Grammy celebra os 40 anos de 'Diamond Life', álbum de estreia icônico de Sade

Quando a obra-prima de Sade, ‘Diamond Life’, completa 40 anos, veja como a estreia do grupo impulsionou o R&B e os apresentou como estrelas adoradas e esquivas.

“Só faço discos quando sinto que tenho algo a dizer”, afirmou Sade Adu em 2010, após o aguardado lançamento do álbum Soldier of Love, vencedor do GRAMMY de Sade, que chegou após um hiato de 10 anos. “Não estou interessado em lançar música só para vender alguma coisa. Sade não é uma marca.”

Essa vida de dedicação para alcançar a excelência musical ajudou Sade - o vocalista Adu, o baixista Paul S. Denman, o tecladista Andrew Hale e o guitarrista/saxofonista Stuart Matthewman - a ganhar destaque em meados dos anos 80, conquistando também enorme respeito de fãs, críticos e colegas. Formada em 1982, a banda inglesa é um dos poucos artistas que ainda pode ser recebido por um público faminto depois de desaparecer dos holofotes por vários anos.

Em uma indústria onde se espera produzir um novo corpo de trabalho a cada dois anos, os quatro membros meticulosos do Sade se movem em seu próprio tempo, lançando apenas seis álbuns de estúdio desde 1984. Cada projeto se torna mais requintado do que o anterior, mas tudo começou há 40 anos com o ilustre álbum de estreia de Sade, Diamond Life . Sucessos onipresentes como “Smooth Operator” e “Your Love Is King” atraíram ouvintes jovens e velhos – oferecendo uma mistura única de R&, jazz, soul, funk e pop que deu origem a um novo som e forçou a indústria a tomar notas do salto.

Enquanto Sade’s Diamond Life celebra um aniversário marcante, aqui está uma olhada em como o álbum ajudou a impulsionar o R&B e por que é tão relevante hoje.

Isso ajudou a desencadear a mania da “tempestade silenciosa”

Em meados de 1984, Michael Jackson, estava prestes a ganhar o maior número de GRAMMYs em uma única noite (incluindo Álbum do Ano) por seu álbum de sucesso Thriller, Madonna comemorou seu primeiro hit top 10 com “Borderline” e Prince’s Purple Rain estava a poucos dias de seu lançamento nos cinemas. Duran Duran, Culture Club, Billy Idol e Police foram os pilares, enquanto a “alma de olhos azuis”, em particular, também atingiu um recorde histórico graças a Hall e Oates, Wham, Simply Red e outros. Além disso, muitos artistas negros como Lionel Richie e Whitney Houston optaram por um som mais pop para atrair um público mais amplo durante a era de ouro da MTV.

Diamond Life foi refrescante na época, pois abraçou totalmente o soul e o R&. B. O álbum oferecia uma sofisticação chique em meio ao pop e rock pesado de sintetizadores que dominavam as paradas.

Singles como “Your Love Is King” e “Smooth Operator” introduziram elementos de jazz nas rádios mainstream. Por sua vez, Sade ajudou a inaugurar o gênero “tempestade silenciosa” - música R&B em sua essência, com fortes tons de jazz para um som ultra-suave. Sade e Diamond Life também lançaram algumas das bases para o neo-soul, que viu um surto nos anos 90 à la Lauryn Hill, Maxwell e Erykah Badu.

Fez história no GRAMMY

Nos 65 anos de história do GRAMMY, um pequeno número de artistas nigerianos, incluindo Burna Boy e Tems, ganharam um gramofone de ouro. Em 1986, Sade Adu, então com 27 anos, fez história como a primeira artista nascida na Nigéria a ganhar um GRAMMY, quando ela e sua banda foram coroadas como Melhor Artista Revelação no 29º GRAMMY. Ainda assim, Billy Crystal e Whoopi Goldberg tiveram que aceitar o prêmio em nome de Sade - sinalizando a natureza esquiva de Adu, já que ela raramente comparece a eventos da indústria ou concede entrevistas.

Desde então, Sade ganhou mais três GRAMMYs, incluindo Melhor Álbum Vocal Pop em 2001 por seu quinto álbum de estúdio, Lovers Rock . A vitória significou sua permanência no novo milênio.

Nasceu a música de assinatura da banda…

Enquanto o Diamond Life gerou sucessos atemporais como “Your Love Is King” e “Hang On to Your Love”, “Smooth Operator” se tornou o single de maior sucesso do álbum - e continua sendo a música mais icônica de seu catálogo. A sedutora faixa sobre um astuto bicampeão impulsionou a banda ao estrelato internacional: “Smooth Operator” disparou para o 5º lugar na Billboard Hot 100 e atingiu o número 1 na parada Adult Contemporary.

Mesmo os fãs não-Sade podem identificar “Smooth Operator” em um instante, desde os vocais inconfundíveis de Adu até aquele solo de saxofone instrumental agora icônico. Até o momento da publicação, ele possui mais de 400 milhões de streams no Spotify e permaneceu como um grampo de set list em todas as turnês de Sade.

… E abriga gemas subestimadas

“Smooth Operator” pode ser o clássico comercial de Sade, mas cortes profundos como “Frankie’s First Affair”, “Cherry Pie” e “I Will Be Your Friend” são os favoritos dos fãs que incorporam o coração e a alma da banda.

“Frankie’s First Affair” oferece uma visão surpreendentemente encantadora sobre a infidelidade: “Frankie, eu não te disse, você tem o mundo na palma da sua mão/ Frankie, eu não te disse que eles estão correndo sob seu comando.” E é impossível resistir ao groove funky que carrega a faixa de destaque “Cherry Pie”, que serviu de catalisador para alguns dos sucessos posteriores de Sade, mais voltados para a dança, incluindo “Never As Good As the First Time” e “Paradise”. Algumas das declarações mais comoventes de Sade sobre o amor perdido, incluindo “Somebody Already Broke My Heart” de Lovers Rock de 2000, podem ser rastreadas até “Cherry Pie”.

A penúltima música do Diamond Life , “I Will Be Your Friend”, oferece consolo e companheirismo – outro tema recorrente em toda a música de Sade, de “Keep Looking”, de 1988, a “In Another Time”, de 2010.

Foi o álbum de estreia mais vendido de uma cantora britânica por mais de duas décadas

Sade vendeu dezenas de milhões de álbuns em todo o mundo, mas Diamond Life continua sendo o LP de maior sucesso comercial da banda, com mais de 7 milhões de cópias vendidas. A maioria dos outros LPs de Sade, incluindo o sucessor de Diamond Life, Promise , de 1985, possuem vendas entre quatro e seis milhões de cópias.

O feito de 7 milhões ajudou Sade a estabelecer o recorde de álbum de estreia mais vendido de uma cantora britânica. Ela manteve o título por quase 25 anos até o álbum Spirit de Leona Lewis de 2008, que vendeu mais de 8 milhões de cópias globalmente.

Ele introduziu Sade Adu como um ícone de estilo

Quando conhecemos Adu, sua estética característica consistia em um rabo de cavalo longo e liso, lábio vermelho e aros dourados. O estilo impecável de Sade está na frente e no centro dos primeiros vídeos como “When Am I Gonna Make a Living”, em que ela ostenta um conjunto todo branco emparelhado com um trench coat cinza pálido na altura do tornozelo e loafers.

Adu arrasou no estilo off-duty do modelo muito antes de se tornar uma tendência. Seus blazers oversized, calças clássicas e looks jeans da cabeça aos pés eram tão fáceis quanto chiques e prontos para a passarela – provando que menos era mais em meio à década de excessos.

“Agora é tão aceitável ser maluco e ter um cabelo que vai em 101 direções e tem várias cores, e roupas da moda e malucas se tornaram tão aceitáveis que são… convencional”, disse Adu, que trabalhou brevemente como designer de moda e modelo antes de se dedicar à música, à Rolling Stone em 1985. “Não gosto de parecer ultrajante. Não quero me parecer com todo mundo.”

Iluminou questões sociais mais amplas

Enquanto a maior parte de Diamond Life se inclina para os fluxos e refluxos do amor, um punhado de músicas lida com conflitos financeiros juntamente com uma dose de otimismo, como evidenciado por “When Am I Gonna Make a Living” e “Sally”. A última canção caracteriza o Exército de Salvação como uma jovem mulher caridosa: “Então junte suas mãos para Sally/ Ela é quem cuidou dele/ Coloque suas mãos juntas para Sally/ Ela estava lá quando sua sorte estava acabando”.

Enquanto isso, Adu, uma artista então faminta, rabiscou partes de “When Am I Gonna Make a Living” no verso de seu bilhete de limpeza. O comovente refrão “Estamos com fome, mas não vamos ceder” surge como um mantra poderoso diante das adversidades e ainda tem relevância em 2024. Temas semelhantes aparecem ao longo do trabalho posterior de Sade, incluindo desemprego (“Feel No Pain”), gravidez indesejada (“Tar Baby”), sobrevivência (“Jezebel”), preconceito (“Imigrante”) e injustiça (“Slave Song”).

Diamond Life mais perto “Why Can’t We Live Together” é um cover bem feito do hit de Timmy Thomas de 1972 sobre as mortes impressionantes da Guerra do Vietnã. A banda sabiamente não se afasta muito da gravação original, mas a voz contralto distinta de Adu traz uma qualidade assombrosa que lembra Billie Holiday.

Isso acendeu o fascínio contínuo do público por Sade Adu

Desde 1984, Sade lançou apenas seis álbuns de estúdio, e 14 anos se passaram desde a última apresentação do grupo, Soldier of Love, de 2010. Ironicamente, essa escassez – tanto em termos de música quanto de acesso ao artista – realmente aumentou o apelo de Adu. Caso em questão: a turnê esgotada de Sade Soldier of Love arrecadou mais de US$ 50 milhões em 2011, e a banda ainda traz cerca de 14 milhões de ouvintes mensais no Spotify.

A beleza impressionante, a personalidade misteriosa e o talento de Adu para deixar sua música dar o que falar ganharam a admiração de seus pares em todos os gêneros e gerações. Todos, de Beyoncé a Kanye West e Snoop Dogg, cantaram seus elogios. Drake ainda tem duas tatuagens em estilo retrato do cantor em seu tronco. Prince teria descrito “Love Is Stronger Than Pride”, de 1988, como “uma das músicas mais bonitas de todos os tempos”. Os metaleiros Chino Moreno, dos Deftones, e Greg Puciato, do Dillinger Escape Plan, também citaram Adu como inspiração – mostrando que sua influência é muito grande.

Em 2022, circularam relatos de que Sade estava gravando novas músicas no Miraval Studios, na França. Mas no 40º aniversário da Diamond Life , “Flor do Universo” e “O Grande Desconhecido” das respectivas trilhas sonoras dos filmes de 2018 Uma Dobra no Tempo e Viúvas se destacam como os últimos lançamentos de Sade.

Ainda não se sabe se os fãs receberão novas músicas em breve, mas o impressionante repertório de Adu, Denman, Hale e Matthewman é um que visa ser buscador da verdade e inspirador enquanto explora os picos e vales da vida. Diamond Life , em particular, se mantém como uma das mais puras representações do legado criativo do grupo, tanto comercialmente quanto musicalmente.

Do status de platina quádrupla à ressonância com várias gerações, Diamond Life ficará para sempre como uma estreia notável – que continua a influenciar a música de várias maneiras.

5 curtidas

@Britpop

Deusa da música

1 curtida

Lenda

1 curtida

Gosta dela @romeu?

smooth operator hino

1 curtida

meus pais me fizeram escutando essa aqui

eu sinto em níveis

1 curtida

a maior de todas

2 curtidas

no ordinary love é desse??

1 curtida

Esse álbum é ótimo, imagina ter Your Love Is King, Smooth Operator e Hang On to Your Love no mesmo álbum

3 curtidas

Essa é do Love

1 curtida

Eu ouvi o Love Deluxe uns meses atrás e simplesmente Ñ TEM UM SKIP, olhei um clipe super sexy e chique, essa mulher tem o molho e o tempero.

1 curtida

Ontem eu tava pensando em comprar o box de vinil que tava em promo

Acho incrível como as musicas dela não envelhecem

1 curtida

Ouvi uma música de Sade ontem chamada Smooth Operator e me arrependi de nunca ter ouvido ela.

1 curtida

amo q ela ganhou outros grammys mas nunca foi lá receber

1 curtida

Melhor Best New Artist de todos os tempos.

1 curtida

ela é muito divônica e chique, ouço quando quero me sentir num romance noir

1 curtida

Cadê?