GIGWISE revisita o 'Solar Power': "Finalmente obtendo o crédito que merece"

É HORA DE REAVALIAR O ‘SOLAR POWER’ DA LORDE

FINALMENTE OBTENDO O CRÉDITO QUE MERECE

Quando o Solar Power saiu pela primeira vez, a recepção foi bem morna. Adjetivos como sem inspiração ou impotente foram usados ​​por alguns críticos para descrevê-lo. Muitos fãs simplesmente o chamaram de chato, mantendo-se leais aos pianos de alta energia e ganchos maiores do que a vida do Melodrama de 2017.

O segundo álbum aclamado pela crítica, que tratou do tema do coração partido de uma forma vulnerável, mas incrivelmente madura, foi uma bênção e uma maldição para a ícone neozelandesa pós-milenar. Fazer um álbum que resiste ao teste do tempo e reúne uma base de fãs diversificada não acontece com todos os artistas. Mas convencer o público principal a superar isso e ver valor em algo muito diferente pode ser um grande desafio.

Após seu lançamento como single principal em junho de 2021, a faixa-título gerou comentários principalmente negativos dos fãs. O vídeo - no qual Lorde aproveita as vibrações do verão em uma praia paradisíaca - rapidamente atraiu comparações com um comercial da Dove. Infelizmente, um exército de Zoomers (literalmente, já que a era do álbum se desenrolou no auge da pandemia de Covid) não iria abandonar seus Dr Martens e desfrutar de uma caminhada descalça nas areias do paraíso aquático de Solar Power. A maioria dos fãs não se identificou com o novo material.

Os singles seguintes do álbum não conseguiram elevar o moral da base de fãs. ‘Stoned at the Nail Salon’ era muito parecido com ‘Wild at Heart’ de Lana Del Rey, alguns argumentaram. ‘Mood Ring’ chegou muito perto da cultura do bem-estar que satirizava, afirmou Anthony Fantano. A faixa de abertura de Solar Power, ‘The Path’ - uma das melhores músicas de Lorde - também foi muito criticada. “Ela é mimada”, diziam as pessoas. “Se você está se gabando de não atender ligações da gravadora na faixa de abertura, pode muito bem ficar com isso”. Isso não faz sentido. Numerosos artistas masculinos expressam atitudes semelhantes e recebem elogios por isso. Mas é improvável que eles os expressem em uma música. Porque suas músicas devem tocar no rádio.

Lorde sempre foi uma artista interessada em descrever o mundo ao seu redor com precisão de laser. Seu relato de ser uma adolescente na Nova Zelândia era cru e rico em detalhes. A maneira como ela escreveu sobre o coração partido no Melodrama combinou dor emocional com a perspectiva de uma jovem educada e amorosa que não iria insistir nisso nos próximos quatro álbuns. Quando chegou a hora de escrever outro projeto, como milionária do país mais livre de Covid do mundo, ela mais uma vez descreveu sua perspectiva com honestidade e brilho diário. Descrições íntimas de medo do palco em ‘The Man with the Axe’ ou luto pela morte de seu cachorro em ‘Big Star’ são exemplos perfeitos. Mas desta vez não gostamos tanto.

Como fãs da cultura pop, adoramos procurar vídeos de Britney Spears ou da princesa Diana sendo perseguidos por paparazzi e expressamos nossa desaprovação de tal assédio na seção de comentários. Mas quando Lorde se chamou de “adolescente milionária tendo pesadelos com o flash da câmera” em ‘The Path’, não consideramos isso corajoso ou particularmente importante. Na mesma música, ela também afirmou que não seria nossa salvadora, não tiraria nossa dor – o que é uma jogada foda, considerando o que alguns artistas fariam para vender seus discos.

Como uma pessoa nascida em 1996 (assim como Lorde), eu me identifico com ‘Secrets from a Girl (Who’s Seen it All)’ em um nível profundo. “Dançando com minhas garotas, tomando apenas dois drinques e depois indo embora. É uma coisa engraçada, pensei que você nunca ganharia autocontrole”, ela canta com uma sensação de realização em sua voz. Solar Power é um álbum em grande parte sobre ter 25 anos. É aquela época da sua vida em que você ainda gosta de uma boa festa, mas você não iria para uma farra de três dias com um cara de quem você nem gosta. É amar o amor e amar a vida, mas não da mesma forma que você fazia quando estava em seu primeiro relacionamento. Da mesma forma, ‘Oceanic Feeling’ é sobre crescer para apreciar a natureza e a calma que ela oferece - um tópico tão importante para a era moderna. Por meio de luxos simples disponíveis para aqueles que são suficientemente privilegiados, como flora, água limpa e luz do sol energizante – podemos nos reavaliar e apreciar o quão longe chegamos. É sobre a importância de lutar contra a fadiga do Instagram, ignorando as irritações de seus amigos em Ibiza, rejeitando guerras culturais online e consumismo intermináveis.

Não posso mais atrasar minha conclusão. Solar Power é o meu álbum favorito da Lorde. Eu sempre volto a ele durante as férias ao ar livre. Coloquei para tocar em uma barcaça durante uma onda de calor. Era a trilha sonora de minhas longas caminhadas pela floresta e noites estreladas. Funciona. As guitarras folclóricas e sonhadoras do álbum me lembram Taming the Tiger, de Joni Mitchell, de 1998, composta em grande parte em uma guitarra aprimorada por um pedal Roland e reunida com uma dose semelhante de indiferença inconformista. É um registro da natureza. É um recorde de acampamento. É um disco de maconha. É um disco contemplativo. Agora que a maioria de nós tem nossas liberdades de volta – é hora de dar outra chance, de preferência em um ambiente natural.

Fonte:

3 curtidas

Venham! @Royals

Ainda ouço o album

1 curtida

Solar Power é maravilhoso, o mundo ainda enxergará

1 curtida

Ouvi-lo durante uma viagem de carro à praia pela manhã é uma experiência indescritível.

Fallen Fruit melhor música

1 curtida

Amoooooooooo!

a minha favorita do álbum é odiada por todos kk

A concatenação das músicas é o pior fator limitante do álbum. No geral, não é ruim, gosto muito de oceanic feelings.

Isso aqui é tão real que eu não consigo nem descrever o quanto eu me sinto representado. Acho que por isso eu gostei tanto do álbum.

A mais odiada é Stoned
Pelo menos por mim

A minha favorita é “The Man With The Axe”, e a que eu menos gosto é “Dominoes”.

edit: chorei horrores durante “Stoned” no Primavera Sound kkkk

Eu choraria de desgosto sis
Ela é the man eu sempre pulo kkk

eu amo o solar power. eu entendo as críticas e concordo com algumas, mas o album continua bom liricamente e tem umas melodias boas, mesmo as que nao crescem.

muito ansioso pro que a lorde vai inventar no proximo album. eu amo o jeito como a cabeça dela funciona.

The Man eu amo porque acho extremamente bem escrita, e o fato de ter sido inicialmente um poema de amor, me traz uma sensação totalmente diferente quando ouço

Já Stoned é MUITO a fase atual da minha vida, eu me identifiquei horrores com tudo que ela escreveu nessa música

sabemos que ela vai se reinventar de novo, ou seja, não vai soar como o Solar Power, e nem como os outros dois kkkkkk AMO ser fã de ARTISTA

oii é pra ler?

Não
É pra imprimir e enfiar no toba

N

1 curtida

o scat power deve ser mesmo

A surra no slime, witness e teenage pum