Lançado há 25 anos, em 29 de setembro de 1998, a icônica confecção pop de Britney Spears foi um raio musical. GRAMMY.com revisita “…Baby One More Time” e 10 maneiras pelas quais o single de estreia de Spears mudou o cenário musical para sempre.
GRAMMYS/29 DE SETEMBRO DE 2023 - 12H47
A música se anuncia com um agora icônico riff de teclado de duas notas. Em seguida, as palavras introdutórias da faixa, tão simples, mas sensuais: “Oh, baby, baby”. Uma batida eletrônica começa e, assim que o ritmo começa, estamos no caminho certo para a infâmia musical.
Lançado há 25 anos, em 29 de setembro de 1998, o single de estreia de Britney Spears , “…Baby One More Time”, foi uma confecção pop perfeita. A faixa-título do álbum de estreia de Spears em 1999, “…Baby”, transformou a nativa de Louisiana em uma estrela instantânea e lhe rendeu uma indicação ao GRAMMY de Melhor Performance Vocal Pop Feminina.
A importante faixa também ajudou a inaugurar uma nova era na cultura, som e produção da música pop. Além de tornar Spears um nome familiar e inspirar inúmeras cantoras pop em seu caminho, deu início a uma série histórica de sucessos para seu enigmático produtor Max Martin , tornou-se um dos videoclipes mais icônicos da geração MTV e, por um tempo, mudou o centro do pop de Los Angeles a Estocolmo, Suécia.
Em homenagem ao seu aniversário marcante, desde o som do verme, o vídeo infame e o sucesso comercial, continue lendo sobre 10 maneiras pelas quais “…Baby One More Time” mudou a música pop e a cultura americana para sempre.
Isso marcou a grande chance de Britney Spears
Muito antes de Spears se tornar uma das estrelas mais reconhecidas da música, ela era apenas mais uma jovem cantora em busca de seu caminho na indústria implacável.
Depois de passagens pelo “The New Mickey Mouse Club” e uma participação no “ Star Search ”, o jovem cantor se esquivou de dois caminhos de vida que poderiam ter mudado tudo. Pensando primeiro que desenvolveria um som semelhante ao de Sheryl Crow , Spears quase se juntou ao grupo feminino de R&B Innocence. Mas assim que o nativo de Kentwood, Louisiana, assinou com a Jive Records - que tinha uma relação de trabalho com um grupo de produtores badalados na Suécia - o futuro do cantor adolescente foi selado.
O sucesso da música recentralizou a produção pop na Suécia
Os executivos da Jive tiveram sucesso precoce com o visionário produtor sueco Denniz Pop, que sonhava que seu país nórdico se tornaria o centro da música popular. Produzindo pela primeira vez sucessos para Ace of Base, como “All That She Wants”, o mentor posteriormente criou o som icônico dos Backstreet Boys (incluindo “As Long as You Love Me” ). Seu Cheiron Studios em Estocolmo recebeu o nome do sábio centauro que tocava uma lira na mitologia grega.
No entanto, quando seu sonho estava se tornando realidade, o produtor foi diagnosticado com câncer de estômago e morreu um mês antes do lançamento de “…Baby One More Time” em agosto de 1998. Mas enquanto estava doente, ele passou suas técnicas e visão para um vários pupilos, incluindo Max Martin, um ex-roqueiro que se tornou produtor pop. “(O som Cheiron é) direto, eficaz, (e) não nos exibimos”, disse Martin em 2001.
Lançou a carreira histórica de Max Martin…
A melodia de “…Baby” veio até Martin quando ele estava adormecendo. Não querendo que lhe escapasse, ele gravou. “Lembro-me de ouvir (a fita) depois que (a música) explodiu e você pode me ouvir dizer: ‘Bata em mim, baby mais uma vez’, ele lembrou em uma entrevista de 1998 sobre a música que ele escreveria mais tarde e produtor.“Então eu me ouço dizer: ‘Sim, é muito bom.’”
“…Baby” mais tarde se tornou seu primeiro hit nº 1 da Billboard Hot 100 de sua carreira, um feito que ele alcançou 25 vezes com músicas que vão desde “Shake it Off” e “Blank Space” de Taylor Swift e " Can’t Feel My Face" para citar alguns. Na verdade, Martin perde apenas para Paul McCartney e John Lennon como o compositor com o maior número de sucessos em primeiro lugar na história das paradas.
…E mudou a trajetória dos TLCs
TLC quase registrou o sucesso futuro. No entanto, o grupo de R&B ficou desanimado com a letra, pensando que “Hit me” deveria ser interpretado literalmente.
Disse T-Boz, membro do TLC, sobre a decisão: “Eu pensei: ‘Gosto da música, mas acho que é um sucesso? Acho que é TLC?’ … Eu ia dizer ‘Bata em mim, baby mais uma vez’? Claro que não!" O TLC gravaria “No Scrubs”, “Cool” e “Unpretty”, ambos marcando o fim de sua era de produção de sucessos.
Estabeleceu o som exclusivo de Spears
Spears entendeu o poder melódico de “… Baby One More Time” imediatamente.
“A música toda é sobre o estresse que todos nós passamos quando adolescentes”, disse Spears ao Guardian em 2018. “Eu sabia que era uma ótima música. podemos antecipar como uma música será recebida."
Martin foi uma grande parte disso. “Acho que Max é um gênio. Tudo se encaixou e pareceu certo. Na minha opinião, Max é o maior compositor de todos os tempos.” Por seus esforços, a Rolling Stone mais tarde chamou “…Baby One More Time” de o maior single de estreia de todos os tempos.
Isso inaugurou uma nova era pop
A primeira vez que Spears ouviu sua música, ela simplesmente pulou de um avião. “Foi tão estranho porque tínhamos acabado de entrar no carro, eu acabei de fechar a porta e aconteceu”, ela lembrou à Variety . “Foi tão impressionante que comecei a gritar. Mas foi muito legal.”
No outono de 1998, estreou na 17ª posição e alcançou a posição 1 na Billboard Hot 100 por duas semanas consecutivas, depois passou 32 semanas na Billboard Hot 100 e ganhou o status de platina. Falando sobre sua influência, o programador de rádio Clark Ingraham disse mais tarde ao Guardian : “Passamos por um ciclo alternativo no início e meados dos anos 90, e uma espécie de ciclo de R&B depois disso. Britney foi uma das primeiras grandes artistas de um ciclo pop que começou no final dos anos 1990 e continuou até o início dos anos 2000.”
O videoclipe é icônico
Um mês antes do lançamento da música, Spears e o diretor Nigel Dick foram à Venice High School, em Los Angeles. Originalmente concebido como um desenho animado, foi Spears quem pressionou pelo agora infame conceito de colegial que explodiu nas telas de televisão.
“A beleza do vídeo, em certo nível, é que não há nada sofisticado nele”, disse Dick à Billboard em 2018. “É muito… chato não é bem a palavra, mas é muito comum em algum nível, o que é, eu acho , uma das razões pelas quais Britney brilha é porque é tudo sobre Britney.”
Indicado para quatro MTV Video Music Awards, o “Total Request Live” do canal classificou o vídeo como o mais icônico de todos os tempos.
O vídeo transformou Britney Spears em um símbolo sexual
Para o bem ou para o mal, a imagem de Spears foi solidificada com o vídeo, que a mostrava seminua e a colocou em capas de revistas em todo o mundo.
Quando se trata de sua aparência de colegial no vídeo, Dick disse à Billboard : “Meu produtor e o produtor executivo da gravadora - que são ambas mulheres - dizem: ‘Não, acho que é uma ideia muito boa’”, diz ele sobre se vestir a jovem estrela. “As revistas de música disseram que este artista foi concebido por um bando de velhos sujos em uma sala de conferências vestindo capas de chuva. O que, na minha experiência, não foi assim que aconteceu.”
Isso rendeu a Spears sua primeira indicação ao GRAMMY
Além de seu imenso sucesso comercial, “…Baby One More Time” ajudou Spears a ganhar indicações para Melhor Artista Revelação e Melhor Performance Vocal Pop Feminina no 42º GRAMMY Awards. Mais tarde, ela ganhou o prêmio de Melhor Gravação Dance por “Toxic”, entre oito indicações na carreira.
“…Baby One More Time” influenciou futuras cantoras pop
A estreia e o sucesso subsequente de Britney Spears influenciaram gerações de jovens artistas que foram inspirados por sua voz, talento e imagem, alterando uma indústria em seu caminho.
Contemporâneos, incluindo Christina Aguilera , superestrelas posteriores, incluindo Miley Cyrus e Katy Perry , e nomes modernos que vão de Dua Lipa a Billie Eilish , todos apontaram Spears como grandes influências. “Eu amei Britney Spears durante toda a sua carreira”, escreveu Lady Gaga em 2021. “Eu a admirei e admirei sua força.
É um legado impressionante e tudo começou com um certo e inconfundível riff de teclado. “Ah, querido, querido!”