I'M ABOUT TO CRASH | 2 anos de "CRASH", 5° álbum de Charli XCX

A primeira vez que Charli falou sobre este álbum, originalmente previsto para ser lançado logo após o lançamento de “Charli” (álbum) em 2019, foi no dia 19 de setembro de 2019, em entrevista à publicação musical FADER. Charli disse: “Eu não deveria dizer isso, eu deveria estar tipo, nele, ‘este álbum (Charli), escute, compre’, mas eu já estou pensando no próximo, está feito, estou no próximo nível" .

Em março, as sessões de gravação do álbum foram canceladas por causa da Pandemia do COVID-19. Charli decidiu adiar o lançamento do álbum e espontaneamente começou a trabalhar em seu quarto álbum de estúdio “how i’m feeling now” (2020) O trabalho neste álbum começou na casa de Charli em 3 de abril e durou até pouco antes da data de lançamento, 15 de maio.

A capa e o título do álbum são inspirados no filme de David Cronenberg de 1996 com o mesmo nome. Sangue, vingança e morte são uma grande parte dos visuais desta era, possivelmente conectando-se ao álbum ser o último lançamento de seu atual contrato com a gravadora Atlantic Records, pelo qual Charli demonstrou publicamente desgosto devido às restrições artísticas que enfrentou ao longo de sua carreira. A capa foi filmada por Terrence O’Connor.

Crash

Escrito por: Charli XCX, George Daniel, A.G. Cook & Waylon Rector.

Produzido por: A.G. Cook & George Daniel.

17,078,004 streams no Spotify (+13,404)

Em uma entrevista com Zane Lowe da Apple Music, Charli XCX descreveu o título de “Crash” como uma referência a uma de suas primeiras canções populares, “I Love It”, que Charli XCX escreveu, mas acabou dando para Icona pop. A letra do refrão descreve sucintamente todo o modus operandi de Charli XCX nos últimos anos – a música é destemidamente experimental e sua energia no palco é inegável. Mas a última parte – “acabar com tudo tão lendário” – poderia ser Charli XCX falando sobre o fim de seu contrato de cinco álbuns com a Atlantic Records. Falando sobre o som pop menos experimental deste disco, Charli XCX disse que queria deixar a gravadora fazer o seu trabalho tradicional “num momento em que isso não é mais feito” – novos artistas “querem ser o mais autênticos possível”; produzindo suas próprias músicas ou trabalhando com produtores menos conhecidos - algo que Charli fez durante toda a sua carreira - mas novos artistas também mentem sobre não escrever ou não produzir suas próprias músicas, enquanto Charli XCX é aberta sobre isso e não se importa se alguém faz isso ou não, desde que “me venda a performance”.

New Shapes (feat. Christine and the Queens & Caroline Polachek)

Escrito por: Charli XCX, Lotus IV, Noonie Bao, Deaton Chris, Christine and the Queens & Caroline Polachek.

Produzido por: Lotus IV & Deaton Chris.

29,149,365 streams no Spotify (+10,571)

Charli pode estar pedindo desculpas à outra pessoa enquanto o amor que ela encontrou durante a noite desaparece com o sol, ou ela também pode estar pedindo desculpas internamente a si mesma enquanto se arrepende de sua decisão de não partir antes que o sol revelasse a verdade da situação. “Caroline, Christine e eu trabalhamos juntas muitas vezes em formas diferentes, e era hora de nós três nos unirmos. E na verdade, essa música foi gravada há muito tempo – antes da pandemia. Eu gosto de como é uma música anti-herói. Estamos dizendo à figura amorosa: 'Não recebi de mim o que você precisa, porque não sou típico. Eu não atuo da maneira que você quer. Quero vários parceiros. Eu quero outra pessoa. Não quero nenhuma convenção dentro do sexo e do amor.

Good Ones

Escrito por: Charli XCX, Mattman & Robin, Oscar Holter, Noonie Bao & Caroline Ailin.

Produzido por: Oscar Holter.

110,495,699 streams no Spotify (+46,139)

“Good Ones” refere-se a Charli querendo mais estar com pessoas “perigosas” em vez de estar com pessoas que cuidam e são boas para ela. “A música é sobre quando você se afasta de alguém que é atencioso, solidário, estável e seguro e decide que, em vez disso, vai correr em direção a uma pessoa realmente perigosa, provavelmente tóxica. E eu sinto que todos nós já fizemos isso de alguma forma, seja em um relacionamento ou em alguma coisa. É sobre querer o perigo.

Constant Repeat

Escrito por: Charli XCX, Noonie Bao & Lotus IV.

Produzido por: Lotus IV.

22,359,964 streams no Spotify (+14,242)

“Constant Repeat” trata de uma reminiscência do comportamento sobre o qual Charli canta na música “Every Rule”. “Essa música traz um cenário imaginário que criei na minha cabeça, onde me apaixonei por alguém, mas imaginei que essa pessoa não me queria - o que acabou não sendo o caso. Mas foi esse medo que eu tive e a minha previsão da situação. Acho interessante que você consiga se convencer disso. Quando você está se apaixonando por alguém, infelizmente, acho que a natureza humana simplesmente se apega a você e lhe diz que você não é bom o suficiente, e o enche de dúvida, pavor, medo e todas essas coisas. Essa música realmente saiu de mim bem tarde no processo do álbum, e parecia tão real e natural.

Beg For You (feat. Rina Sawayama)

Escrito por: Charli XCX, Rina Sawayama, Roland Spreckley, Digital Farm Animals, Sorana Păcurar, Alexander Soifer, [Jonas von der Burg, Niclas von der Burg & Anoo Bhagavan].

Produzido por: Digital Farm Animals.

Sample: “Cry For You”, 2006, September.

Sample: “Don’t Cry”, Milk Inc., 2001.

105,509,454 streams no Spotify (+47,565)

No dia 12 de julho de 2019, Charli disse no Instagram que Rina e ela fizeram uma música para seu terceiro álbum de estúdio “Charli”, Rina só teve uma pequena parte na música, ela disse que adorou a parte e que quer transformar isso em outra coisa. no futuro. Ela explicou que sentia que poderia fazer algo mais. Em 6 de dezembro de 2019, Rina disse ao PopBuzz que a música estaria no próximo disco. Não está claro se ela estava se referindo a seu próximo álbum após sua estreia “SAWAYAMA” ou ao próximo álbum de Charli depois de “Charli” (álbum) naquela época (originalmente o 5° álbum de estúdio antes da pandemia ocorrer e Charli lançar “how i’m feeling now”).

Move Me

Escrito por: Charli XCX, Amy Allen, Ian Kirkpatrick & Jason Evigan.

Produzido por: Ian Kirkpatrick.

13,247,330 streams no Spotify (+6,544)

“Move Me” é sobre uma antiga parceira que Charli parecia afastar, mesmo quando eles sempre a seguravam. “Essa música veio de um acampamento de composição para o qual fui convidado pelo [produtor e compositor americano] Ian Kirkpatrick. Fazia algum tempo que eu não fazia um acampamento muito clássico. Não porque eu seja anti-eles – na verdade acho que me dou muito bem com eles e gosto deles. Acabei escrevendo isso com a [compositora e produtora norte-americana] Amy Allen. Na verdade, somos pólos opostos em termos de nossos estilos, e é por isso que essa música acabou sendo tão bonita - as partes agressivas da música em que eu estava basicamente gritando no microfone são muito eu, então você tem o equilíbrio dos lindos versos de Amy . Enquanto fazíamos isso, todos continuaram falando sobre como seria uma ótima música para Halsey. Eu estava tipo, ‘Não, eu amo Halsey, mas essa é uma ótima música para mim e vou mantê-la.’ As pessoas falam sobre músicas de acampamento serem falsas e construídas em um tubo de ensaio ou algo assim. Mas é muito real. Escrevemos a partir da nossa realidade. É por isso que somos bons compositores.

Baby

Escrito por: Charli XCX, SadPony & Justin Raisen.

Produzido por: SadPony & Justin Raisen.

20,611,463 streams no Spotify (+11,444)

Charli comentou sobre a faixa: “Baby” foi na verdade uma das primeiras músicas que surgiram neste álbum. Eu estava trabalhando nisso com Justin Raisen, e fizemos muitas coisas juntos no meu primeiro álbum, “True Romance”. Então pareceu meio cíclico voltar e com ele novamente naquele que é meu disco final no meu contrato com a Atlantic. Mas obviamente muita coisa mudou, e essa música foi a base da vibração do álbum. É provavelmente a música mais sexy que já fiz. É sobre sexo e sexualidade e fazer sexo bom e apenas sentir-se essencialmente. Eu sei que esse é o tom. Eu sabia que esse era o tom que eu queria transmitir para todo o disco. Esse tipo de zona de poder feminina hipersexualizada era para onde eu estava me sentindo indo, e “Baby” foi a gênese disso. Também acho que foi por isso que quis me desafiar na coreografia dessa música, que foi muito, muito difícil e tenho muito respeito pelos dançarinos, pelos dançarinos profissionais, por qualquer pessoa que transmita emoções através da dança. É tão difícil e desafiador, mas tão gratificante."

Lightning

Escrito por: Charli XCX, Madison Love, Ilya Salmanzadeh & Rami Yacoub.

Produzido por: Ariel Rechtshaid.

17,083,980 streams no Spotify (+8,019)

“Lightning” apresenta baixo pesado, vocoder e alguns sintetizadores penetrantes. “Começou como uma daquelas meias demos que tirei e convivi. Então liguei para Ariel Rechtshaid, que também teve uma grande participação no primeiro álbum, ao lado de Justin Raisen, e disse: 'OK, eu tenho essa música. Quero fazer “True Romance” em 2022 com ele. E embora eu saiba que ele não está tão entusiasmado atualmente, eu disse a ele que ele era o rei dos anos 80 e se ele achasse que precisava seguir esse caminho, eu confiei nele porque ele tem o gosto mais impecável. Então ele me mandou de volta, e houve um ponto de interrogação no momento da guitarra espanhola, que entra em refrão. Enviei para A.G. Cook para pedir a opinião dele. Ele estava tipo, ‘É uma loucura. Eu ri alto. E eu disse, 'OK, ótimo. Vamos ficar com ele.

Every Rule

Escrito por: Charli XCX & A.G. Cook.

Produzido por: A.G. Cook, Oneohtrix Point Never & Matt Cohn.

7,451,262 streams no Spotify (+3,312)

“Every Rule” é uma das músicas mais antigas do álbum, gravada antes do projeto de quarentena de 2020 de XCX “how i’m feeling now”, a canção detalha a história de um relacionamento que não existe mais. “É engraçado quando você fala sobre explosões, essa história de amor realmente genuína e linda neste álbum também é bastante traumática de ouvir, porque este é um relacionamento do meu passado que não existe mais. explosivo, suponho. Eu realmente amo essa música porque estou apenas dizendo exatamente o que aconteceu e parece muito verdadeiro.

Yuck

Escrito por: Charli XCX, Elizabeth Lowell, Bulow, Mike Wise & Nathan Ferraro.

Produzido por: Mike Wise.

43,965,999 streams no Spotify (+34,572)

Charli lida com sentimentos conflitantes em relação a uma situação em desenvolvimento. Enquanto ela estava apenas tentando “ter sorte”, a outra pessoa estava demonstrando carinho demais. No início, ela instintivamente se sente enojada com as demonstrações de afeto – mas não totalmente. "Gosto da mudança drástica de marcha aqui. Eu gosto que isso faça você rir. Eu gosto daqueles momentos chocantes nos álbuns e nos shows ao vivo onde você vai da música mais íntima e tranquila até a mais hilariante ou poptástica. Esse foi o raciocínio por trás de colocar “Every Rule” e “Yuck” consecutivamente. Eu realmente luto com essa sensação de ser sufocado. Provavelmente é coisa de filho único, ou algo assim. Quando você pensa, ‘Fique longe de mim, me dê um pouco de espaço’ - é assim que me sinto seriamente 50% do tempo. Também me lembra aquele elemento vocal de “Boom Clap” e “Boys”. Não sonoramente, mas mais em termos da maneira como canto. Definitivamente, não sou a cantora mais técnica de todos os tempos - se você me colocasse ao lado de Ariana Grande e nos fizesse cantar a mesma música, eu pareceria absolutamente insano, e ela soaria absolutamente linda - mas quando se trata de cantar assim, Eu me sinto bastante confiante. Isso é muito bom para mim, apenas do ponto de vista técnico. É muito divertido dizer, ‘Sim. Você sabe o que? Eu posso cantar essa música. O que eu sei que parece estúpido porque sou um ‘cantor’ profissional.

Used To Know Me

Escrito por: Charli XCX, Noonie Bao, Dylan Brady, Lotus IV, [Fred McFarlane & Allen George].

Produzido por: Dopamine.

Sample: “Show Me Love”, 1990, Robin S.

51,198,043 streams no Spotify (+22,697)

Em “Used To Know Me” Charli fala sobre o sentimento de “libertação” que sentiu após o rompimento com o parceiro que é tema de muitas músicas do álbum. “Eu estava tentando me imitar em “Fancy” – ou voltar para aquele espaço livre. Eu realmente me lembro de ter procurado a melodia do refrão de “Fancy” de uma forma que nunca havia procurado antes. Normalmente sou muito instintivo e espontâneo quando se trata de melodias, mas com “Fancy”, tive que realmente manobrar meu cérebro em diferentes cantos para descobrir – para entender a formação das notas. Eu escrevi isso sozinho nos estúdios do Stargate, o que provavelmente me fez sentir como se tivesse que escrever uma grande música pop, e então, quando eu estava ouvindo ela repetidamente no meu carro, comecei a cantar a linha do sintetizador de “Show Me Love” de Robin S. Então liguei para algumas pessoas e pensei, ‘Isso é possível?’ E todos disseram: ‘Sim, mas você se preocupa com publicação?’ E eu pensei, ‘Acho que não.’ Parece-me uma grande música – é sobre remodelar quem você é depois de um rompimento.

Twice

Escrito por: Charli XCX, Lotus IV & Noonie Bao.

8,325,563 streams no Spotify (+4,279)

“Twice” é uma música sobre se preocupar com o fim do mundo e dizer a si mesmo para ir com calma e não pensar duas vezes sobre as decisões que você toma na vida porque nada é para sempre. “Essa é uma música muito importante para mim porque eu nunca escrevi uma música sobre o fim do mundo e é disso que trata “Twice”, então é um assunto diferente para mim. Eu estava apenas pensando em você sabe como seria se/quando o mundo acabasse, em quem eu pensaria, de quem sentiria falta, que memórias eu manteria em minha mente e se eu sentiria que vivi minha vida exatamente do jeito que eu queria vivê-la.

DELUXE EDITION

A capa foi fotografada por Terrence O’Connor e mostra Charli coberta de sangue no topo da janela de um carro. A capa foi filmada no mesmo dia da capa padrão, há dualidade em ambas as artes, principalmente entre a cor do conjunto do biquíni ser preto na capa padrão e branco na capa deluxe. “Eu meio que quero deixar a capa do álbum para interpretação, mas suponho que seja no local de um acidente, e acho que você poderia argumentar que eu já fui, tipo, atropelado e estou desse tipo, tipo, coisa volátil que se machucou ou eu sou o obstáculo que atrapalhou o carro, sabe? Eu queria explorar esse tipo de tema porque parecia bastante simbólico para mim. E também adoro usar biquíni e pensei que o certo a fazer era ficar sentado num carro, coberto de sangue, de biquíni. Parecia certo.

Selfish Girl

Escrito por: Charli XCX, Deaton Chris Anthony, Linus Wiklund & Noonie Bao.

Produzido por: George Daniel, Lotus IV & Deaton Chris Anthony.

4,741,231 streams no Spotify (+2,189)

Charli mergulha nas complexidades do amor, da desilusão amorosa e do desejo de crescimento pessoal. A música serve como um hino para aqueles que sentiram a necessidade de se colocar em primeiro lugar, desafiando as expectativas sociais e encorajando a busca pela individualidade e conexão genuína.

How Can I Not Know What I Need Right Now

Escrito por: Charli XCX, George Daniel, [Jimmy Jam & Terry Lewis].

Produzido por: George Daniel.

Sample: “Saturday Love”, 1985, Cherrelle & Alexander O’ Neal.

4,322,472 streams no Spotify (+2,959)

Aqui, as letras expressam um sentimento de confusão emocional e luta. Aprofundando na complexa experiência da luta emocional e na dificuldade de entender os próprios desejos e necessidades. Ela mostra a dissonância interna entre a apresentação exterior de si mesmo e a turbulência emocional interna. A música captura a frustração, desespero e anseio por crescimento pessoal, enquanto Charli lida com a busca por clareza e estabilidade em sua vida.

Sorry If I Hurt You

Escrito por: Charli XCX, Andrew Wyatt, Deaton Chris Anthony, Lotus IV & Noonie Bao.

4,472,890 streams no Spotify (+2,658)

Sincera e introspectiva, “Sorry If I Hurt You” explora as complexidades de um relacionamento caracterizado pela negligência e distância emocional. As letras evocam um sentimento de remorso e saudade pelo perdão, com Charli XCX admitindo abertamente seus erros e expressando um desejo profundo de se redimir.

What You Think About Me

Escrito por: Charli XCX, A.G. Cook & Waylon Reitor.

Produzido por: A.G. Cook.

3,538,762 streams no Spotify (+1,547)

Fechando o deluxe, aqui, Charli recusa-se em se conformar com expectativas sociais e rejeitando as opiniões e julgamentos dos outros. A expressão ousada e desavergonhada de autoaceitação e rebelião contra as expectativas sociais de Charli ressoa com qualquer pessoa que já tenha se sentido pressionada a se conformar ou lutado com o peso das opiniões alheias. É um lembrete poderoso para priorizar a própria felicidade e abraçar a individualidade em um mundo que frequentemente busca sufocá-la.

• “CRASH” estreou em #7 no USA ! Vendendo 31,500 mil cópias em sua 1° semana, sendo 19 mil pure, foi o primeiro álbum de Charli a estrear no top 10. :us:
  • “CRASH” estreou em #1 no UK ! Vendendo 16 mil cópias em sua 1° semana, sendo o primeiro álbum de Charli a estrear no topo. :uk:
  • “CRASH” possui nota 79 no Metacritic, com 18 notas verdes e 3 amarelas.
  • “CRASH” (álbum) não possui nenhum certificado.
  • “CRASH” (álbum) não possui nenhum prêmio.
  • “Good Ones” recebeu 1 indicação no NME Awards na categoria “Best Song in the World” e acabou perdendo para “Solar Power”, Lorde.
  • “Good Ones” recebeu 1 indicação ao NME Awards na categoria “Best Song by a UK Artist” e acabou perdendo para “How Not To Drown”, Chvrches & Robert Smith.
  • “Good Ones” recebeu 1 indicação ao Popjustice £20 Music Prize na categoria “Best British Pop Single” e acabou perdendo para “As It Was”, Harry Styles.
  • 1 indicação ao MTV Video Music Awards por “Samsung Superstar Galaxy Concert Charli XCX – Roblox” na categoria “Best Metaverse Performance” e acabou perdendo para “BLACKPINK x PUBG 2022 In-Game Concert: The Virtual”.
  • 1 indicação ao MTV Europe Music Awards na categoria “Best Metaverse Performance” e acabou perdendo para “BLACKPINK x PUBG 2022 In-Game Concert: The Virtual”.
  • Nenhum single do “CRASH” debutou no USA. :us:
  • “Good Ones” estreou em #44 no UK, passando 8 semanas nos charts. :uk:
  • “Beg For You” estreou em #29 no UK, onde 6 semanas depois atingiu o seu peak #24, completando 11 semanas nos charts. :uk:
  • “Used To Know Me” estreou em #70 no UK, passando 1 semana nos charts. :uk:
  • “CRASH” foi originalmente intitulado “Sorry If I Hurt You”.
  • Charli descreveu como um “álbum que Janet faria”, um “álbum poptástico” e uma “era do mal”.
  • “Murder On The Dancefloor” foi gravada em 2021, durante as sessões do álbum, e provavelmente foi considerada para ser incluída no álbum, porém foi descartada. Em 18 de fevereiro de 2023, a música completa vazou.
  • “Touch”, também conhecido como “Just One Touch”, uma canção onde as primeiras versões da música foram gravadas durante as primeiras sessões de “CRASH”, produzida por BJ Burton, com uma versão conhecida da música sendo co-produzida por Xela.
  • “Crying Stars” foi produzida por Ian Kirkpatrick e co-escrita com Tove Lo. Presume-se que Jason Evigan também participou da produção da faixa.

“Tenho muita sorte de ter a base de fãs que tenho, que investe extremamente em literalmente cada respiração minha. Eles são maravilhosos e muito inteligentes, o que me atrai neles, é que eles têm muito bom gosto e ideias incríveis – como descobri ao fazer ‘how i’m feeling now’. Então não posso mentir, às vezes é um pouco chato, porque embora eu os adore, não faço música para eles especificamente quando estou sentado no estúdio – estou fazendo isso para mim. E não acho que eles me admirariam como artista que sou se eu continuasse dando a eles o que eles esperam.”

@Angels

9 curtidas

VOTE NA MELHOR FAIXA DO ÁLBUM !

• Crash
  • New Shapes (feat. Christine and the Queens & Caroline Polachek)
  • Good Ones
  • Constant Repeat
  • Beg For You (feat. Rina Sawayama)
  • Move Me
  • Baby
  • Lightning
  • Every Rule
  • Yuck
  • Used To Know Me
  • Twice
  • Selfish Girl
  • How Can I Not Know What I Need Right Now
  • Sorry If I Hurt You
  • What You Think About Me
0 votantes

Embora seja muito pop eu adoro esse álbum
Good Ones pop perfection

2 curtidas

O marco de uma geração

2 curtidas

Amo demais, é um dos trabalhos mais redondinhos que ela já entregou

2 curtidas

hinos e beg for you

1 curtida

e foi aqui q ela nos deixou :broken_heart:

4 curtidas

hino moh

1 curtida

O tópico lindo
Hinário demais

2 curtidas

hinario porraaaaa

2 curtidas

baforaaaaaaaaaa

1 curtida

obg mana

1 curtida

Beg for You é iconica, mas eu ouvi tanto que enjoei e peguei ranço

1 curtida

1 curtida

up

HINARIO
lightning
baby
every rule
crash
constant repeat
new shapes
used to know me
selfish girl
putz mts hinosss

3 curtidas

diva, não entra nem no meu top 3 da discografia dela mas amoooo… o que diz muito da qualidade do trabalho da lenda

constant repeat outsold

2 curtidas

Lightning é perfeita demais

1 curtida

smash