FIM DE UMA ERA: Patrícia Kogut passa a assinar críticas às quintas e aos domingos, e coluna diária de TV ganha novo visual e nome: Play

Desde 1998 à frente da seção diária, Patrícia acompanhou de perto grandes mudanças na telinha, como a chegada do streaming e dos realities; Anna Luiza Santiago assume o espaço neste sábado (1º)

Se a forma de consumir o que é produzido em televisão está em transformação, a cobertura do assunto no GLOBO também — e a partir de amanhã o leitor ganha mais opções para se informar e escolher melhor ao que assistir. A jornalista Patrícia Kogut passa a publicar, toda quinta-feira e todo domingo, críticas ainda mais aprofundadas sobre novelas, séries ficcionais e documentais, nacionais e internacionais, da TV aberta e de plataformas de streaming. A coluna diária, agora batizada de Play, ganha o comando da jornalista Anna Luiza Santiago, com tramas de novelas, entrevistas e outros conteúdos exclusivos.

— Nosso desafio de fazer o melhor jornalismo vai se renovando e evoluindo com a mudança de comportamento da sociedade. Isso é bem claro na TV: o consumo de séries, novelas e outros programas é diferente do que era há 20 anos, quando não havia o streaming — diz Alan Gripp, diretor de Redação do GLOBO. — A oferta é bem maior hoje, e ter duas colunistas dedicadas ao tema, cada uma à sua maneira, vai nos ajudar a oferecer mais conteúdos relevantes para os leitores.

Conjunto da obra

No jornal desde 1995, Patrícia foi repórter da Revista da TV, editora do suplemento e colunista interina até virar titular da seção diária em 1998. Foi sob sua gestão que a cobertura de TV ganhou um blog — que depois virou site, com recordes de acessos mensais.

— Quando entrei no jornal, a TV paga havia acabado de chegar ao Brasil e fui para essa área. Conheci um setor que estava começando, fiz fontes que me acompanharam a vida inteira e observei muita transformação — diz Patrícia. — Vi a televisão aberta ficar mais participativa, a chegada dos reality shows, a possibilidade de o telespectador poder decidir a que assistir em pay-per-view, video on demand, streaming…

Ao cobrir a chamada “era de ouro das séries americanas” (cujo marco temporal é “Família Soprano”, de 1999, seguida por outros clássicos como “Breaking bad” e “Mad men”), a jornalista intensificou mais a crítica televisiva. Esse tipo de texto ganhou espaço nobre na coluna, e agora a intenção é que ele tenha destaque ainda maior. As produções resenhadas ganham também cotação: de ótimo (cinco estrelas) a muito ruim (com uma só).

— Escrever críticas me trouxe um enorme prazer. A este trabalho quero me dedicar com mais profundidade agora — diz Patrícia, que pretende, com os textos, fazer uma curadoria para o leitor diante da profusão de conteúdos. — Vou escolher programas que, acredito eu, os leitores vão gostar. E a leitura vai se tornar ainda mais prazerosa, porque o projeto gráfico das páginas, do craque e editor executivo Alessandro Alvim, ficou bem bonito.

No foco

No dia a dia do impresso e do site, a Play mantém elementos que fazem da Coluna Patrícia Kogut uma das mais relevantes do Brasil: “furos”, o jargão jornalístico para notícias em primeira mão, detalhes das tramas, bastidores de produções da TV aberta e do streaming, entrevistas com artistas em voga. Agora fazendo sucesso também no streaming (o interesse em “Todas as flores”, do Globoplay”, é prova disso), novelas continuam sendo um braço forte da cobertura. E, claro, as populares notas “dez” e “zero” não saem de cena. Criadas em 1990 pela jornalista Lúcia Leme, são um dos maiores sucessos da cobertura ainda hoje.

Crítica de Patrícia Kogut e coluna Play em versão mobile — Foto: Arte O GLOBO

Crítica de Patrícia Kogut e coluna Play em versão mobile — Foto: Arte O GLOBO

— O “dez” e o “zero” refletem o que está acontecendo na TV e no streaming — diz Anna Luiza, que está no GLOBO desde 2008 e agora assume o posto depois de trabalhar com Patrícia desde 2011. — Eles estimulam um debate entre os seguidores nas redes e fazem com que a coluna fique mais próxima dos leitores.

As redes sociais da Play e o site ganham novos endereços a partir de amanhã. Patrícia Kogut continua também com seu Instagram oficial, e as críticas ganham um ambiente especial digital.

— Patrícia sempre teve um olhar atento para internet. Há atenção constante com o que a nossa audiência quer ler também on-line — lembra Anna Luiza.