Mais de 1 km de altura! Arábia Saudita vai retomar obras do maior prédio do mundo
A Torre de Jeddah terá mais de mil metros de altura, 59 elevadores de alta velocidade e apartamentos tecnológicos e luxuosos.
O governo da Arábia Saudita retomou o projeto de construção do maior prédio do mundo. Diversas empresas foram convidadas para participar da licitação que prevê a finalização das obras. Os trabalhos da Torre de Jeddah foram iniciados há uma década, mas paralisados após problemas envolvendo a família do do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.
A Torre de Jeddah é um ambicioso projeto desenvolvido pelo governo saudita e promete destronar o Burj Khalifa, de Dubai, de 828 metros de altura, como maior prédio do mundo.
Não há uma previsão oficial do tamanho da nova construção, mas a expectativa é que ele chegue a, pelo menos, mil metros de altura.
O orçamento inicial para o projeto era de cerca de US$ 1,2 bilhão, quase R$ 6 bilhões.
Ainda não há informações sobre os custos para a finalização das obras, nem uma data para a finalização dos trabalhos.
As informações são da New Atlas.
Torre de Jeddah: luxo e tecnologia
O arranha-céu será um marco da cidade portuária de Jeddah, no Mar Vermelho. Ele terá mais de três vezes a altura da Torre Eiffel, em Paris, e mais do que o dobro da altura do Empire State Building, em Nova York.
Projetado por Adrian Smith, da AS+GG, que também está por trás do Burj Khalifa, a Torre de Jeddah terá um forma triangular inspirada nas folhas dobradas de uma planta do deserto. A estrutura visa garantir que o prédio resista aos fortes ventos.
Ancorando toda essa mega estrutura está um sistema de fundação maciça de concreto suportado por 270 estacas perfuradas que atingem profundidades de até 105 metros.
O interior da torre medirá 530 mil metros quadrados. O prédio contará com 59 elevadores de alta velocidade. Ele também contará com o observatório mais alto do mundo, bem como um hotel, espaço de escritórios e apartamentos de luxo.
Arábia Saudita revela arranha-céu cristalino para o projeto Neom
Foram reveladas renderizações de um arranha-céu super alto projetado pelo estúdio britânico Zaha Hadid Architects para a estação de esqui Trojena em Neom, na Arábia Saudita.
A Neom divulgou imagens do arranha-céu, chamado Discovery Tower, que foi inicialmente revelado no estande do empreendimento na conferência Cityscape em Riad no mês passado.
Projetado para ficar no topo de uma montanha com vista para um lago artificial no centro do empreendimento Trojena, o arranha-céu cristalino terá 330 metros de altura.
As imagens da torre, que conterá plataformas de observação e restaurantes, mostram uma estrutura cristalina feita de numerosas colunas que se estreitam em direção ao pico.
“Elegante e monumental, esta torre icônica combinará varejo sofisticado, restaurantes e a experiência onírica de viver nas nuvens”, disse o desenvolvedor.
“Esta icônica torre comercial fornecerá uma plataforma rica para conteúdo e experiências artísticas inovadoras e tecnológicas.”
O arranha-céu faz parte do plano mais amplo de Trojena, que está sendo planejado pelo estúdio alemão LAVA arquitetos.
Ficará na montanha oposta à estação de esqui também projetada pelos arquitetos LAVA e estará conectado a uma série de hotéis ao longo do lago por um teleférico.
O empreendimento também conterá edifícios projetados pelos escritórios holandeses UNStudio e Mecanoo, pelo estúdio norte-americano Aedas e pelo estúdio australiano Bureau Proberts.
Trojena, que é uma das quatro regiões de Neom anunciadas, deverá estar totalmente concluída antes da região sediar os Jogos Asiáticos de Inverno em 2029.
Sendo desenvolvido no noroeste da Arábia Saudita, o projeto Neom é um dos maiores e mais controversos projetos do mundo e inclui a cidade de 170 quilômetros de extensão chamada The Line.
Fontes: