O remake de Vale Tudo tem tido uma coletânea de incoerências na Globo. A novela irrita o público ao exibir tramas que não fazem sentido nem em relação à vida real (ou seja, falta verossimilhança) e, às vezes, nem em relação ao que já foi feito e falado dentro da própria história. E a lista de furos de roteiro e situações incongruentes só tem crescido.
Um exemplo disso é a questão de Fátima (Bella Campos) ser ou não ser influenciadora. A vilã tinha sido avisada de que a família Roitman não aceitaria o trabalho dela como criadora de conteúdo de lifestyle, que gosta de expor a própria vida para os seguidores. Para assegurar o casamento com Afonso (Humberto Carrão), Fátima concordou em fechar o seu perfil.
Depois de uma passagem de tempo na novela, no entanto, ela decidiu voltar com tudo à carreira de influenciadora --e, com o apoio do próprio Afonso, até contratou a Tomorrow para ajudá-la na empreitada. Um vídeo que a jovem fez na mansão dos Roitman desagradou a Celina (Malu Galli), que foi contra a exposição da família.
No entanto, chamou a atenção do público o fato de Odete de repente defender a nora. A megera, que havia sido totalmente contra a exposição da família nas redes sociais, agora se colocou contra a irmã e a favor do vídeo de Fátima.
Tal ação não passou despercebida. “Ela discordou da Fátima seguir como influencer dias atrás e agora praticamente concordou com o vídeo [porque] ‘isso pode ser terapêutico’”, apontou telespectador identificado como Victor Hugo em publicação feita no X.
“Erraram feio nesse texto da Odete sobre a Fátima com redes sociais, já que antes do casamento ela foi a responsável pela Fátima apagar as redes”, observou telespectador identificado como Gabriel Araujo na mesma rede.
Outra incongruência envolve a Tomorrow. A empresa, que passou meses numa ótima situação financeira, com campanhas muito bem-sucedidas, contratando nomes como Marina Ruy Barbosa e enchendo a novela de ações de merchandising, da noite para o dia entrou numa crise tremenda.
Além de Renato (João Vicente de Castro) e Solange (Alice Wegmann) pensarem numa solução igualmente repentina para tirar a empresa do buraco (o lançamento de uma revista de bordo para a TCA), houve uma série de demissões para reduzir os custos da Tomorrow.
Marieta (Cacá Ottoni), secretária da agência, esteve entre os demitidos. Em vez de procurar emprego em outra agência ou em outro local que oferecesse cargo similar ao que ela já ocupava, a mocinha foi pedir uma vaga no boteco de Vasco (Thiago Martins), carinhosamente (ou não) chamado de choppinhokê, pelo fato de unir chopp e karaokê. O detalhe é que o estabelecimento nem abriu ainda.
A virada sem sentido também escandalizou alguns telespectadores. “Marieta saiu de uma das maiores agências de ‘contiúdo’ do Brasil e foi tentar um job no Choppinhokê do vagabundo em recuperação Vasco”, comentou o criador de conteúdo Chico Barney no X.
“Ainda pensando na Marieta ontem em Vale Tudo. Profissional com formação e experiência, dedicada (explorada) na Tomorrow, foi demitida no corte e tá procurando emprego até no boteco da esquina. Isso diz muito sobre a desvalorização profissional hoje em dia. Uma bola dentro da Manu[ela Dias]!”, ironizou telespectador identificado como Felipe.
Há ainda a trajetória de Maria de Fátima, difícil de engolir em 2025. A vilã se tornou uma influenciadora com bom número de seguidores, além de ser casada com um rapaz muito rico e famoso na alta sociedade carioca. É de se esperar, portanto, que muitas pessoas saibam quem eles são, reconheçam os rostos dos dois em lugares públicos.
Mesmo assim, Fátima vive saindo com César (Cauã Reymond), aparecendo ao lado dele em praias, no apart-hotel, dentro de táxi. Ninguém a vê, ninguém tira foto, ninguém faz um vídeo e manda para um perfil de fofoca ou para Leo Dias. Fátima até será desmascarada, mas escapará do escrutínio público.
“A mulher [Fátima] é casada com um famoso, um dos herdeiros do Grupo Roitman e vive indo à praia com o amante e ninguém descobre! A novela tá uma piada, cheia de furos. Manuela Dias merecia uma demissão com justa causa”, opinou telespectador identificado como Radhasso.
Vale Tudo foi exibida em 1988 e é um dos grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. O remake da novela celebra os 60 anos da Globo. A autora Manuela Dias está responsável pela atualização da trama, e Paulo Silvestrini assina a direção artística.
https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/como-e-que-pode-autora-peca-e-exibe-situacoes-sem-menor-sentido-em-vale-tudo-139506