Frutas comuns aqui em Pernambuco: já provaram?

Nem todas devem ser nativas daqui, muito menos apenas encontradas em Pernambuco. Mas são as frutas mais comuns de se encontrar em Pernambuco, que todo mundo conhece, já viu vendendo na feira ou até já viu a árvore na casa de alguém.

1. Araçá, parece uma goiaba pequena, o sabor é bem semelhante a goiaba, porém um pouco mais azeda.

2. Jambo roxo, fruta bem comum por aqui, as árvores deixam p chão todo roxo no tempo de floração. O fruto tem a polpa branca. É sabor doce-azedo, um pouco sem graça. A polpa não dá pra fazer suco.

3. Acerola, é bem conhecida por ser rica em vitamina C. Acho bem ruim pra comer, pq é só azeda. Mas o suco é bem gostoso.

4. Pitanga, parece com a acerola, mas quando tá bem madura é docinha. Acho o suco mais gostoso que o suco da acerola. Mas é um trabalho enorme pq tem que separar os caroços p/ poder passar no liquidificador, e elas são bem pequenas e frágeis.

5. Carambola, é uma fruta bem gostosa e refrescante, o suco tbm é bom. Mas tem vários mitos sobre ela, que não sei quais são verdades ou mentira. Já ouvi falar que são abortivas. Que são carregadas de uma toxina perigosa (oxalato) que não é absorvida pelo organismo e pode causar pedras nos rins e insuficiência renal.

6. Azeitona preta, em alguns lugares é conhecida por jamelão. Nada tem a ver com a azeitona salgada que vende em conserva, de onde se extrai azeite. As azeitonas pretas (que aqui são chamadas apenas de azeitonas), são bem doces, mas é uma fruta que se encontra no mato, e não tem muito valor comercial.

7. Fruta-pão, nem sei porque tem tanto disso em Pernambuco. Eu acho horrível, comem pra acompanhar carnes. Fazem mais ela cozida, como se fosse uma macaxeira ou inhame.

8. Jaca, tbm tem muito aqui. É uma fruta de cheio muito forte, provavelmente se abrirem uma jaca na sua casa, até a vizinha da outra rua vai saber. É enorme e complicada de comer , pq é viscosa e tem um leite que parece cola.

9. Cajá/Seriguela/Umbu, coloquei essas 3 juntas, pq são bem parecidas. O cajá é laranja e muito azedo, só presta pra fazer suco. A Seringuela é igual o cajá, mas é bem doce e não costuma ser usada pra suco apenas consumo in natura. O Umbu é verde, e tem um sabor mais azedo que o cajá, tbm usam do pra suco.

Consegue distinguir? (pra mim é tudo igual)

10. Manga Rosa, a preferida das mangas por ser muito doce e suculenta. Tem um cheiro muito bom e todo mundo ama.

1 curtida

Eu sou APAIXONADO por isso.

1 curtida

Seriguela tem um pé em frente de casa. É muito gostosa

2 curtidas

acerola rei dos sucos

5 curtidas

Pisa no cajá por ser doce.

Já sim

Jambo flop

Umbu rei pisa em todos

1 curtida

Já tive pé de araçá, acerola e tenho pitangueira

1 curtida

acerola e seriguela hinariasssssss

1 curtida

nossa eu amo carambola com sal

faz decadas que nao chupo
parece que sumiu pra vender…

1 curtida

Acerola Eu amo
Carambola mais ou menos

1 curtida

Na minha antiga casa tinha dois pés de jambo roxo e um de jambo branco

Quando tava no tempo o quintal ficava todo rosa do fiozinho q elas soltam, era lindo

1 curtida

Pense numa fruta que comi tem mais de anos e é boa é essa cajá. Deliciosa demais, porém difícil de achar se não for em canto que tenha pé.

Muito boa mesmo

acerola a primeira fruta do mundo

No centro do Recife é bem comum jambeiros, são o terror dos moradores qdo estão na época de soltar aquelas flores. Deixa as calçadas tudo roxinha kkkkk.

Nenhum suco e mais gostoso que um suco de acerola

Suco de acerola é top 3. Meu vizinho tinha um pé aqui em Osasco

Acerola e Pitanga são bem comuns aqui no sul tbm
De outras aqui já vi carambola e jaca que nunca comi

na foto da fruta pão estão 3 jacas kkkk… fruta pão aqui oh

1 curtida

eu como um bom pernambucano, como todas citadas e amo muito

azeitona uma dlç
sou viciado