Em 8 de maio de 1902 uma nuvem ardente se desprendeu do alto do vulcão e destruiu inteiramente a cidade de Saint-Pierre na Martinica, provocando a morte de entre 30 000 a 40 000 pessoas. O fluxo piroclástico, uma cinza vulcânica com cerca de 300 °C, cobriu 20 km ao longo de toda cidade de Saint Pierre, seguida pela lava, de aproximados 1000 °C. O efeito do fluxo piroclástico é tão devastador que em três minutos exterminou aquele povoado, derreteu casas, prédios. Pessoas foram encontradas queimadas, contorcidas, explodidas.
Houve dois sobreviventes: Louis-Auguste Cyparis, um prisioneiro que se encontrava em uma cela solitária, cujas paredes espessas funcionaram como uma proteção, e Léon Compère-Léandre, um sapateiro que vivia na periferia da cidade. Outras fontes citam também uma menina, Havivra Da Ifrile.
Aqui na wikipedia tem a história completa. É surreal, o vulcão ficou semanas dando sinais e as autoridades cagaram e ainda impediram as pessoas de fugir por causa de uma eleição que ia acontecer.
eu morro que dias antes da erupção uma quantidade absurda de animais e insetos desceram da montanha por causa dos tremores e fumaça e 50 crianças na cidade morreram de picadas de cobras que desceram do morro desesperadas
eu mega morro de medo quando vejo as formigas se aplumando assim pelo quintal de casa, sempre acho q vai acontecer uma tragédia. felizmente eh so chuva kkk
pra quem quiser entender melhor o que é fluxo piroclástico. G1 fez matéria explicando pq em 2018 um vulcão na Guatemala matou 70 pessoas igual como o Vesúvio fez em Pompeia
o vulcão ficou semanas avisando que ia entrar em erupção, essa tragédia é culpa dos políticos da cidade. a população queria ir embora e eles não deixaram pq 3 dias depois teria eleição
Como pode né ami essas coisas enormes conseguirem ter sido apagadas da memória coletiva. Fico pensando no nome das pessoas, suas culturas, familias, amores. Coisas que eram o mundo delas e hoje não existem mais nenhum rastro
Somos só poeira no vento mesmo
Por isso é importante que as pessoas tenham acesso aos meios de comunicação, é uma forma de garantir que as histórias delas sejam contadas. A gente ouve o jornal falando que não sei quantas pessoas morreram e esquece que atrás daqueles números tem pessoas reais
como devia ser doido a apuração de notícias antes da tv e da internet né
tipo as pessoas sabendo semanas depois
“ah tu sabia q um vulcao matou 30mil pessoas semana ´passada? saiu no jornal ontem”