Guilherme Piva volta às novelas com um papel promissor em Quem Ama Cuida, folhetim que estreia em maio no lugar de Três Graças. O ator interpreta Edvaldo, secretário fiel do protagonista vivido por Antonio Fagundes e um homem que não vai abaixar a cabeça para a vilã-mor da história, Pilar (Isabel Teixeira).
“Edvaldo sabe muito bem quem é ela, que ela é muito perigosa, e o patrão não gosta dela, então, ele também não gosta. Só que eu acho que ele prefere enfrentá-la com mais humor, um humor ácido, com irreverência, sabe? O que muitas vezes irrita ainda mais ela”, adianta Piva.
O ator não faz um folhetim inteiro desde Nos Tempos do Imperador (2021). Em 2023, ele teve uma participação especial em Amor Perfeito. Agora, na história criada por Walcyr Carrasco e Claudia Souto, Edvaldo é braço direito de Arthur Brandão (Fagundes), empresário poderoso com quem o personagem de Piva construiu uma relação que ultrapassa o ambiente profissional.
Após a morte do patrão, ele passa a trabalhar diretamente para Pilar e vira alvo constante de humilhações. O diferente é exatamente o fato de ele cutucá-la, não ficando calado diante das atrocidades que ela comete.
Dentro da trama, Edvaldo carrega uma história marcada pela lealdade. “A relação do Edvaldo com o patrão é de confiança absoluta, construída ao longo dos anos. Eu estou lá há anos trabalhando para ele e, embora exista uma hierarquia, os dois desenvolveram um vínculo quase familiar, que lembra pai e filho”, conta o intérprete, antes de completar:
Edvaldo, para mim, é um dos poucos que tem liberdade para contrariar o Arthur, e, justamente por essa intimidade, às vezes ultrapassa os limites e leva broncas. Mesmo assim, entre as discussões dos dois, existe um afeto sincero e uma dependência mútua que os mantém unidos.
Essa relação sólida nos primeiros capítulos vai ajudar o público a compreender o comportamento do personagem diante da nova chefe. “Com a Pilar, ele é muito provocador e irônico, ocupa um lugar mais leve, mais ligado ao humor. Já com a Adriana [a mocinha vivida por Leticia Colin], existe cumplicidade, respeito, uma postura de aliado”, explica Piva.
A construção desse contraste de Edvaldo com os personagens é um dos principais desafios do papel. “Estou me concentrando muito no temperamento dele. Ele apresenta temperamentos bem diversos. Então, o desafio é justamente unificar isso, criar uma linha de construção do personagem que comporte reações e comportamentos tão diferentes.”
“Esse é um momento muito especial da minha vida, porque eu sempre fui muito ativo. Eu não sou de ficar esperando o telefone tocar. Eu gosto muito de abrir novas frentes, de me experimentar em lugares desconhecidos. Quando projetos tão legais como esse acontecem, dá uma sensação de alegria, de certeza de que valeu a pena o esforço, de que valeu a pena sair do lugar de conforto”, conclui o ator de 58 anos.
Conheça a história da nova novela
Quem Ama Cuida parte de uma tragédia para construir seu enredo central. A protagonista Adriana vê sua vida desmoronar após perder o emprego e, no mesmo dia, ser atingida por uma enchente devastadora em São Paulo, que destrói sua casa e provoca a morte do marido, Carlos (Jesuita Barbosa) .
Sem rumo, ela recomeça do zero e acaba trabalhando para Arthur Brandão. O vínculo entre os dois nasce em conflito, mas evolui para uma relação de confiança profunda a ponto de o ricaço propor um casamento por conveniência, com o objetivo de proteger sua fortuna dos próprios parentes.
Essa decisão muda o rumo da história. No dia do casamento, Arthur é assassinado, e Adriana se torna a principal suspeita do crime. Condenada injustamente, ela perde tudo mais uma vez: a liberdade, a reputação e o futuro que tentava reconstruir.
Anos depois, ao deixar a prisão, a protagonista inicia uma nova fase movida pela necessidade de justiça. É nesse cenário de disputas por herança, segredos familiares e interesses ocultos que a história se desenvolve. Nesse jogo de poder, Pilar desponta como uma das figuras mais perigosas, determinada a controlar os bens da família e eliminar qualquer obstáculo.
https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/guilherme-piva-volta-a-tv-para-espetar-vila-de-quem-ama-cuida-humor-acido-149640