A audiência de Terra e Paixão está abaixo da expectativa da Globo e nos bastidores a emissora avalia encurtar a duração da novela rural. A história das nove estava prevista para terminar no início de 2024, mas pode chegar ao fim entre outubro e novembro para ser substituída por Todas Flores, que teve um excelente desempenho no Globoplay. Para janeiro do ano que vem, continua a previsão de estreia do remake de Renascer. Procurada, a Globo negou a informação.
Inicialmente, Terra e Paixão tinha previsão ficar no ar até janeiro de 2024, com cerca de 221 capítulos, com isso, teria a maior duração de uma trama nos últimos 10 anos, quando a Globo exibiu Amor à Vida (2013).
Porém, o Ibope da novela que conta com os atores Tony Ramos, Cauã Reymond, Glória Pires e Barbara Reis ainda não chegou aos 30 pontos como esperado. Nas seis primeiras semanas de exibição, totalizando 36 capítulos, Terra e Paixão marcou média de 24,7 na Grande São Paulo, de acordo com aferição da Kantar Ibope Media. No mesmo período, Travessia atingiu 23,3 e Pantanal, 27,7 pontos.
O NaTelinha apurou que a expectativa da Globo era de que a nova novela de Walcyr Carrasco tivesse números similares ou superiores a trama rural de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi. Além disso, um monitoramento interno percebeu pouco interesse do público nas redes sociais. As disputas pela sucessão da família La Selva tem baixo engajamento.
Todas as Flores no lugar de Terra e Paixão
Terra e Paixão também trouxe outro problema para a emissora. Renascer, novela que está prevista - oficialmente até o momento - para substituí-la no horário das nove tem o mesmo arco dramático. Uma história rural onde um filho é renegado pelo pai após a morte da mãe no parto.
Diante deste cenário, o NaTelinha apurou que a Globo estuda antecipar o fim da trama para outubro ou novembro e colocar em seu lugar a exibição da novela Todas as Flores, que bateu recorde de horas de consumo no catálogo do Globoplay. O folhetim escrito por João Emanuel Carneiro tem 85 capítulos e seguiria até janeiro de 2024.
Segundo uma fonte ouvida pela reportagem, com a decisão a Globo resolveria dois problemas. A repetição de trama entre duas novelas seguidas e transmitir um produto que tem força para elevar a audiência da faixa.
O grupo de discussão promovida pela Globo indicou que o público não comprou o drama da mocinha Aline (Barbara Reis) e seu triângulo amoroso com os irmãos Daniel (Johnny Massaro) e Caio (Cauã Reymond). A trágica morte do personagem de Johnny Massaro foi antecipada e será a principal aposta para provocar uma reviravolta nos rumos de vários personagens e fazer o canal atingir números acima dos 30 pontos.
A Globo aguarda a reação da audiência diante dessas mudanças para bater o martelo sobre o corte na quantidade de capítulos da novela de Carrasco. Procurada pela NaTelinha, o canal informou que não procede a informação sobre o encurtamento de Terra e Paixão e de que Todas as Flores será sua substituta.