A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) removeu, na manhã desta terça-feira (13), uma escada de vidro instalada de forma irregular no Mirante do Arvrão, no Vidigal, na Zona Sul do Rio. A estrutura, montada sem licença ou aprovação técnica, vinha sendo usada por frequentadores e turistas para registros fotográficos com vista para a orla do Leblon. Ela havia sido inaugurada há poucos dias, na festa de réveillon do espaço.
O local era descrito nas redes sociais do Mirante do Arvrão como “um convite pra subir, sentir o clima e ver o Rio de Janeiro de um outro ângulo” e “um novo caminho, um novo símbolo, uma nova forma de começar o ano”, no anúncio de sua inauguração. O perfil afirmava que a escada de “fundo infinito” havia se transformado em cenário ideal para tirar fotos. Nas redes, frequentadores publicam fotos tiradas na escada com o visual da orla ao fundo. O estabelecimento também é conhecido por receber eventos como revéillon, carnaval; e artistas famosos do Vidigal, como Babu Santana, Jonathan Azevedo e Thiago Martins. Além dos cantores Ferrugem, Marcelo D2 e Rodriguinho.
A prefeitura informou que tomou conhecimento da instalação na última sexta-feira. No sábado (10), agentes da Seop estiveram no local, notificaram o responsável e interditaram o acesso à escada com um cadeado, para impedir o uso do equipamento durante os eventos do fim de semana.
Nesta terça-feira, equipes retornaram ao mirante para a retirada definitiva da estrutura. A escada tem cinco metros de comprimento, 12 degraus até o topo e guarda-corpo de 1,1 metro. Com peso aproximado de uma tonelada, o equipamento estava instalado a cerca de 25 metros de altura em relação ao terreno mais próximo.
— Além de não possuir licença e colocar em risco os frequentadores, a região sofre influência da maresia, o que poderia comprometer a estrutura da escada a médio prazo. O caminho para a instalação de equipamentos é a regularização. A Seop está atenta e as denúncias enviadas para a Central de Atendimento 1746 são sempre tratadas por nós — afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Belchior.
Ao GLOBO-Zona Sul, o Mirante do Arvrão informou que pretende pedir licença da Prefeitura do Rio, para a construção de um nova escada, nos mesmos moldes da que foi retirada pela Seop.
Imagens nas redes
No bairro, os moradores e visitantes já começavam a conhecer o novo ponto para fotografia. O influenciador Fael Vidigal publicou um vídeo em suas redes mostrando o local e já alertando para o perigo que ele poderia representar.
“Teriam coragem de subir essa escada? Olha, aqui embaixo não tem nada que segura ela”, diz ele, no topo da estrutura.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/h/Q/IhIqkfR6ydJZaa37wOGg/whatsapp-image-2026-01-13-at-15.09.34.jpeg)
Escada com vista infinita no Mirante do Arvrão, no Vidigal, era um dos pontos mais procurados para fotos no local — Foto: Divulgação Redes Sociais/@mirantedoarvrão
Também nas redes, a estudante Thamires Procopio disse que percebeu a instabilidade relatada pela Seop ao tirar foto no local.
“Gente, a vista é linda, as fotos ficam lindas. Mas ela treme com o vento. Minhas fotos boas são de costas, porque nas de frente, eu fiquei com cara de desespero (risos)”, escreveu ela.
Já outra pessoa que publicou fotos na escada e conversou com O GLOBO-Zona Sul, disse não ter percebido instabilidade.
— Não senti nenhuma instabilidade. Por ser uma novidade senti um pequeno receio, mais fui. Agora que sei que não tinha licença, fico preocupada. Passei pelo risco de vida sem saber — conta a vendedora, que preferiu não se identificar, e viu ainda pouco movimento no dia que esteve lá. — Como lá também é um bar, tinham algumas pessoas sentadas nas mesas. Mas só tinha eu, minha filha e outras quatro pessoas usando a escada para fotos.
Segundo os responsáveis pela instalação informaram a prefeitura, a escada teria capacidade para suportar até 600 quilos. Técnicos da secretaria, no entanto, apontaram que a estrutura apresentava instabilidade. De acordo com a Seop, o proprietário colaborou com a fiscalização após ser notificado no sábado, o que permitiu que a desmontagem fosse feita pela própria secretaria, com o apoio de profissionais especializados.
Ponto de interesse turístico
Em nota, o Mirante do Arvrão afirmou que a proposta da chamada “Escada Infinita” nasceu do seu espírito de fortalecimento da economia local, para criar um novo ponto de interesse turístico, artístico e simbólico, capaz de ampliar a visitação ao Vidigal e, consequentemente, fortalecer o transporte local, os pequenos comerciantes, os empregos diretos e indiretos e a formação profissional de moradores. O estabelecimento informou ainda que a escada foi concebida com uma estrutura interna, com alto padrão técnico, capacidade de carga de até 600 kg e controle rigoroso de acesso (uma pessoa por vez), havendo, à época, o entendimento — posteriormente revisto — de que, por se tratar de uma intervenção interna e artística, não seria necessária licença específica.
O Mirante destacou ainda que, após a orientação da prefeitura, que agiu de forma respeitosa, técnica e cordial, acatou prontamente a determinação e realizou o desmonte da estrutura, compreendendo os caminhos legais necessários para futuras iniciativas, sem resistência, confronto ou descumprimento, com diálogo, aprendizado e responsabilidade.