1. Alta Fantasia (High Fantasy)
Não só a mais popular forma de literatura fantástica, como também a precursora do gênero. Fazem parte desse subgênero livros que descrevem um mundo totalmente novo, abusando de elementos como a coragem e a força de seus personagens, narrando sobre uma grande batalha que põe em risco o mundo literário criado e fazendo uso de elementos éticos e políticos existentes entre os extremos de ‘bem versus mal’.
2. Conto de Fadas (Fairy Tales)
Histórias que se baseiam em contos folclóricos , tradições culturais e narrativas fictícias. Não abrangem necessariamente o mundo das ‘fadas’, mas podem dar ênfase na fantasia folclórica desse grupo de seres sobrenaturais.
3. Capa e espada ou Capa e feitiçaria (Sword and Sorcery)
Também pode ser conhecida como ‘Fantasia Heroica ’. Retrata heróis ou heroínas em suas grandes aventuras (em busca de seus próprios interesses, ou em uma grande luta entre o ‘bem e o mal’). Podem aparecer elementos que remetem a magia e o foco central está na figura do herói que conduz a aventura. Uma grande fonte de fantasia heróica são os contos bíblicos e contos da mitologia grega e nórdica.
4. Fantasia Científica (Science Fantasy)
Une fantasia com ficção científica, podendo chegar a substituir a ciência pelo uso da magia, ou comparando as duas forças. Incluí sub-subgêneros como Romance
planetário, Espacial e Mundos paralelos.
5. Dark Fantasy (Fantasia Sombria)
Incorpora temas mais assustadores na fantasia. É fantasia combinada com elementos de horror. O termo é usado como sinônimo de terror sobrenatural e gótico, ou como uma alternativa para os conceitos de terror\gótico que são “muitos escuros” e tem características próprias. Refere-se a obras fantásticas que têm uma atmosfera sombria, ou uma sensação de horror e medo.