Galera que já fez/faz terapia/consulta psiquiatra online, vocês recomendam?

Eu fiz terapia e consultas psiquiatras durante três anos de forma presencial no SUS, mas tive que parar por causa do faculdade, que era integral

Mas agora eu me formei e tenho condições de migrar para o particular, mas os horários (e os preços) acessíveis são ofertados principalmente de forma online. Então estou considerando aderir a esse formato de consulta

No entanto, apesar de conhecer pessoas que fazem e recomendam fazer consultas online, tenho um pouco de receio. Deduzo que falar com a tela de um computador possa reduzir a interação entre médico/terapeuta e paciente, mas talvez possa ser só achismo e insegurança minha.

Além disso, tenho medo de que o fato de eu ter uma experiência prévia em consultas presenciais atrapalhe a minha adaptação com consultas onlines

Vocês que já tiveram ou tem experiência com consultas onlines, recomendam?

Além disso, sabem dizer se o atendimento de psicólogos e psiquiatras difere muito no SUS e no particular?

Eu fiz um tempo

Se vc morar sozinho ou tiver um local com privacidade para fazer é de boa

Eu faço terapia online há quase um ano, e eu adoro.
Depende muito do profissional que você vai escolher, da abordagem, de ser um bom psicólogo.

Tudo isso conta, você tem que tentar com algum inclinado na abordagem/área que você tinha vivência no SUS, para não ser um choque

1 curtida

Fora que eu acho muito prático ser online, porque pode ser de qualquer lugar, não tem empecilhos geográficos, então isso viabiliza o cuidado da saúde mental. Para mim não toma de ser presencial, não tenho dinheiro para ir no centro de SP toda semana kkk

Se eu tivesse tempo e dinheiro faria presencial (fiz durante 3 anos) mas hoje é inviável

como alguém que sempre fez presencial e migrou pro online eu digo, no começo é estranho mas vc se acostuma

Depende mt do profissional, mas a tendência é ser melhor no particular pq os profissionais do SUS as vezes estão sobrecarregados, mas tb n sei qual é a realidade aí kkkkk

A dinâmica e relação entre profissional e paciente não sofre danos nesse formato?

Alguma dica de como escolher um bom profissional? Como você escolheu o seu? Você já buscou alguém que fazia consultas online ou migrou para esse formato depois?

Eu quero fazer online por causa do horário mesmo, não consigo fazer entre 8h-18h

Quais foram as principais dificuldades que você teve ao migrar para o online? Quanto tempo demorou até superá-los?

Ai, eu moro em uma cidade muito pequena, onde não há psiquiatra. Então o SUS encaminha para a cidade vizinha. A Psiquiatra de lá me tratava muito, mas muito mal. Eu cheguei lá em uma crise depressiva que me deixou três meses acamado e com dificuldade de falar, e ela me tratou com desdém

Eu tenho um perfil muito diferente do que ela atende. Os pacientes dela em sua maioria são idosos com questões mentais complexas, então quando apareceu um adolescente com depressão profunda, ela não levou a sério. Além disso, ela tem uma péssima reputação na minha cidade por tratar mal os pacientes. Como todo mundo que usa o SUS aqui passa por ela, acaba que ela ganha popularidade (negativa)

Não volto lá nem que eu tenha que morrer. A psicóloga, por outro lado, salvou a minha vida. Só não volto por causa dos horários mesmo

recomendo sim, minha empresa paga zenklub e eu me esbaldo nas consultas

Sofre né

A abordagem da uma mudada

Eu busquei de acordo com minha demanda. No meu caso, foquei em achar um psicólogo que seja especializado na comunidade LGBT. Você precisa ver o que estava sendo mais trabalhado nas suas sessões, e procure algum profissional que tenha o foco nisso (trauma, bipolaridade, problemas de afeto, etc).

Tive uma sessão com ele, nem foi cobrada, e eu gostei dele, senti entusiasmo com meu caso e estamos aí. Tente ver alguns profissionais e avalie se sente conforto em falar com ele, explique sobre ter passado anos com outro profissional e etc.

Eu já busquei um que faça online desde o princípio, pq por conta do meu outro trabalho, não tinha como ser presencial.

eu acho que depende muito se vc vai ter privacidade na hora da consulta

Eu sempre fui muito do presencial, gosto do contato, de saber que se eu desabar vai ter alguém ali fisicamente comigo… mas é tudo questão de costume, com 1/2 meses já tava acostumado com o online

Pois é, psiquiatras de forma geral são mais cuzões mesmo já que estudaram pra mediciona e não pra clinicar em terapia (óbvio que tem uns que se especializam, buscam conhecimento etc.) mas que bom que sua experiência com a psicóloga foi bacana. Como eu disse, vai muito do profissional mesmo, tem profissionais na rede pública bons e ruins e na rede privada também. Porém a tendência é ser melhor no particular pq ali a sobrecarga é menor, a pessoa está empenhada em captar o cliente já que não existe a segurança de emprego fixo etc.