Em tratamento contra depressão, Guilherme Winter comenta declarações de Giselle Itié sobre casamento tóxico: 'Não alimentei'

Longe das novelas há seis anos, Guilherme Winter está no ar atualmente na reprise de “Paraíso” (2009), no Globoplay Novelas. O ator conta como foi fazer esse trabalho:

— Foi uma experiência linda. Era uma novela muito gostosa, onde fiz muitos amigos. Tínhamos uma convivência ótima, os bastidores eram incríveis. E havia essa cereja do bolo de ser uma novela do Benedito Ruy Barbosa. Foi um trabalho memorável.

A história, adaptada pelas filhas do autor, Edmara e Edilene Barbosa, é baseada na versão original de 1982. O trabalho mais recente de Guilherme como ator foi na série da Netflix “Maldivas”, exibida em 2022. Ele decidiu fazer uma pausa na carreira após o nascimento de Pedro Luna, seu filho com a atriz Giselle Itié:

— Estou me dedicando à pintura e ao desenho. Morava no Rio há 17 anos e vim para São Paulo. Voltar a me dedicar a essas coisas era algo que eu já buscava, porque eu já fazia isso antes de ser ator. Estou me dedicando totalmente a isso. E também não apareceu nada que me brilhasse os olhos, então eu optei por continuar aqui no meu caminho.

O ator afirma que achava difícil lidar com a fama e que isso também contribuiu para a decisão de se afastar da TV:

— Falo isso até no sentido de saúde mental. Era algo que me gerava um desgaste muito grande. Dava muita ansiedade essa parte de divulgação, de ter que ir a programas, dar entrevistas… Era algo que me consumia um pouco. Não era algo fácil para mim de encarar. Esse lado da fama é algo avassalador. Não é fácil você ser tido como referência para as pessoas. Eu sentia muita pressão. Tem muitas pessoas que lidam superbem com isso, mas não era o meu caso. Para mim, era algo pesado esse lado da fama.

Winter conta que desenvolveu depressão e que começou a tratar a doença há cerca de três anos:

— Os fãs colocam a gente num tipo de pedestal, como se a gente não fosse pessoas como eles. É quase que uma idolatria, mas somos todos iguais e todos sofremos. Temos nossos desafios diários para lidar. Muita gente acha que depressão é frescura, infelizmente. Mas é algo muito sério. Eu sentia tristeza, você tem vontade de fazer as coisas, mas não consegue. Há ansiedade, uma certa desesperança. É uma coisa que te trava, é horrível. Depois que eu comecei a tratar, aquele brilho voltou.

Guilherme e Giselle dividem a guarda do filho de cinco anos. O casal se separou em 2020, poucos meses após o nascimento dele. Nessa época, a atriz afirmou viver uma “relação tóxica”, mas ele rebate:

— Muitas coisas foram faladas ali que não são verdades. Minha preocupação sempre foi o Pedro e em proteger a imagem do meu filho. Não alimentei isso primeiro porque não eram verdades. E as pessoas são ávidas por esse tipo de notícia. É claro que isso chateia, ter sua vida exposta é uma coisa muito desagradável. Ainda mais não sendo verdade.

Apesar disso, o ator afirma ter uma convivência saudável com a ex:

— Meu foco é 100% no Pedro e no bem-estar dele. Então, a gente tem que ter uma boa relação por ele. É necessário sermos um pai e uma mãe com uma relação harmoniosa no entorno dele, porque criança sente tudo. Procuramos ter uma relação supersaudável e seguir assim sempre. E a minha relação com o Pedro é de muito afeto, amor e amizade. Somos muito parceiros, estamos sempre juntos.