https://x.com/i/status/2016557105503731762
https://x.com/i/status/2016612278385193264
Ellie Goulding está totalmente na onda de nostalgia de 2016 que toma conta dos nossos feeds. “2016 foi o meu melhor ano, então não tenho nenhum problema com essa tendência boba… vocês sabem que eu tinha que entrar na onda”, escreveu ela no Instagram, junto com um carrossel de fotos antigas repletas de estrelas (Lorde! Kendrick! Elmo!). Naquela época, seu terceiro álbum, Delirium , um sucesso estrondoso, lançava hits como “Something in the Way You Move”, “On My Mind” e “Love Me Like You Do”. Ela foi a atração principal de uma turnê mundial com 88 shows e se apresentou em todos os principais festivais. Ela até recebeu sua primeira indicação ao Grammy, na categoria de melhor performance pop solo. Em 2017, ela diminuiu o ritmo para preservar sua sanidade, mas a cultura pop sempre dá um jeito de voltar para Goulding — a cada poucos anos, para sua alegria, um de seus antigos sucessos viraliza no TikTok. (Em 2022, era uma versão acelerada de “Lights” ; atualmente, é “Starry Eyed”. ) Enquanto ela prepara um novo álbum para o final deste ano, o primeiro desde Higher Than Heaven , de 2023 , fica claro: em 2026, ainda é bom ser Ellie Goulding.
Quando nos encontramos para um café da manhã em Miami, no início de dezembro de 2025, estávamos no auge da Semana de Arte de Miami. Goulding, vestida casualmente com um boné de beisebol e calça de moletom, tinha acabado de chegar de Londres, onde anunciou que estava grávida do namorado Beau Minniear e exibiu sua barriguinha no tapete vermelho do Fashion Awards. (Goulding também tem um filho, Arthur, com o ex-marido Caspar Jopling.) No dia seguinte ao nosso encontro, ela subiria ao palco para uma apresentação surpresa em nossa festa anual NYLON House , arrancando aplausos da plateia enquanto usava um vestido de malha que realçava suas curvas. Para Goulding, aumentar a família e faturar alto podem coexistir tranquilamente.
“Eu não queria ser apenas uma mulher grávida primeiro”, diz ela. “Nem toda mulher tem esse privilégio. Tenho pessoas incríveis ao meu redor. Tenho um namorado incrível. Tenho uma situação um pouco mais fácil porque tenho um apoio maravilhoso. Continuo trabalhando e escrevendo todos os dias. A diferença é que estou gerando um ser humano dentro de mim. Talvez eu não seja a pessoa mais… digamos, ‘Mãe Terra’ nesse sentido, se é que você me entende? É uma coisa linda poder gerar um filho, e me sinto muito sortuda por estar saudável — mas não é tudo o que sou agora.”
Essa expansividade está resultando em algumas das músicas mais honestas e cruas de sua carreira, diz ela. Em novembro, Goulding lançou “Destiny”, uma comovente retomada de seu lado sensual, que serve como uma prévia de seu próximo álbum, escrito logo após seu divórcio de Jopling e no início de seu relacionamento com Minniear (que também aparece no videoclipe sensual da música). Mas qualquer pessoa que tenha acompanhado a carreira de Goulding sabe que ela nunca teve receio de se expor completamente. “Eu gosto de conversar”, diz ela, com naturalidade sobre o quão natural ela realmente é. (De fato, a primeira vez que a encontrei em um evento de gala de moda em Londres no ano passado, fiquei impressionado com o fato de ela parecer uma das poucas convidadas interessadas em ter uma conversa real e sem reservas.) Entre uma cesta de pães e um prato de frutas, tivemos uma longa conversa sobre o esgotamento que ameaçou sua carreira, as novas regras do pop e por que todos estão ávidos por um “álbum de divórcio”.
Está um calor insuportável lá fora! Você é de Miami?
Venho aqui com frequência. Sei que, se vier, vou tomar sol, mas também serei produtivo, farei exercícios, me alimentarei de forma saudável — e, no geral, estarei perto de pessoas muito boas. É uma sensação de distanciamento da realidade, no bom sentido. Mas tenho um forte vínculo com Londres. Meu filho estuda lá.
Quantos anos ele tem agora? Quatro?
Quatro, sim. Ele participou de uma peça da escola hoje, que infelizmente eu perdi, mas os avós dele foram. Na última peça que a escola fez, ele estava tão tímido que não quis participar. E desta vez, ele estava ensaiando as falas. Fiquei muito orgulhosa porque todo mundo diz: “Ah, talvez o Arthur não tenha herdado o gene para atuação”. Mas eu também era muito, muito tímida quando criança. Aliás, a única vez em que eu não era tímida era no palco.
Sério? Como você conseguiu sequer subir ao palco?
Eu simplesmente me inscrevia nas peças da escola sem fazer muito alarde. Assim que subia ao palco, era isso que eu deveria fazer. Em certos momentos da minha vida, quis ser jornalista, boxeadora, quis ser outras coisas. Mas o canto nunca me abandonou. Eu definitivamente tinha talento musical — tocava clarinete, piano, flauta doce, que é o som mais irritante do mundo — mas minha voz era realmente incomum e estranha, então eu não era a candidata ideal para o papel principal de uma peça ou apresentação. Eu sempre ficava no coro de fundo. Mas, conforme fui aprendendo a tocar violão sozinha, descobri que minha voz estava se transformando em algo mais.
“Comecei a ter crises de pânico, a ponto de não conseguir sair de casa. Se você quisesse fazer sucesso como cantora, tinha que fazer de tudo.”
Quando você percebeu que tinha uma voz tão singular para cantar? Alguém lhe disse isso?
Sempre me lembro de uma conversa. Um cara veio até mim e disse: “Você é um ótimo guitarrista, mas a voz… você deveria se concentrar na guitarra.” E isso me deixou sem palavras. Ele era músico, e eu o admirava muito, então pensei: “Bom, então é isso.” E me lembro que um ano depois ele veio falar comigo e perguntou: “Que bom te ver, como vai? Como estão as coisas? Você ainda canta?” Eu respondi: “Não, parei.”
É muita coisa para carregar nos ombros.
Nossa, você está me fazendo lembrar de todas as vezes que pensei: “Eu consigo!”. No Coachella, um ano, eu tive intoxicação alimentar. Eu estava me borrando de medo, mas mesmo assim fui. Eu estava usando um short de couro com zíper na frente e atrás, e pensei: “Essa é a pior coisa que eu poderia fazer agora”. Eu tinha acabado de me apresentar na América do Sul — com a Lorde, inclusive — e tive uma intoxicação alimentar. Lembro de ter jantado com a Ella, comi um wrap e tudo deu errado. Mas, de novo, sinto que agora existem mais medidas para garantir que fiquemos bem.
Estamos vendo isso agora com Lola Young — ela passou por aquele momento muito assustador no All Things Go, e parece que sua equipe lhe deu o tempo e o espaço necessários para cuidar de si mesma depois disso.
Eu estava pensando nisso. Nada te prepara para essa ascensão à fama. Acho que [Lola] está fazendo a coisa certa. Ela claramente tem boas pessoas ao seu redor. Ela vai voltar. Ela é extremamente talentosa. Ela é uma ótima escritora. Não é como se ela não conseguisse lidar com a fama. É apenas uma questão de reajuste: é assim que é a experiência. Eu precisava de um tempo, e agora vou voltar mais preparada .
Antigamente, esse tipo de vulnerabilidade em relação à fama era visto como uma fraqueza.
Lembro-me dos primeiros tempos, quando dei várias entrevistas — sou uma pessoa muito aberta. Gosto de falar sobre minha história e como grande parte da minha escrita surgiu da dor, do trauma e dos meus demônios internos. E aí me diziam: “Você está falando demais”? Me faziam sentir que eu tinha que ser essa personagem forte. Que eu tinha que ser um modelo a seguir. Então comecei a me censurar. Depois que lancei “Burn”, foi como se dissessem: “OK, essa é a sua caixinha: ‘Você é a garota da porta ao lado, loira, bonita, usa maquiagem e shorts’”. Então, estou muito feliz que isso tenha sido desfeito. Ver a Addison Rae em uma turnê promocional sem maquiagem foi a coisa mais revigorante do mundo. Até mesmo a ideia de eu vir aqui dar uma entrevista para vocês de moletom era impensável no passado.
Sou grata pela minha gravadora ter sido muito compreensiva comigo, já que não quero mais interpretar esse personagem. Sinto que, nesta nova era de vulnerabilidade, as gravadoras ainda querem lucrar e vender discos, mas felizmente agora estamos jogando a nosso favor. As pessoas não querem falsidade. Não querem personagens. Não querem alguém inautêntico. Nossa única opção agora é sermos nós mesmos e escrevermos exatamente sobre o que queremos escrever, sem sentir que estamos nos expondo demais ou sendo demais .