https://twitter.com/erimoraes91/status/1728247782518174173
Eriberto Leão entrará em “Terra e paixão” com um papel importante: Dirceu, irmão de Irene (Gloria Pires). Foi ele quem abusou de Petra (Debora Ozório) quando ela era criança.
Nos próximos capítulos, o homem voltará a Nova Primavera. Quando chegar à casa de Antônio (Tony Ramos), verá Petra dormindo em seu quarto e tentará passar a mão nela. Ao perceber que o fazendeiro está se aproximando, ele rapidamente se afastará.
Algum tempo depois, ao revê-lo, Petra terá lembranças do abuso, mas sem ter certeza de que Dirceu foi o responsável. Ela começará a investigar e, numa conversa com Irene, ficará sabendo que Graça (Agatha Moreira) tinha muito medo do tio quando era criança. Então, irá atrás da moça:
— Eu preciso te fazer uma pergunta difícil e eu quero uma resposta sincera. Você sofreu alguma tentativa de abuso do meu tio Dirceu?
Ela ficará surpresa com a pergunta e perguntará a Petra se aconteceu algo com ela.
— Aconteceu mais ou menos. Eu tenho tido umas lembranças. Uns sonhos em que eu estou criança e estou sendo abusada por um homem adulto — responderá a filha de Irene.
— Nossa, mas isso é muito pesado, Petra — responderá Graça.
— Eu sempre soube que eu tinha sido abusada, Graça. Só que eu não me lembrava do momento em que aconteceu e nem de quem era o abusador. Mas, agora com a terapia, algumas memórias têm voltado. E, no último sonho, eu vi o rosto do tio Dirceu, sendo que esse sonho foi na noite antes da chegada dele.
Graça contará que, durante sua infância, Dirceu tentava brincar com ela, sempre querendo tocá-la, o que a deixou em alerta. Em seguida, prometerá ajudar a amiga a descobrir a verdade.