FANTASIA: entenda mais sobre este gênero que está presente em filmes, séries, novelas e na literatura

1. Alta Fantasia (High Fantasy)

Não só a mais popular forma de literatura fantástica, como também a precursora do gênero. Fazem parte desse subgênero livros que descrevem um mundo totalmente novo, abusando de elementos como a coragem e a força de seus personagens, narrando sobre uma grande batalha que põe em risco o mundo literário criado e fazendo uso de elementos éticos e políticos existentes entre os extremos de ‘bem versus mal’.

2. Conto de Fadas (Fairy Tales)

Histórias que se baseiam em contos folclóricos , tradições culturais e narrativas fictícias. Não abrangem necessariamente o mundo das ‘fadas’, mas podem dar ênfase na fantasia folclórica desse grupo de seres sobrenaturais.

3. Capa e espada ou Capa e feitiçaria (Sword and Sorcery)

Também pode ser conhecida como ‘Fantasia Heroica ’. Retrata heróis ou heroínas em suas grandes aventuras (em busca de seus próprios interesses, ou em uma grande luta entre o ‘bem e o mal’). Podem aparecer elementos que remetem a magia e o foco central está na figura do herói que conduz a aventura. Uma grande fonte de fantasia heróica são os contos bíblicos e contos da mitologia grega e nórdica.

4. Fantasia Científica (Science Fantasy)

Une fantasia com ficção científica, podendo chegar a substituir a ciência pelo uso da magia, ou comparando as duas forças. Incluí sub-subgêneros como Romance
planetário, Espacial e Mundos paralelos.

5. Dark Fantasy (Fantasia Sombria)

Incorpora temas mais assustadores na fantasia. É fantasia combinada com elementos de horror. O termo é usado como sinônimo de terror sobrenatural e gótico, ou como uma alternativa para os conceitos de terror\gótico que são “muitos escuros” e tem características próprias. Refere-se a obras fantásticas que têm uma atmosfera sombria, ou uma sensação de horror e medo.

2 curtidas

Eu amo, um dos melhores generos que tem.

1 curtida

Qual seu subgênero preferido entre esses? Eu não gosto muito de Capa e Espada, me vem as histórias saturadas do Rei Arthur que já me cansaram. Meus preferido são Dark Fantasy e High Fantasy.

Dark fantasy foi o que me inseriu nesse genero, entao tenho carinho especial, mas amo todos os subs.

1 curtida

Respondam qual tipo de material de fantasia vcs mais gostam.

um dos meus tipos de filmes favoritos. é muito legal essa fuga da realidade

1 curtida

Depois do terror, é meu segundo gênero preferido.

1 curtida

Puro suco da fantasia.

1 curtida

Os Aventureiros do Bairro Proibido, História Sem Fim, Willow…

O último filme que entregou essa magia foi o maravilhoso Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes. Para os fãs do gênero, esse filme é indispensável.

Eu ouvi falar, mas foi muito ofuscado pelos lançamentos de outros filmes. É bom? Eu sou meio desconfiado pq já fizeram uns 5 filmes neste universo de D&D e nenhum prestou, tem uns que são muito baixo orçamento.

Olha, está na minha lista de melhores do ano. Eu amei.

peter pan nao è conto de fadas