Por que “The Emancipation Of Mimi”, de Mariah Carey, é icônico: Jermaine Dupri, Bryan-Michael Cox e Johntá Austin comentam
Agora que a obra-prima de Mariah Carey completa 20 anos, três de seus colaboradores compartilham histórias sobre a “mágica” que criaram e como isso ajudou a superestrela a reconquistar seu trono.
Quando Mariah Carey cantou com emoção “It’s a special occasion/ Mimi’s emancipation” em “It’s Like That”, a faixa de abertura de seu décimo álbum, “The Emancipation of Mimi”, foi mais do que uma letra cativante. Foi uma declaração de uma nova era, um novo som e uma nova Mariah.
A essa altura, com quinze anos de carreira, Carey já havia se consolidado como uma das artistas mais vendidas de todos os tempos. Mas, no início dos anos 2000, a percepção do público sobre a superestrela começou a mudar após vários anos de lançamentos de baixo desempenho. A mídia intensificou seus supostos contratempos pessoais e previu que sua carreira estava indo para o sul — mas essa maré mudou rapidamente de rumo quando ela lançou “The Emancipation of Mimi”.
Lançado em abril de 2005, “Emancipation” não foi apenas um retorno à forma, foi uma declaração. Carey dominava plenamente sua arte, lembrando ao mundo que ela sempre foi a caneta, a voz e a visão. O álbum explorava um som nostálgico e inovador, uma mistura de R&B e pop com um toque de hip-hop, nuances gospel e melodias instantaneamente memoráveis. E com a proeza vocal inimitável de Carey no comando, “Emancipation” marcou uma mulher resgatando seu poder em tempo real.
Como resultado, “The Emancipation of Mimi” não se tornou apenas o maior álbum de Carey em quase uma década — foi o álbum mais vendido nos EUA naquele ano. Além de se tornar o quinto álbum número 1 da cantora na Billboard 200, “Emancipation” lhe rendeu três vitórias (e 10 indicações) no GRAMMY de 2006 e lançou sucessos no topo das paradas como “We Belong Together” e “Don’t Forget About Us”.
Parte do que tornou o projeto tão rico foi o equilíbrio entre o familiar e o novo. Carey se reuniu com colaboradores de longa data e acolheu novas vozes, e o resultado foi uma aula magistral de colaboração e controle. No fim das contas, como o título apropriado do álbum indica, “The Emancipation of Mimi” ofereceu uma justificativa para Carey e para todos os fãs que sabiam que ela ainda a possuía.
Em homenagem ao 20º aniversário do LP, o GRAMMY.com conversou com três colaboradores de Carey em Emancipation: Jermaine Dupri, Bryan-Michael Cox e Johntá Austin. Abaixo, eles refletem sobre a criação e o legado do álbum — um álbum que trouxe Mariah de volta a si mesma e lembrou ao mundo sua grandeza.
A Energia No Estúdio Com Mariah
Jermaine Dupri: Foi rápido. Foram duas semanas de trabalho.
Esta foi a primeira vez que experimentei um monte de coisas diferentes com a Mariah. É muito tranquilo no estúdio. Sabe, ela é a Mariah. Ela é a diva que é, então eu sei que não posso simplesmente apressá-la e trazer pessoas que ela não conhece. É preciso garantir que ela esteja sempre confortável.
Com essas sessões, abri espaço para a Johntá e outros escritores virem ao estúdio, só para termos um monte de ideias novas. Eu não sabia se ela ficaria brava ou se diria: “Jermaine, por que você está me pedindo para ter [novos] escritores?”
Acho que criamos uma vibe nessas duas semanas. Foi incrível.
Bryan-Michael Cox: Foi festivo. Acho que essa é a melhor maneira de descrever. Estávamos em sintonia com a Mariah. O relacionamento da Mariah e do Jermaine remonta ao início dos anos 90, então eles tinham essa proximidade. Conheci a Mariah por volta de 98, 99. Estávamos gravando “Rainbow”. [Depois] gravamos “Charmbracelet” [de 2002].
Soubemos que ela viria, tipo, mais tarde naquela semana. Ela é super espontânea — você pode receber uma ligação às 2 da manhã, tipo: “Ei, a Mariah acabou de chegar do avião, vamos para o estúdio”. Aí você ia, e o estúdio estava redecorado; você nem sabia quem fez tudo isso.
[Não] havia pressão, era tranquilo. E, sabe, eu e o Johntá somos próximos desde que eu tinha 19 anos. Ele tinha 16. Então, é uma química natural. E então, nós quatro juntos, e então você traz Manuel [Seal] ainda na mistura, que está com Jermaine desde sempre — foi festivo, cara.
Johntá Austin: Ela é uma compositora e colaboradora incrível. Nos divertimos muito com a Mariah no estúdio. Ela trabalha até tarde. A Mariah gosta de chegar, sabe, 1h, 2h da manhã. Então, foi uma espécie de adaptação, porque eu sou mais uma pessoa diurna.
Como ela já tinha trabalhado com o Jermaine e o B. Cox antes, ela me recebeu de braços abertos, e eu meio que me integrei. Mas foi divertido. Rimos e brincamos muito enquanto compomos. Há versos engraçados que nunca entram nas músicas, mas nos levam aos versos que realmente entram. Agora, a Mariah é uma das minhas pessoas favoritas para compor.
A Criação dos Grandes Sucessos
Dupri: Eu não estava muito a par do que eles estavam tentando fazer na época. Eu só pensava que estava fazendo, sabe, discos para a Mariah. Então, eu estava tentando fazer algo que eu achava que ela não tinha. O sample de “Just an Illusion” [de Imagination] com “Get Your Number”… ela é conhecida por cantar sobre samples, mas eu não sabia se ela tinha ido nesse sentido. Essa foi a ideia que eu tive para essa música.
Eu não tinha planos de participar da música. Eu estava brincando com o loop e mexendo na faixa antes dela chegar em Atlanta. Coloquei aquele gancho lá, e quando ela chegou ao estúdio, ela estava se divertindo. Ela gostou, mas disse: “Eu não vou cantar, você tem que cantar!” E eu: “O quê?”.
“Shake It Off” foi o segundo disco que fizemos, e eu queria que a Mariah tivesse essa energia e estivesse nesse sentido. Eles levaram os discos de volta para Nova York, e L.A. [Reid] disse a ela que parecia que tínhamos começado muito bem, mas ainda não tínhamos arrasado.
Na época, eu não sabia que “Always Be My Baby” era o disco favorito da Mariah Carey de L.A. Reid. [Quando] me disse que aquela era sua música favorita, [ele perguntou se] eu achava que conseguiria superar “Always Be My Baby”. E eu disse: “Não, não acho”. Eu achava que “Always Be My Baby” era um disco especial, e acho que não conseguiria superar nenhum dos meus recordes quando as pessoas me fazem essas perguntas.
Mas aceitei o desafio de tentar fazer uma música melhor do que “Always Be My Baby”, ou inventar algo que desse a mesma essência. Então, ele a mandou de volta para Atlanta na semana seguinte, e as primeiras músicas que fizemos foram “We Belong Together” e “It’s Like That”.
Lembro-me de fazer “We Belong Together” e da assistente dela chegar e dizer: “O avião sai em uma hora”. Tínhamos metade da música e sabíamos que tínhamos algo, mas ainda não tínhamos terminado, e ela queria sair com um produto finalizado. Eu estava cansado. Johntá estava cansado. Todo mundo estava quase dormindo.
Acho que 30 minutos antes de ela ir embora, tivemos um intervalo no final da música. [Canta] “Estou me sentindo totalmente fora do meu elemento/ Jogando coisas, chorando/ Tentando descobrir onde diabos eu errei”, essa parte da música, eu simplesmente ouvi na minha cabeça. Eu disse a ela, e ela disse: “Vai lá, fala!” E aquela pequena frase ali, toda vez que ouço a música, é nisso que penso — em quão rápido aquela frase surgiu em mim, e ela simplesmente a colocou ali.
Austin: L.A. Reid me disse mais tarde: “Cara, eu sabia que tínhamos algo [com ‘We Belong Together’] porque quando ela pousou no avião, tipo, às 6 da manhã, ela me ligou e disse: ‘Quero passar aqui e tocar isso para você.’” E ele disse que ela tocou a minha demo para ele e ele disse: “Ok, agora conseguimos”. Isso meio que destaca o fato de L.A. Reid ter tido a visão de se sentir como Mariah, Jermaine e eu, que tínhamos um a mais dentro de nós.
Cox: “Don’t Forget About Us” foi interessante, como isso aconteceu. Houve um breve momento em que eu estava fazendo minhas próprias coisas, e Jermaine estava fazendo as dele, e não trabalhávamos juntos há um minuto. E recebi uma ligação da Mariah. Veja bem, Emancipation já foi lançado — então, neste momento, as únicas músicas que tenho em Emancipation são “Shake It Off” e “Get Your Number”. Nunca vou esquecer, eu estava no Record Plant [estúdio de gravação] em Los Angeles, e a Mariah ligou para mim. Ela disse: “Quero adicionar algumas músicas novas a um relançamento do Emancipation, e quero muito que você e o Jermaine voltem ao estúdio e trabalhem juntos.”
Fomos para Atlanta, e eu não via o JD há meses. Voltamos ao estúdio e, literalmente, a primeira música que fizemos foi “Don’t Forget About Us”. Então, é como se a mágica fosse mágica, não importa a circunstância, entre eu, ele, ela e o Johntá. Foi mais um disco número 1 para ela.
O sucesso arrasa-quarteirão
Austin: É difícil imaginar algo se tornando tão grande. Eu poderia ouvir “We Belong Together” e dizer: “Este é um disco número 1”, mas número 1 por 15 semanas? E o álbum está quase virando diamante. Eu estaria mentindo se dissesse que esperava por isso.
Cox: Eu não tinha dúvidas. Eu pensei: “Ah, esse vai ser um álbum enorme”. E eu estou vindo de “Confessions”, do Usher, e de uma série de sucessos. Então, a sensação era de que ia ser grande.
Quando vi os números da primeira semana e vi como “It’s Like That” estava indo — eu estava em Nova York bastante durante esse período, e “It’s Like That” estava bombando em Nova York. Então eu pensei: “Cara, esse álbum vai bombar”. E aí “We Belong Together” sai e estoura, e depois “Shake It Off”. O motivo pelo qual “Shake It Off” não chegou ao primeiro lugar é porque “We Belong Together” impediu que “Shake It Off” chegasse ao primeiro lugar. Ela estava se culpando, e é por isso que agora sei que ela queria voltar e fazer a [versão deluxe]. “Don’t Forget About Us” foi ela dizendo propositalmente: “Vamos buscar aquele primeiro lugar”.
Foi uma época linda, cara. Foi uma época ótima na indústria musical. Era só uma época diferente. Estávamos ganhando muito dinheiro. Foi fantástico.
Sinto que fizemos o nosso melhor no estúdio para criar os discos com o melhor som. E estou feliz com a ética de trabalho do que fizemos e muito surpreso com o nível de resposta e sucesso que tivemos ao longo dos anos. Sinto-me honrado por isso, que o mundo tenha visto da mesma forma que nós.
Dupri: Eu ouvia as pessoas dizerem: “Jermaine, você trouxe a Mariah de volta”. Eu nem levo o crédito por isso, porque eu não acreditava na ideia de que a Mariah tinha saído.
Acho que, quando você está fazendo álbuns, não consegue se identificar com o momento em que o artista está na vida e na carreira. Você deveria simplesmente entrar no estúdio e fazer música com base no amor que você tem pelos artistas, e eu acho que foi assim. Eu não estava lá dizendo: “Ah, eu tenho que trazer a Mariah de volta”.
O Impacto na Indústria
Cox: Ela é uma estrela pop para as pessoas, antes de tudo, mas este álbum nos deu uma base linda de R&B. E ela conseguiu dançar em cima disso e levar nossa música para as paradas pop. Ela consegue fazer tudo isso sem comprometer quem ela é. Isso a torna extremamente especial.
Austin: O que “We Belong Together” [especificamente] conseguiu fazer foi trazer a grande balada para uma vibe urbana de rua. É uma grande balada, mas ainda é uma jam. Enquanto as grandes baladas anteriores eram Whitney e Céline Dions. Obviamente, Mariah tinha um milhão dessas baladas enormes, mas acho que conseguimos combinar uma música enorme com algo que não fosse super lento.
Dupri: Acredito que [Emancipation] se tornou líder em fazer os artistas pop entenderem que podem usar um som um pouco mais pesado nos discos que fazem. Comecei a ouvir outros discos que tinham esse tipo de elemento.
Antes de “We Belong Together”, acho que o pop pensava que o pop deveria soar pop. “We Belong Together”, quer dizer, soa pop para mim agora, mas quando o fizemos, achei que era mais próximo de um disco do tipo “Lovers and Friends”, que era super R&B. Se tivesse sido feito por qualquer outra pessoa, provavelmente teria sido uma música super R&B. Mas a voz da Mariah, o jeito como ela canta e o que ela faz com suas melodias a levam para outro patamar.
Eu definitivamente acredito que [o álbum] se tornou o líder da música em geral naquele momento. [As pessoas tinham essa ideia de que um] produtor de R&B e [um] cantor pop não deveriam trabalhar juntos. Por causa deste [álbum], eles começaram a realmente dar atenção a isso como um elemento que [os artistas] queriam e precisavam em seu repertório.
Ariana Grande é uma grande fã da Mariah. Ouvi músicas que ela fez depois disso que soavam inspiradas em “We Belong Together”. No disco do Bryson Tiller [“Dont’”], ele pegou o sample de “Shake It Off”. Acho que isso nunca tinha acontecido na carreira dela, um artista novo pegar um produto antigo e colocar numa música. Isso por si só já é um exemplo de como este [álbum] tocou a geração mais jovem.
O Legado 20 Anos Depois
Austin: Foi numa época em que… não gosto de dizer álbum de “retorno”, porque artistas como Mariah nunca desaparecem. Mas lembro que meu editor musical queria que eu trabalhasse com outra artista, que estava um pouco mais animada do que Mariah naquela época. Mas eu pensei: “Não, estou trabalhando na Mariah — tipo, esta é Mariah Carey, isso deveria encerrar a discussão.”
“The Emancipation of Mimi” foi apenas um lembrete de que, quando grandes artistas têm ótimas músicas, não há nada que eles não possam fazer. Sempre se destaca.
Dupri: Eu nem tenho palavras para isso. Minha conexão com Mariah é divina. É provavelmente o melhor relacionamento e conexão de trabalho que eu tenho.
Fiquei feliz em ver os números e tudo mais, mas este é um dos meus momentos de maior orgulho — simplesmente porque nunca pensei que poderia sequer dar uma mãozinha para Mariah. Quando comecei a trabalhar com [ela], ela já tinha, tipo, 50 milhões de discos. Eu não acreditava que pudesse realmente fazer muita coisa naquela carreira para fazer a diferença.
Cox: O primeiro álbum da Mariah Carey, Vision of Love, foi lançado em 1990. Normalmente, as pessoas, sabe, têm uma boa década, e pronto. Mariah tinha 15 anos de carreira quando fez este álbum. As pessoas acham que é uma obra-prima, certo? Mas o mais incrível é que ela teve, tipo, três obras-primas antes disso — seu primeiro álbum, “Music Box”, “Butterfly”.
O reino dela já era uma loucura quando chegamos em “Emancipation”. Quero que vocês entendam o peso disso, e o impacto dela como artista, como criadora, como compositora e na cultura em geral. Porque agora, aqui estamos, 2025, e ainda estamos falando sobre isso. Ela ainda está lotando shows. A coisa do Natal está ficando louca. Fizemos algumas músicas novas, espero que vocês ouçam algumas músicas este ano. Ela é uma dessas figuras eternas que veio para ficar.
Maior comeback de todos os tempos faz assim mesmo, né?