A possível perda do status do dólar como principal moeda de valor internacional representa uma ameaça significativa à economia dos Estados Unidos. Esta perspectiva tem gerado preocupações crescentes sobre o futuro financeiro da maior economia do mundo, especialmente considerando as atuais tensões geopolíticas.
A relação entre os Estados Unidos e seus credores internacionais se assemelha a uma via de mão dupla, onde ambas as partes dependem uma da outra para manter a estabilidade econômica. Como explica o ex-diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo: “Quando você é um grande devedor, se o banco tem uma tremenda exposição a um único devedor, os dois estão em situação delicada”.
A atual política econômica americana busca implementar mudanças estruturais significativas, incluindo incentivos para que empresas transfiram sua produção para o território norte-americano, uma estratégia conhecida como “on-shoring”. Esta abordagem visa criar empregos e aumentar a arrecadação de impostos domesticamente.
A proposta inclui cortes tributários substanciais para apoiar o empreendedorismo e as empresas, partindo do princípio de que o crescimento econômico resultante proporcionará uma arrecadação maior do que o modelo atual de negócios.
O cenário mais provável, segundo análises, é um resultado intermediário entre as previsões mais otimistas e as mais pessimistas. As mudanças propostas representam uma revolução conceitual na forma de tratamento do sistema financeiro e orçamentário, cujos impactos ainda são difíceis de mensurar com precisão.
todo mundo na euforia histérica do momento mas isso só aconteceria mesmo talvez em um processo de décadas e pra acontecer uma potência teria que tomar o lugar com uma outra moeda de comércio
Por que voce acha que Trump esta surtando tanto com os países do brics? Os acordos estao avançando e o cusa ta com medo de perder a hegemonia. Sem falar que o Banco do Brics ja esta utilizando moedas locais para fazer os empréstimos e financiamentos em paises em desenvolvimento para driblar o uso do dolar e do euro.
A criação da moeda do brics para transações entre os paises do bloco para evitar o dolar seria apenas uma consequência disso. Nao é a toa que muitos paises esse ano tiveram interesse de entrar para o bloco pq nao faz sentido ter que fazer cambio para dolar em vez da moeda local.
Kkkk nao amigo ele ta cagando pro Bolsonaro. Ele está fazendo todo esse alarde pq ele quer interferir na nossa soberania e nos assuntos do país. O unico medo do usa é perder a influência com o uso do dolar pelo mundo e eles agem assim aplicando sanções. O que o brics faz driblando o uso do dolar simplesmente quebra esse poder do usa em aplicar sanções e controlar os outros paises pelo medo. É só pesquisar o que o governo americano acha do brics. Bolsonaro é só uma massa de manobra pra tentar desmoralizar o atual governo e manipular a narrativa pro publico.