Governo encontra móveis do Alvorada após Lula culpar Bolsonaro e recomprar peças de luxo

A Presidência da República encontrou todos os 261 bens do patrimônio Palácio da Alvorada que estavam desaparecidos e que foram motivo de troca de farpas entre os casais presidenciais Lula da Silva e Bolsonaro.

A disputa teve início durante a transição de governo, no início do ano passado, quando Lula (PT) e a primeira-dama Janja reclamaram das condições da residência oficial e apontaram que alguns móveis do patrimônio estavam faltando, quando Jair Bolsonaro (PL) e sua mulher Michelle Bolsonaro se mudaram do local.

A ausência dos móveis também havia sido um dos motivos alegados pelo novo governo para o gasto de R$ 196,7 mil em móveis de luxo, como revelado pela Folha.
O levantamento do patrimônio do Palácio da Alvorada, para o período de 2022, foi concluído no fim do ano passado, pela Comissão de Inventário Anual da Presidência da República. As atividades haviam apontado preliminarmente que 261 bens citados não haviam sido localizados durante os trabalhos.

A Presidência da República então afirma que uma nova conferência havia sido realizada no início do ano de 2023, já durante a gestão de Lula. Então esse número de bens desaparecidos diminuiu para 83.

Com a conclusão dos trabalhos, em setembro do ano passado, contatou-se que nenhum móvel ou bem do patrimônio do Palácio da Alvorada estava extraviado.

A Folha questionou a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) em qual local específico do Alvorada os móveis foram encontrados. A secretaria disse que eles estavam “nas diversas dependências” do palácio, sem fornecer mais detalhes. De acordo com pessoas com conhecimento do tema, boa parte estava em um depósito.

A chamada “guerra dos móveis” teve início nos primeiros dias de 2023, quando o presidente Lula reclamou de começar o seu governo vivendo em um hotel, sem poder se mudar para a residência oficial do Palácio da Alvorada. Reclamou do estado de conservação das residências oficiais do Alvorada e da Granja do Torto.

Durante um café da manhã com jornalistas, afirmou que Jair Bolsonaro e sua mulher Michelle “levaram tudo”.

“Não sei se eram coisas particulares do casal, mas levaram tudo. Então a gente está fazendo a reparação, porque aquilo é um patrimônio público”, afirmou o presidente, que ainda retomou o tema instantes depois.

“Pelo menos a parte de cima [do palácio], está uma coisa como se não tivesse sido habitada, porque está todo desmontado, não tem cama, não tem sofá. Possivelmente, se fosse dele, ele tinha razão de levar mesmo. Mas, ali é uma coisa pública”, completou.

22 curtidas

O crime q o Lula fez imputando falso crime ao Bolsonaro… N meus amores

Meu deus kkkkkkkkkk

Jesus

Old que a Esbanja escondeu tudo para justificar a re-decoração

1 curtida

Parabéns esbanja

meu deus a janja nao tem limites

desafio pro governo lula: ficar 1 dia sem meter o pé pelas mãos

dificuldade: impossível

Que mico meu deus
Devem ter achado tudo no apartamento da janja

18 curtidas

esbanja esbanja esbanja

Ela fazendo um bazar com os moveis do povo. Eu troh

1 curtida

mais um delirio de consumo da esbanja bloom

1 curtida

Não só foram encontrados, como foram encontrados no próprio alvorada?
Pqp esses inúteis não conseguem sequer PROCURAR no mesmo ambiente?

17 curtidas

E eu defendendo a Esbanja

3 curtidas

BOTA FORA DA JANJA!!!

A gerente endoidou! Tudo pela metade!

19 curtidas

Com Janja Decorações & Design de Interiores é assim

18 curtidas

Essa mulher ainda vai foder esse velho…

Que bom que encontraram

vish, tava escondido no cuzinho do carluxo

1 curtida