Globo busca substituto para César Tralli na GloboNews; Natuza Nery é convidada

No comunicado da Globo que anunciou a saída de William Bonner do Jornal Nacional na segunda-feira (1º), uma peça do quebra-cabeça ficou faltando: quem substituirá César Tralli no Edição das 18h da GloboNews? O fato chamou a atenção nos bastidores.

O motivo da falta do nome é que não houve uma definição a tempo para o anúncio programado desde a semana passada. A coluna apurou que o desejo da direção do canal de notícias é ter Natuza Nery no comando do telejornal.

A ideia era ter um trio querido pelo público da GloboNews em sequência na grade: Andréia Sadi, Julia Duailibi e Natuza Nery, uma seguida da outra. Mas o caso está um pouco mais complicado do que se esperava.

A grande questão é que, nas primeiras abordagens, Natuza voltou a dizer que não deseja ser apresentadora. Ela está feliz na função de comentarista. Além disso, ela já comanda o podcast diário O Assunto, o que lhe demanda muito tempo.

A Globo ainda não desistiu, mas caso Natuza recuse mesmo, outros nomes serão avaliados pela direção. A ideia é definir ainda neste mês a situação do programa. A empresa aguarda essa definição para anunciar formalmente a estreia de Rafael Colombo, que vai comandar o Conexão GloboNews junto com Camila Bomfim e Leilane Neubarth.

César Tralli vai substituir William Bonner no Jornal Nacional a partir de novembro. Em 2026, Bonner estará, junto com Sandra Annemberg no Globo Repórter. Roberto Kovalick fará o Jornal Hoje e Tiago Scheuer assumirá o Hora 1.

No JN, Tralli não vai assumir um cargo de editor-chefe. Ele terá liberdade para fazer apurações como repórter e terá influência na linha editorial, mas em escala menor —algo semelhante ao que aconteceu com o próprio Bonner, entre 1996 e 1999. Cristiana Sousa Cruz, treinada por Bonner nos últimos anos, é quem assumirá essa função.