A Ubisoft divulgou os resultados do último trimestre fiscal e confirmou que os números ficaram abaixo do esperado — e a culpa, segundo a própria empresa, está ligada a Rainbow Six Siege X. O relançamento gratuito do clássico shooter tático enfrentou um “problema técnico de precificação”, que gerou distorções significativas nos gastos dentro do jogo.
Lançado em 10 de junho, Rainbow Six Siege X transformou o veterano da Ubisoft em um título free-to-play, com modos e operadores acessíveis sem necessidade de comprar edições premium. A nova versão recebeu elogios dos jogadores pelo gameplay renovado e por trazer um novo fôlego ao game. Porém, um “exploit com cartões de moeda virtual pré-paga” acabou inflando artificialmente as carteiras de vários jogadores — o que prejudicou a monetização no período.
"O primeiro trimestre teve resultados mistos”, afirmou o CEO Yves Guillemot. “Do lado positivo, Assassin’s Creed Shadows entregou o que esperávamos, com mais de 5 milhões de jogadores únicos desde o lançamento, e Rainbow Six Siege X teve excelente engajamento e feedback. Mas os gastos no Siege sofreram interrupções temporárias significativas por conta de problemas técnicos de precificação, que já foram resolvidos.”
A Ubisoft não divulgou números de vendas exatos de Shadows, já que o título também está disponível via Ubisoft+. A primeira grande expansão, Claws of Awaji, está prevista para o outono. Mesmo com o tropeço técnico, a Ubisoft acredita que Rainbow Six Siege X tem grande potencial de crescimento, especialmente após o relançamento, que reacendeu o interesse da comunidade em torno do jogo.