Longe das novelas há quase cinco anos, Guilherme Leicam voltará ao ar no Canal Viva na reprise de “Malhação: Intensa como a vida” (2012), que estreia no próximo dia 3. Na novela, ele interpretou o seu primeiro protagonista:
— Para todo mundo que deseja ser ator, “Malhação” era um grande sonho realizado. De todas as obras que eu pude trabalhar na Globo, com certeza essa foi uma das que mais me marcou. Por ter sido protagonista e também pelas amizades que fiz e tenho até hoje. A gente ainda se encontra e é muito nostálgico. Muita gente me para na rua e fala: “Você não mudou nada”. Mas já faz mais de dez anos, então realmente passou muito rápido. Eu não mudaria nada porque naquela época eu era muito aquilo que eu estava fazendo. Eu era um jovem que acabava de entrar na “Malhação”, assim como o Vitor, que acabava de chegar numa cidade.
Após a sua novela mais recente, “A dona do pedaço” (2019), Leicam rodou o filme “Até que um like nos separe”, dirigido por Márcio Trigo, e vem se dedicando à direção e a um projeto de formação de atores:
— De dois anos para cá, eu dirigi 17 projetos. Eu sempre gostei de direção também. Até naquela época de “Malhação” eu já brincava e investi em equipamentos.
Ele afirma, no entanto, que tem vontade de voltar às novelas:
— Voltei a cuidar de certa forma do meu corpo. Porque apesar de não gostar muito dos rótulos, o galã tem um mercado. Eu tenho muita vontade mesmo de voltar a atuar na televisão. Apesar de ser uma rotina corrida, né, eu sempre gostei muito. Sinto muita saudade. Mas eu gostaria de voltar a fazer algo diferente.
Há algum tempo, o ator foi alvo de comentários negativos nas redes sociais sobre a sua forma física. Ele conta o que houve:
— As pessoas têm na cabeça a imagem da última vez que elas me viram. Quem me viu há dez anos, quando eu tinha uns 23 anos, vai notar a diferença de um cara que está com 33. A gente muda mesmo. E eu lido muito bem com isso, não me afeta de uma forma que me deixe mal. Mas me acende um alerta porque não é legal falar do corpo das pessoas. Tem gente que de fato pode entrar numa depressão, pode sofrer com esses comentários. Este ano eu perdi meu pai e essa falta me colocou de certa forma para baixo. Demorou até eu me reerguer novamente, perceber que preciso projetar uma vida para frente e não ficar só vivendo com saudade dele. Ali eu ganhei quase 10 kg e realmente sumi das redes sociais. Com a ansiedade das coisas, eu passei a comer muito mais. Há mais ou menos dois meses, falei: “Você também gosta de se cuidar. Você gosta de treinar. Volta, cara”. E aí eu procurei nutricionista, voltei a me cuidar. Dos 10 kg que eu ganhei, pelo menos uns 7 eu já perdi. Quando você começa a se cuidar os trabalhos aparecem, sabe?
Leicam também fala da carreira na música, que começou em 2017, mas que acabou não levando adiante:
— Eu sempre gostei de tocar, só que quando começou a virar uma profissão e entrar na rotina do profissional de música, dei um passo atrás. Me questionei: “Eu quero viver disso?” Como qualquer profissão, você precisa ser apaixonado e de ter muita dedicação. Eu gosto, mas coloquei no lugar de hobby. No futuro eu posso vir a fazer música novamente, mas seria de uma forma muito mais autoral e despretensiosa. Então eu fui tirando o meu time de campo.
O ator também comenta sobre o namoro de três anos com Anna Clara Carvalho. Ele conta que conheceu a jovem de 19 anos em uma praia do Rio de Janeiro, e hoje acaba se dividindo entre a capital carioca e a cidade da namorada, Belo Horizonte.
— Ficamos muito tempo só conversando e eu acho que isso é uma coisa que eu também procurava para mim, realmente conhecer uma pessoa. Ela conheceu o Guilherme fora da TV. Ela tem 19 anos e apesar da pouca idade, dá uma aula de maturidade porque é uma pessoa muito íntegra, de valores, de família e trabalhadora para caramba.
Guilherme faz um balanço dos últimos anos e diz que sonha em construir uma família:
— Quando você só trabalha, grava e viaja, acaba perdendo um pouco a referência de quem são seus irmãos, seus amigos de verdade. Porque todo mundo fica ali à tua volta, você é famoso, bonito, tem sucesso. Sentia muita falta disso. Essa saída foi importante para eu me conectar com quem realmente se preocupa comigo. Porque quando você está bem, todo mundo te procura. Mas e quando você não está? Teve uma época que faltou trabalho, faltou oportunidade. Eu me virei com a ajuda de poucas pessoas. Hoje a minha mentalidade é outra. Então talvez eu não tenha mais o mesmo deslumbramento que eu acho que é muito natural quando a pessoa consegue muito cedo fama e sucesso. Hoje certamente eu lidaria de outra forma, e falo isso também com relação ao meu dinheiro. Hoje eu tenho muito mais maturidade para gerenciar a minha carreira, a minha vida. Acho que é muito importante tudo que a gente passa e hoje estou entendendo por que eu vim parar aqui em Belo Horizonte, por exemplo. Eu perdi meu pai e quem me acolheu foi meu sogro, que foi um segundo pai para mim. Eu não ganhei só uma namorada, não. Ganhei um pai, ganhei irmãos aqui.
O ator Guilherme Leicam — Foto: Reprodução/Instagram
O ator Guilherme Leicam e a namorada, Anna Clara — Foto: Reprodução/Instagram