O mundo de Game of Thrones pode finalmente chegar às telonas.
A Warner Bros. vem desenvolvendo discretamente pelo menos um filme ambientado no universo épico de fantasia de George R.R. Martin, conforme relatado pelo The Hollywood Reporter.
Fontes diversas descrevem o projeto como estando em estágio inicial de desenvolvimento, sem cineasta, elenco ou roteirista envolvidos ainda. No entanto, a empresa está interessada em explorar a ideia de levar Westeros para os cinemas.
A iniciativa pode representar uma mudança na estratégia da empresa em relação à franquia. Os showrunners da série original de Game of Thrones (David Benioff e Dan Weiss) queriam encerrar a série com três filmes em vez da temporada final de 2019. Martin também gostava da ideia de um filme e disse ao The Hollywood Reporter em 2014 que conceitos estavam sendo discutidos. Mas, por muito tempo, a HBO resistiu à ideia, preferindo manter a série como uma propriedade exclusiva da emissora.
Desde o fim da série original, no entanto, ocorreram inúmeras mudanças nos cargos executivos da empresa (com a HBO agora liderada por Casey Bloys e o estúdio de cinema sob a direção de Mike DeLuca e Pam Abdy), bem como no panorama entre cinema e TV. Hoje, há uma maior disposição para transitar propriedades cinematográficas entre as telas grandes e pequenas. Exemplos incluem o sucesso de bilheteria The Batman, de Matt Reeves, que gerou o spin-off aclamado The Penguin na HBO; a série Dune: Prophecy da Max, que segue o sucesso dos filmes de Denis Villeneuve; a nova adaptação dos romances de J.K. Rowling, Harry Potter, que a HBO está preparando como série de TV; e os novos filmes de O Senhor dos Anéis em desenvolvimento pela Warner Bros., enquanto a Amazon lança sua série Os Anéis de Poder. Em resumo: a ideia de que uma franquia de gênero precisa ser ou filme ou série de TV tornou-se ultrapassada, então não é surpresa que Thrones possa ser a próxima propriedade a cruzar essas mídias.
Em 2022, a HBO lançou a bem-sucedida série prequela House of the Dragon, que recentemente exibiu sua segunda temporada. A emissora também tem a série prequela A Knight of the Seven Kingdoms planejada para 2025. Outros projetos estão em desenvolvimento também. Um território tentador ainda não explorado são as histórias situadas após a série original, já que todos os projetos de sucessão filmados até agora foram prequelas.
Conteúdo de Thrones já apareceu ocasionalmente nos cinemas, com a HBO exibindo episódios importantes da série original em sessões limitadas ao redor do país para ajudar a promover o programa.