https://media.themoviedb.org/t/p/w500_and_h282_face/A1Larywbw79kZQqkvCEiPHJqdLN.jpg
Animação Japonesa
Tem versão dublado em Inglês
Terror/Mistério ‧ 1h 21m
Satoshi Kon era um diretor conhecido por suas imagens meticulosas, personagens invasivos e enredos que alteram o tempo. Os filmes lendários de Kon são tão famosos no mundo dos thrillers psicológicos que você provavelmente já viu mais cenas dele recriadas em outros filmes do que nos seus próprios.
Infelizmente, Kon faleceu em 2010. Embora interrompido, o trabalho que ele fez em sua carreira repercutiu no cinema futuro e cultivou uma base de fãs dedicada em todo o mundo.
https://media.themoviedb.org/t/p/w500_and_h282_face/tSkeqUxitsSpjgjThGh7nimCa1K.jpg
Hoje estou começando minha jornada no mundo do Sr. Satoshi Kon. Sim, isso significa que estou falando de nada menos que seu clássico de estreia, Perfect Blue.
Perfect Blue encena Mima, uma jovem que se mudou para Tóquio para se tornar cantora. No entanto, a banda em que ela participa não é exatamente popular. Seus fãs são poucos, mas têm grande admiração – alguns próximos da obsessão. Mima também parece ter talento para atuar. Seu produtor, quando tem a chance, toma uma decisão desesperada de removê-la da banda e mudar seu foco de ídolo pop para atriz. Embora seu mentor Rumi desaprove a ideia, a própria Mima concorda com a mudança, convencendo-se de que é isso que ela quer. Esta decisão é o incidente instigante que leva ao resto do filme.
Se você é fã da própria rainha do suspense, Jodie Foster, provavelmente entenderá a referência de Kon ao Silêncio dos Inocentes. O filme de sucesso de 1991 estrelou Foster como uma jovem detetive presa em uma batalha mental contra um serial killer, enquanto tenta desvendar o mistério de uma recente série de assassinatos. Silêncio dos Inocentes é um filme incrível e respeitado devido ao mergulho na psicologia de seus personagens e, claro, à atuação surpreendente de Jodie Foster.
Perfect Blue, no entanto, leva esse mergulho profundo a um nível totalmente novo. A primeira fala de Mima como atriz é: “Quem é você?” Essa é uma frase que se repetirá indefinidamente, enquanto ela se pergunta o que ela realmente é: um ídolo pop ou uma atriz - e se ela se arrepende de sua decisão. Os acontecimentos que se desenrolam apenas a convencem de seu arrependimento. Logo seu estado mental se desfaz, permitindo que sua consciência penetre no filme. Agora estamos presos na mente de Mima Kirigoe.
O início do filme é apenas preparado para chegar a esse ponto. O que se segue é um ciclo contínuo de sonhos pelos quais Mima passa. Alguma coisa acontece, ela acorda, isso se repete. É uma maneira extrema de criar uma imensa tensão. Começa a não ficar claro o que é realidade, o que é sonho e qual é o enredo real. Eles se misturam a ponto de não haver uma maneira real de saber o que aconteceu e o que não aconteceu. Adorei assistir essa sequência. Todo o colapso da psique de Mima é ridículo, perturbador e emocionante de assistir. Toda essa tensão acumulada leva ao melhor final que realmente poderia ter acontecido.
[o resto da ánalise tem spoiler]