Após o estrondoso sucesso do álbum solo de Fergie, The Dutchess, rumores sobre uma possível separação da banda tomaram conta dos tablóides, o que levou muitos a acreditar que o nome do álbum era uma clara referência ao fim. Inicialmente nomeado de “From Roots To Fruits”, o 5º álbum de estúdio do Black Eyed Peas começou a tomar forma ainda durante a tour do ‘Monkey Business’. Com previsão inicial para 2007, sofreu atrasos e foi lançado oficialmente no dia 3 de junho de 2009. Com um som e imagem futurista e apostando na explosão da música eletrônica, o álbum obteve 5 singles de sucesso e todos top10 na principal parada de música do mundo, se tornando uma das maiores eras do século.
1º single: Boom Boom Pow
Lançado em 22 de fevereiro de 2009, a música fugia do som da banda e do que estava em alta nas rádios na época. Causou estranheza no lançamento, porém logo estourou e se tornou um dos maiores hits do ano. Alcançou o topo da Billboard Hot100 e ficou por 12 semanas, só sendo substituído pelo 2º single do álbum.
2º single: I Gotta Feeling
Produzida por David Guetta, DJ em ascenção na época, I Gotta Feeling foi lançada após o lançamento do álbum no dia 16 de junho de 2009. Estourou instantaneamente e se tornou o maior hit do grupo, alcançando a posição de #1 e ficando por lá por 14 semanas.
3º single: Meet Me Halfway
Lançada como promocional antes do lançamento do álbum (junto com Alive e Imma Be), se tornou o 3º single devido a boa recepção da canção, sendo lançada oficialmente em setembro. Devido ao enorme sucesso dos singles anteriores, alcançou somente a posição #7 na Billboard, porém foi um enorme sucesso na Europa e Oceania, alcançando o #1 na Austrália e no UK. No UK consolidou-se como um smash após a performance ao vivo no X-Factor.
4º e 5º singles: Imma Be e Rock That Body
Assim como ‘Meet Me Halfway’, Imma Be foi lançada como single promocional antes do álbum e começou a crescer gradativamente nos EUA, acabando engolindo ‘Meet Me Halfway’ no país. Devido a isso, foi relativamente fraca no resto do mundo, onde foi ofuscada por ‘Meet Me Halfway’. Devido a necessidade de outro single na Europa, a banda lançou ‘Rock That Body’ como single oficial e sucessor de ‘Meet Me Halfway’. Com o lançamento quase simultâneo, a banda aproveitou e lançou um clipe conjunto para as 2 canções, chamado de ‘Imma Be Rock That Body’. ‘Imma Be’ se tornou o 3º single #1 da banda nos EUA e ‘Rock That Body’ se tornou o 5º single a alcançar o top10, chegando a posição de #9.
Single Promocional para tour: Missing You
Para divulgar a tour e encerrar a era, ‘Missing You’ foi lançada como single promocional, marcando o fim da GIGANTE era.