O ex-diretor de novelas da Rede Globo, Boni, contou algumas curiosidades e sua opinião a respeito do remake de “Vale Tudo”. Em um vídeo publicado em seu perfil do Instagram nesta terça-feira, o pioneiro da TV brasileira revelou que foi ele quem escolheu o nome do folhetim de Gilberto Braga, em 1988.
“Qual é a melhor versão de ‘Vale Tudo’? A primeira versão ou o remake? Meus amigos sempre estão me perguntando isso, mas quem tem que decidir é o público”, explicou o ex-diretor da Globo.
O pai de Boninho ainda afirmou que só realizaria uma nova versão de novelas, se tivesse certeza que faria melhor: “Da minha parte eu digo o seguinte, eu só faria um remake, se eu pudesse fazer melhor que a primeira versão”.
Em seguida, o diretor de novelas fez uma revelação sobre a primeira versão da trama: “Quero falar uma coisa curiosa”, iniciou, “Quem deu o nome a novela ‘Vale Tudo’, fui eu”, contou. Assim como também escolheu a música tema da abertura, de Cazuza.
O nome que Gilberto Braga, um dos escritor gostaria de dar para o folhetim seria “Pátria Minha”, mas Boni apontou que a nomenclatura parecia de livros do ensino médio, que quando o autor escutou a música afirmou: “Só tinha que ser Vale Tudo”.
Eu no início defendi a ideia do remake porque, no caso de Vale Tudo, seria interessantíssimo mostrar que o que foi retratado em 89 ainda se faz super atual em 2025, a história da novela é atemporal. E também pro fato de, na minha opinião, ser a melhor novela já feita. Porém, comecei a torcer o nariz no momento que saíram algumas escalações mega equivocadas e depois de algumas declarações da Lacreela Dias antes mesmo da novela estrear.
Remakes sempre serão feitos. A obra original tá lá intacta, pra quem quiser ver a Regina Duarte de Raquel estourando os tímpanos da audiência, a Glória Pires de Fátima e a Beatriz Segall de Odete. É só assistir lá no Globoplay quanta vzs quiser.
Remakes nunca são feitos pensando nos fãs da obra original. E nem com pretensão de serem melhor. Remakes são feitos pra modernizar aspectos técnicos ou adaptar a linguagem da obra pra gerações mais novas.
Mas essa novela junto com o Dono do Mundo foram as mais problemáticas do autor
Só nessa trama de 94 eles tiveram que demitir o Felipe Camargo e a Vera Fischer (ambos um casal na vida real e que acabaram tendo um filho) por conta de barracos e brigas que sempre culminaram numa agressão física entre ambos, fora a atriz ter chamado o Tarcísio Meira de velho caquético e que fazia par romântico com ela inclusive (da qual ela era uma grandes personagens principais da história)
Além claro, dessa trama ter sido a primeira aparição oficial da Taís Araújo na TV quando ela apareceu na abertura da novela (em novelas mesmo só no ano seguinte em Tocaia Grande de 95 na Manchete)
Foram mas que não deram certo e depois da segunda, ele teve um hiato de 5 anos em novelas (tendo no meio do caminho a ótima série Labirinto) e aí veio a muito boa Força de Um Desejo
Claro que são, se não fossem fariam novelas inéditas com histórias parecidas e que não remetessem em nada ao original
E já ficou bem claro que a Globo se escora na fama das novelas antigas até pra escolher as novelas que merecem remake, logo esse ponto não faz sentido nenhum
Vale Tudo até com a logo e os cabelos iguais a de 88 mas não é pra agradar os fãs nostálgicos, confia