Jack Antonoff sobre a música mais difícil e surpreendente de sua carreira
Mesmo tendo gravado três álbuns juntos, Jack Antonoff não se lembra de ter agendado oficialmente uma sessão de estúdio com Lana Del Rey. “Vamos apenas enviar uma mensagem e perguntar: ‘Onde você está?’ ‘Ok, venha aqui’”, diz ele. “Eu estava com ela outro dia e fomos para o estúdio e começamos a brincar. É muito solto.” Essa casualidade dá o tom para todo o processo de gravação, não importa em que tipo de música eles estejam trabalhando. “A música pode ser incrivelmente séria, e acabamos trollando uns aos outros e sendo engraçados o tempo todo.”
Antonoff está reflexivo enquanto gira em torno de seu apartamento em Nova York, fazendo café e se preparando para sair com sua irmã, Rachel Antonoff, e sua esposa, Margaret Qualley. Quando ele pensa no ano passado e na mudança, ele fica grato por ter colaboradores próximos como Del Rey, junto com sua amiga Taylor Swift e sua banda Bleachers. Esses títulos foram recompensados quando Antonoff foi indicado a seis Grammys no início deste ano – incluindo aquele que poderia ser seu terceiro Produtor do Ano consecutivo – em grande parte graças ao seu trabalho de produção em Midnights de Swift e Você sabia que há um túnel sob a Ocean Blvd de Del Rey? . “Muitas indústrias criativas, especialmente hoje em dia, estão tão obcecadas com esses pivôs severos que não é comum ter colaboradores realmente de longo prazo”, diz ele por videochamada. Ele também produziu vários álbuns para Lorde e St. Vincent e recentemente adicionou 1975 ao seu quadro. Enquanto alguns fãs o acusam de adicionar muito do seu estilo pop dos anos 80 ou de entorpecer as melhores qualidades de seus músicos favoritos, os próprios artistas continuam voltando - ninguém menos que Swift, com quem ele trabalha desde seu álbum de 2014, < a i=10>1989. “Continuaremos trabalhando juntos até 2089”, disse ela, brincando, ao receber um prêmio no VMA deste ano.
É seguro dizer que Antonoff sente o mesmo em relação ao Bleachers, o grupo que ele fundou em 2014 como sua própria E Street Band. Ele passou a maior parte de sua carreira alternando entre bandas, desde sua banda punk da escola primária Outline até o alegre grupo de rock Steel Train e o divertido supergrupo indie-pop. Agora, enquanto se prepara para lançar o quarto álbum autointitulado do Bleachers em março próximo, ele está escrevendo em novos estilos e quebrando as barreiras entre a banda e sua produção solo. Mas durante toda a nossa conversa, ele não para de voltar a “A&W” de Del Rey, que foi indicada como Canção do Ano este ano. “Não dissemos isso na sala, mas é o tipo de música em que você diria: Bem, definitivamente não é ser indicado ao Grammy! ”, diz ele sobre a obra de sete minutos e duas partes. “Mas, quer saber, Lana e Taylor e este ano que tive, acho que o objetivo é continuar encontrando coisas que te emocionam. Fazer qualquer coisa que não seja avançar e encontrar novos caminhos é uma bastardização do trabalho.”
Música que você e Taylor Swift não poderiam ter feito antes de Midnights
Talvez “Mastermind”. Fizemos a maior parte desse álbum no meu apartamento. Tem um pequeno estúdio lá, que é o mesmo lugar onde trabalhamos há muitos anos. Parece que temos uma base tão sólida de coisas que sabemos que podemos fazer que realmente parece possível esticar. E eu me lembro de quando estávamos fazendo “Mastermind”, estávamos rindo um do outro por irmos para um lado e para o outro. É uma musiquinha estranha,Swift, por sua vez, disse recentemente que a música foi inspirada no final de Phantom Thread : “Eu pensei, não seria? seria divertido ter uma letra sobre ser calculado?e isso apenas me lembrou do tipo de coisa que você pode fazer com amigos muito próximos, ao passo que, se fosse um novo relacionamento, você talvez não ousasse ser péssimo. Tipo, tente alguma merda estranha. Porque de vez em quando, quando você realmente se joga lá fora, você consegue o que é mais brilhante.
A era Swift mais surpreendente
Ah, cada um. Nunca estive em uma sala com ela e senti como se estivéssemos fazendo qualquer coisa além de trilhar um novo caminho que deixamos durar pelo menos dez segundos. Se não estivermos sentindo isso, seguiremos em frente. O que eu acho fascinante sobre a composição é que você não pode fingir. Não há atalho; vem ou não. Mas a única coisa que os anos podem fazer por você é pelo menos reconhecer quando isso não está acontecendo e sair mais rápido. Quando eu tinha 19 anos, eu poderia cair na toca do coelho com alguma merda estranha porque me importaria com a quantidade de tempo ou os recursos que investi nisso, e quanto mais eu faço isso, mais percebo que isso é uma tarefa tola. Você aparece, espera agarrá-lo, e você o faz ou não. Quando estou com meus colaboradores, quanto mais avançamos no caminho, mais vibramos apenas nas coisas realmente especiais.
Estamos neste ponto há muitos anos. Quero dizer, começamos a trabalhar juntos em '89 , trabalhamos muito em Reputação , que foi tão maravilhoso e intenso, e então Lover , começamos a fazer mais algumas coisas estranhas. Quando fizemos Folklore , esse era obviamente um ângulo muito diferente, e algumas das músicas anteriores, como “August” e “Mirrorball”, são algumas das minhas coisas favoritas que já fizemos. Você sabe, escrever uma música e colaborar com alguém, depois de fazer isso, você pensa: Bem, quem sabe se isso vai acontecer de novo , porque é simplesmente mágico. Com ela, fico constantemente surpreso. Às vezes brinco com ela quando temos alguma coisa maluca, tipo: “Ok, acho que ainda entendemos!” Não há realmente nada para ela e eu deixarmos de fazer se não nos esticarmos completamente lá fora, na escuridão. E essa foi toda a história com Midnights — fizemos tantas coisas que nunca tínhamos feito antes.
A parte mais difícil de regravar suas próprias músicas para 1989 (versão de Taylor)
Eu não trabalho com sintetizadores suaves, então tudo é um som que é feito na sala. O engraçado é que você não consegue se lembrar dos sons. Então, todo o pessoal do Bleachers ajudou muito nessa coisa.Especificamente “Out of the Woods”, “I Wish You Would” e “You Are in Love”, as três faixas que Antonoff produziu originalmente em 1989< uma eu=2>. Tornou-se um projeto muito divertido para mim e para a banda. Foi tipo, “Tudo bem, Mikey,Mikey Freedom Hart, que toca teclado e guitarra no Bleachers. aqui estão as faixas do Juno, dê o seu melhor.” “Sean,Sean Hutchinson, que toca bateria no Bleachers.aqui está a bateria, veja o que você pode fazer.” E então terei uma quantidade X de faixas que são apenas sons da sala. A internet estava realmente interessada no que parecia ser o som de uma gaivota em “Is It Over Now?” Foi muito divertido, porque eram todos esses instrumentos analógicos que conhecemos e amamos: Moog modelo Ds, Juno-6s.
Eu compararia isso a encontrar um diário antigo. Há tantas coisas nessas sessões que eu pensei, Oh, sua aberração. Pequenas camadas que eu faria então, porque você passar por fases, e isso me fez sentir muito bem. Aquela versão mais jovem de mim que estava acumulando merda, quero dizer, “Out of the Woods” é como uma pia de cozinha. Essa é a glória: como alguém que realmente não teve nenhum sucesso como produtor, não havia razão para eu acumular toda aquela merda, a não ser que isso apenas me desse muita alegria. E isso fez uma sinfonia estranha e confusa e eu adoro isso até hoje.
A maioria das músicas da Califórnia no Ocean Blvd
Definitivamente “pimentas”. Ou “Caminhão Taco”. Mas Lana é de Lake Placid e eu sou de Nova Jersey. Ela mora na Califórnia há muito tempo, então ela realmente vive a vida, mas eu sinto que nós dois temos esse sonho da Califórnia por crescermos na Costa Leste. Muitas vezes, a ideia de alguém sobre o que é uma coisa pode ser uma versão mais engraçada e estranha do que a coisa é.
Na verdade, acho que a música mais californiana que já fizemos foi “Venice Bitch”, e não a frase óbvia de Venice. Fiquei pensando muito no espaço entre Dick Dale e John Frusciante nas guitarras; a bateria, quando eu os tocava, queria que parecessem a cena shoegaze do início dos anos 2000 que estava acontecendo por aí. Portanto, não estou dizendo que seja uma coisa da Califórnia - é a impressão que uma pessoa de Nova Jersey tem da Califórnia.
Ela e eu escreveremos muito, e então a estrutura dos álbuns se unirá. Por exemplo, “Jimmy”, que acabou em “A&W”, foi escrita durante as sessões de Norman Fucking Rockwell . Então, a “Venice Bitch” no final de “Taco Truck” é a versão original de “Venice Bitch”. Quando estávamos gravando Norman Rockwell , tivemos a ideia de estar em Laurel Canyon e dirigir o caminhão até o clube. Partimos desse conceito, então eu tive essa “Venice Bitch” original. Depois que fizemos “A&W”, onde você tem uma música como “Jimmy” daquela época se misturando a ela, pensei: Esse álbum inteiro é tão extenso e estranho. Comecei a colocar as coisas em lugares estranhos. Este é outro exemplo de que quando você trabalha com alguém por muito tempo, você pode começar a ficar realmente estranho. Esse foi o tema daquele álbum: Vamos ficar estranhos.
O mais surpreendente é a letra de 1975
Não fico chocado facilmente, mas as coisas que me chocam ou surpreendem costumam ser as mais bem escritas. Muitas de suas coisas mais engraçadas e sarcásticasComo este verso de “Part of the Band”: “Eu conheço alguns baristas vacinistas chiques / Sentados no leste em seus keisters comunistas / Escrevendo sobre suas ejaculações.”isso talvez seja mais projetado para chocar, esse é um canto, mas o que realmente me deixa perplexo é quando alguém diz algo que parece um soco no estômago. A primeira música, Matty, tinha aquela frase, “Sinto muito se você está vivo e tem 17 anos”, o que me corta tanto que eu forcei para se tornar uma coisa repetitiva. Não se trata nem de falar com pessoas dessa idade - “Sinto muito se você está vivo e tem 17 anos” parece muito com a experiência deste momento. A única coisa em que todos concordam é este grande fracasso das gerações vindouras. Quando estávamos fazendo aquele álbum, foi um momento bastante polarizador em geral, e essa frase parecia um alívio de um fato.
Mas sim, o que mais me choca é a vulnerabilidade de alguém em uma música. O final de “You’re on Your Own, Kid” é um desses momentos para mim. Eu lembro, ela escreveu issoNa ponte, Swift reflete sobre o arco de sua carreira musical: “Porque houve páginas viradas com pontes queimadas / Tudo que você perde é um passo que você dá”.bem na minha frente e então o colocamos no chão, e levei um soco completo no estômago. Lindo.
A maioria das músicas do Bleachers em Bleachers
Há uma música chamada “Tiny Moves”, que ninguém ouviu ainda. A verdadeira história é que comecei a escrever música quando tinha 14 ou 15 anos e minha irmã mais nova estava doenteSarah Antonoff teve câncer no cérebro. então. Ela morreu quando eu tinha 18 anos, então todas as minhas experiências formativas com a composição musical foram escrever sobre essa enorme, pesada, grande perda e sofrimento. Então, obviamente, essa dor cresce e muda. É um lugar tão fértil para escrever, e eu me senti um pouco resignado, não de uma forma confortável, tipo, Ok, meu lugar na vida como escritor é escrever sobre perda através das lentes da idade. E não me interpretem mal, há muito disso neste álbum. Mas eu conheci minha agora esposa, e parece muito com a mitologia e a armadura que eu usava - todos nós dizemos, tipo, “Não consigo acertar os relacionamentos”, “Eu não faço isso”, “Eu sou ruim nisso.” E quando você tem uma grande mudança como essa, que foi realmente conhecer minha pessoa, é brilhante e incrível, mas também é desestabilizador porque você tem que lidar com todo o passado, onde você viveu de acordo com esse código que era uma besteira. E dentro disso, me vi escrevendo de forma mais coloquial, muito profunda e muito intensa. Como você sofre uma perda tão grande e depois explora outras partes da vida? Não fui capaz de fazer isso no passado, porque senti que não era uma honra escrever sobre qualquer outra coisa. Então, este é o primeiro álbum onde eu exploro outras coisas, e há uma presença nele que eu não tive.
Melhor parte do saxofone das arquibancadas
Ou “Everybody Lost Somebody” ou “Modern Girl”. Ambas as partes foram escritas por Evan Smith, que é um dos nossos saxofonistas. “Modern Girl” parecia um grande, Derrube a porta da frente, estamos de volta! Ela está me dando algo que eu senti que estava faltando há muito tempo, ou seja, há tanto peso na minha música e há tanta intensidade, e há tanto peso no mundo, e eu só queria que a música fosse divertida e irreverente novamente. Eu escrevi toda essa música que basicamente torra a cultura, assa a mim mesmo,“Acho que sou o melhor nova-iorquino de Nova Jersey / Repórter não confiável / Colecionador de música pop / Um cara brincando de moeda.” conta todas as piadas internas sobre a banda. É uma espécie de carta de amor para os fãs, é uma espécie de foda-se para as coisas que me incomodam no mundo e, o mais importante, estamos nos divertindo muito tocando isso. Além disso, você simplesmente não ouve saxofone por aí, então pensei: Vamos fazer com que a primeira coisa que as pessoas ouçam no próximo álbum seja este sax tocado como se sua cabeça estivesse pegando fogo, e qualquer um quem não está sentindo não é quem procuramos.
Música mais influente do Steel Train para Bleachers
Uma coisa que não tenho certeza se todos entendem completamente: diversão. era mais ou menos isso, tipo, pivô esquerdo. Eu sempre escrevi minhas próprias letras para minhas próprias músicas, então realmente foi Outline, Steel Train, Bleachers, com produção apimentada em tudo isso. Você sabe, divertido. foi um projeto paralelo que comecei, com três amigos, mas só tinha um sucesso engraçado,“We Are Young”, o improvável número 1 que rendeu a Antonoff um de seus primeiros Grammys, de Canção do Ano.então parecia tão frontal e central. Mas a escada é o trem de aço para as arquibancadas. Quero dizer, o tempo entre escrever “Bullet” e “Rollercoaster” não estava muito longe.
Há uma música chamada “S.O.G Burning in Hell”, que eu sinto que tem um toque de Bleachers. É como tentar romper com aquele caos controlado. Isso é uma coisa enorme que eu sempre procuro, aquela sensação de: Essa coisa vai continuar na pista? Tipo, eu sempre quero o público sentir-se seguro e aterrorizado ao mesmo tempo. Acho que com Bleachers isso realmente se cristalizou.
Projeto mais difícil que você produziu
É muito raro que algo seja impossível de escrever ou organizar. É mais como se eu pudesse ficar muito obsessivo em fazer o som ser o que ouço na minha cabeça. Eu sinto que o processo é como se você capturasse esse raio maluco em uma garrafa e depois gastasse seu tempo protegendo-o, ou você tivesse essa ideia maluca do que você quer que algo seja. Você já ouviu aquela música da Lorde “Hard Feelings”? No final, em termos de produção, eu estava tão obcecado em querer que fossem esses sons malucos de luta dos Transformers, mas também muito calorosos. Eu fiquei realmente louco com isso. Melodrama foi um processo muito intenso. Estávamos apenas destruindo coisas. Faríamos uma coisa um dia, zeraríamos e tentaríamos outra coisa.
O final de “August”, as cordas e a guitarra vibrante – foi algo que ficou realmente na minha cabeça, em termos de produção, por um longo tempo. O final tem que ser tão eufórico. Ela está falando sobre, tipo, “Encontre-me atrás do shopping” e “Quando vivíamos pela esperança de tudo”. Continuei me apegando a todas as letras dela e pensando: Esse crescendo no final deve parecer tudo isso, pegando fogo .
O segundo álbum do Bleachers, Gone Now , quase me matou, porque eu me senti tão obsessivo com o que tinha a dizer depois de receber o sucesso que tive no primeiro álbum. Tipo, Este é o momento, eu tenho que acertar. Aquela ansiedade do segundo álbum é muito pesada e por um bom motivo. Você recebeu uma oportunidade e fica ali parado, lembrando de todas as coisas que pensou durante toda a vida e que teve essa oportunidade.
Música que você produziu e quer roubar para a Arquibancada
Sabe, não existe realmente nenhum. Tipo, as coisas dos álbuns do Bleachers são tão separadas. Eu escrevi músicas com Lana que estiveram nos álbuns do Bleachers, obviamente “Alma Mater”. Quando eu estava saindo da diversão. e tentando fazer com que todos se concentrem em Arquibancadas, mas também querendo que as pessoas entendam o que eu fiz como produtor, sinto que criei muita separação. Tipo, Isso é quando estou no estúdio para gravar Bleachers. Isso é quando estou no estúdio produzindo um álbum . Mas não era muito verdade, para ser honesto. É um grupo de amigos bastante conectado e estamos conversando muito, tocando os discos uns dos outros, escrevendo discos uns com os outros. Não me arrependo de ter criado essa narrativa, mas não é a mais verdadeira. Agora me importo menos com isso, porque sinto que posso reconhecer uma comunidade em torno disso.
Esta entrevista foi editada para maior clareza.