Gente? Mulher em BH é multada em R$ 18.250 mil por criar jabuti em casa // Att. Membros denunciam avós

Uma moradora do bairro Santa Amélia, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, foi multada em R$ 18.250 mil por manter em cativeiro um filhote de jabuti-piranga. O animal foi resgatado nesta segunda-feira (2).

De acordo com a Polícia Militar do Meio Ambiente, o jabuti-piranga está em perigo de extinção. Os agentes foram até a casa da mulher após receberem denúncia de cativeiro ilegal de animal silvestre.

Além do jabuti, no imóvel foi apreendido um terrário. A suspeita de cometer crime contra a fauna confirmou não possuir nenhum documento autorizativo do órgão ambiental para manutenção do réptil em cativeiro.

Ela assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e deverá se apresentar ao Juizado.

Legislação
De acordo com informações da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o animal é protegido pelo IBAMA e está na lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção. Como todos os animais silvestres, requerem autorização especial do IBAMA para serem criados em cativeiro. Existem duas espécies de jabutis reconhecidas no Brasil: jabuti-piranga (Geochelone carbonaria) e jabuti-tinga (Geochelone denticulata). Vivem, em média, 80 anos, mas podem chegar até os 100 anos.

Uma pena que eles estejam em extinção, a multa poderia ser maior inclusive***

8 curtidas

nem sabia que era proibido
minha amiga tinha um na laje dela

Ctz que foi uma denuncia de alguem que n gosta dela

6 curtidas

E a multa ainda foi branda, essa aqui foi em 69 mil

1 curtida

Provavelmente, mas se tá errado tem que denunciar mesmo

Ela deveria ter entregue ao Ibama

meio burra né
se fosse um jabuti normal acho q podia

CANCELA: todos os jabutis de acordo com o google nao pode

as diferenças (eu nao sabia direito)

3 curtidas

chocado
minha avó tinha uma na casa dela

2 curtidas

Eu assim pq tbm ja tive jabuti

36 curtidas

Ia falar isso sis, essa já é a espécie mais comum e está ameaçada de extinção :choro:

1 curtida

que triste, eu não fazia ideia
sempre vi várias pessoas na internet tendo eles como pets

1 curtida

xandão não perdoa

1 curtida

@ibama vem aqui dar olhada nas respostas do tópico

1 curtida

Eu achava que eles eram mega comuns pq é tão “fácil” conseguir um

Conheço muita gente que tem (ou tinha)

Antes fosse ele, o tráfico de animais aqui no Brasil é um mercado gigante

meu deus e o pior é que no norte é super comum pessoal criar jabuti
ja tive trabalho de escola onde o jabuti passava 1 dia na casa de cada aluno kkkk

16 curtidas

Bichas, aqui no interior se eles vierem multar vai multar quase todas as residências e vai ter uma um ato nas ruas kkkkkkkkkk

Aqui tem demais, muita gente cria como pet. E elas tem muitos filhotes.

Eu vi aqui e tem 2 espéciais que podem, mas tem que ser criadas em cativeiros, não pode pegar eles do habitat natural

1 curtida

Sim, procriam demais, aqui no interior de Pernambuco é comum, muito fácil de achar em qualquer residência.

Uma conhecida de minha mãe insistiu pra caralho doar uns pq a dela deu vaaarios filhotes

Saiu distribuindo pela rua toda

1 curtida

as piticas são muito queridas, dóceis e lindas
por isso acabam virando pet

1 curtida