser uma estrela pop – ou qualquer pessoa famosa em 2024 – exige diversificação. Além da música e dos “papéis de bebê”, como ela os chama, Lipa também trabalha como jornalista; Dua Lipa: At Your Service foi eleito um dos melhores podcasts de 2022 pelo Spotify e apresenta quem é quem de celebridades convidadas de diversas áreas, desde o pop contemporâneo Billie Eilish até a guru de relacionamento Esther Perel. Enquanto isso, Lipa lançou um clube do livro e um boletim informativo sobre estilo de vida, Service95, no início de 2022. (Ela cita o nome de Say Nothing: A True Story of Murder and Memory in Northern Ireland, de Patrick Radden Keefe, como um favorito recente.)

Leia mais: Os álbuns mais esperados de 2024

Lipa, que obteve a cidadania albanesa em 2022, também fala apaixonadamente sobre sua dupla herança, bem como sobre a importância de o Kosovo obter a liberalização de vistos, que permite aos cidadãos viajar livremente pela zona sem fronteiras da Europa. “Venho de dois lugares ao mesmo tempo”, diz ela. “Ser do Kosovo é uma grande parte de quem eu sou, e obter a minha cidadania albanesa foi realmente emocionante.”

“Para uma população no Kosovo, onde mais de 50% tem menos de 25 anos, é uma das populações mais jovens da Europa”, continua Lipa. “A oportunidade de poder viajar livremente é muito importante. Existem todas essas crianças que têm grandes sonhos e esperanças e querem poder se movimentar, viajar e explorar. Eles querem evoluir e crescer e esperam que talvez possam ser ouvidos e vistos de uma forma diferente. Agora que seus passaportes significam alguma coisa, é muito bom.”

Para honrar as suas raízes, Lipa está igualmente empenhada em mudar a forma como a sua base de fãs ocidentais pode ver países como o Kosovo e a Albânia. “Quando as pessoas pensam no Kosovo, não quero que pensem, ‘Oh, Kosovo devastado pela guerra.’ Há muito mais do que isso”, diz ela. “Fazemos um festival em Pristina, eu e meu pai, que visa levar pessoas de todo o mundo para virem e verem como é diferente do que esperam - sejam artistas de todo o mundo ou fãs que vêm. para ver artistas que amam de países vizinhos. Eu sei que quando morava no Kosovo, nenhum dos meus artistas favoritos vinha para lá. Meu maior sonho é poder levar isso para as crianças de lá.”

Dua Lipa

Zhong Lin pela TIME

Por enquanto, porém, o foco principal de Lipa é lançar seu terceiro álbum. Naturalmente, ela imaginou como seria o som com anos de antecedência. “Lembro-me de quando estava trabalhando em meu primeiro álbum, fazendo anotações sobre como seria meu terceiro álbum”, diz Lipa. “É uma loucura pensar nisso, mas lembro-me de falar com meu amigo próximo e A&R Joe [Kentish], ‘Talvez no terceiro álbum, eu pudesse trabalhar com Kevin Parker [do Tame Impala]’, e ele disse, ‘Tudo bem, segure seus cavalos , vamos dar pequenos passos.’”

A teoria de Lipa na época era que se seus dois primeiros álbuns fossem bem recebidos, “talvez eu merecesse estar em uma sala com um artista que admiro e admiro tão profundamente”. Parker do Tame Impala não é apenas o produtor do projeto de 11 faixas, mas Lipa montou uma equipe unida de luminares do pop alternativo/indie, incluindo a co-escritora de longa data Caroline Ailin, Danny L Harle e Tobias Jesso Jr., para estar no estúdio com ela.

“O disco como um todo está mais maduro”, Lipa compartilha sobre seu último trabalho, que traz os singles “Houdini”, “Training Season” e “Illusion”. Descrevendo o álbum como sendo fortemente inspirado nos roqueiros escoceses dos anos 80 Primal Scream e no famoso coletivo inglês de trip-hop Massive Attack (uma divergência notável do Future Nostalgia ), ela continua: “Definitivamente não sou a mesma pessoa que era. quando escrevi meu primeiro álbum. Evoluí e aprendi muito… aceitando como vem, não vendo nada tão ruim ou algo como um revés. Isso envolve muito crescimento e compreensão de mim mesmo, sabendo meu valor, seja nos negócios, no amor ou na amizade.

Dua Lipa

Zhong Lin pela TIME

“Eu sou apenas uma pessoa diferente, então é claro que esse álbum será diferente”, Lipa reflete sobre se aventurar em um novo território sonoro. “Tenho pensamentos, desejos, necessidades e perspectivas diferentes. Eu fiz um 180º em mim mesmo… me sinto mais confiante neste momento da minha vida.”

A confiança está valendo a pena, especialmente porque ela lançou recentemente a Radical22, uma empresa independente de mídia e gestão, que assinou um acordo de administração editorial global com a Warner Chappell Music. “Durante toda a minha vida plantei sementes para meus outros empreendimentos”, diz Lipa. “É uma forma de poder mostrar a todos os outros lados de quem eu sou. Eu amo minha carreira musical e o fato de que ela me dá tantas oportunidades de expressão. Mas não é a única coisa que sou.”

Cenografia de Michael Avina; estilo de Lorenzo Posocco; cabelo de Peter Lux; maquiagem de Sam Visser; produção de T Creative

16 curtidas

@Badmans

2 curtidas

Morro que ela tá divulgando direto

E o povo continua sem ligar

Que foto linda
Me lembrou aqueles ensaios da década de 80

1 curtida

Daria uma capa de álbum belíssima

belíssimo quero saber quem foi o fotógrafo

que tudo

A beleza dessa mulher, como pode isso.

Ela é muito linda

Princesa do pop

gente, e essa capa gozada? que estranho, apesar da foto bonita

O shoot lindo lindo

doll

Essa penúltima foto parece no começo da carreira

a mais bela da indústria

MARAVILHOSA

As fotos do ensaio mais bonitas que a capa, que parece estar gozada

https://x.com/DUALIPA/status/1779854693209878964

Patti Smith’s tribute for @DUALIPA’s #TIME100 interview

“She moves with a lightness in a heavy world — bold, playful, and self-aware. She is thoughtfully outspoken for the oppressed and displaced. She is driven, independent, and possesses a desire for knowledge. She is herself, striving to redefine the pop-genre cosmos. She is Dua Lipa. Dua — Albanian for love.”

Imagina a gratidão da Dua Lipa em ter uma lenda como a Patti Smith de um nicho completamente oposto ao dela e sendo fa da mesma tendo reconhecimento a esse nível

1 curtida

perfeita