INDIE WIRE: Joker II parece ser ruim de propósito, chato, sem graça e um desperdício criminoso de Lady Gaga

Resenha de ‘Joker: Folie à Deux’ Resenha: A sequência musical de Todd Phillips parece ser ruim de propósito

Chato, monótono e com um desperdício tão criminoso de Lady Gaga que deveríamos exigir uma audiência pública, “Folie à Deux” tenta e não consegue mostrar nossas próprias frustrações com ele.

Parece que Todd Phillips não gostou muito da ideia de que seu filme “Joker”, que fez muito sucesso, ganhou o Oscar e definiu sua carreira, era uma espécie de grito de guerra incel. (Lembram-se de quando as equipes da SWAT estavam de prontidão para a estreia do filme em Nova York, para o caso de alguém na plateia se sentir um pouco fortalecido demais pelos temas do filme?) Na opinião de Phillips, sua homenagem a Scorsese, alimentada por histórias em quadrinhos, era uma triste história de palhaço sobre a crueldade de nosso mundo sem empatia, contada pelos olhos de um homem a quem foi negado violentamente o amor de que todos nós precisamos para sofrer.

Sim, “Joker” terminou com Arthur Fleck, de Joaquin Phoenix, atirando em seu apresentador de talk show favorito ao vivo na TV, o assassinato provocando um motim imitador que viu uma multidão de gothamitas furiosos incendiar a cidade à imagem de Arthur, mas o diretor argumentaria que as fantasias de raiva não são endossos, mesmo em um blockbuster semitriunfante que seduziu o público dos multiplexes a compartilhar sua catarse. Afinal, é apenas entretenimento, e Phillips não acha que deva ser responsabilizado por um mundo doente demais para separar a ficção da realidade.

Como alguém que acredita que as sequências de “A Ressaca” são as únicas coisas verdadeiramente malignas que Phillips já fez e que afirma que “Coringa” foi menos perigoso pela ambivalência de sua moral do que pela obviedade de seu sucesso (minha crítica de 2019 estava preocupada com o medo semigenuíno de que Hollywood se inspirasse para fantasiar o restante de sua produção com histórias em quadrinhos), fiquei mais irritado com o fato de Phillips querer comer o bolo e ter o que comer. Nesse sentido, suponho que eu deva estar encantado com o fato de sua inevitável continuação estar tão ansiosa para vomitar esse mesmo bolo de volta na tela - em cima de seus fãs e críticos. Isso deve ter deixado Phillips com dor de estômago, porque “Joker: Folie à Deux” é um repúdio total à ideia de que seu ‘herói’ deveria ser abraçado como um símbolo, em vez de ser lamentado (ou abraçado) como um homem.

Então, como Phillips reconcilia o Coringa com Arthur Fleck? Como ele consegue afastar seu incompreendido estudo de personagem da ideia de que não era, antes de tudo, uma obra de entretenimento de massa? Com uma sequência excruciantemente - talvez até deliberadamente - entediante que faz de tudo para não diverti-lo.

Em uma época em que tudo é consumido como entretenimento, não importa o quão trágico seja, Phillips criou um espetáculo pop corporativo que praticamente exige ser visto como algo diferente. Este é um filme que nega perversamente ao público tudo o que ele foi condicionado a querer dele, primeiro com delicadeza e, depois, com a hostilidade inconfundível de uma faca no estômago. E é por isso, mais do que qualquer outra coisa, que “Folie à Deux” adota a forma de um musical clássico: porque nenhum outro gênero torna tão fácil apreciar toda a diversão que você não está tendo. Esse é um filme de grande sucesso de bilheteria como forma de punição coletiva, mas, ao contrário de “Borderlands”, “Deadpool” e muito mais do que Hollywood lançou nos cinemas este ano, “Folie à Deux” não parece ter tido a intenção de ser outra coisa.

É uma aposta reconhecidamente inesperada, e eu estaria mentindo se dissesse que não admiro a audácia que Phillips demonstra ao seguir até o fim com ela (ou acidentalmente recuando, como pode ter sido o caso). Mais uma vez, Phillips fez um filme que o próprio Coringa provavelmente aprovaria. Desta vez, porém, estou muito menos convencido de que outras pessoas compartilharão do mesmo entusiasmo por ele. Em nenhum momento o conceito de negação de prazer de Phillips se torna sofisticado ou gratificante o suficiente para justificar a agonia de assistir a ele.

Um exemplo importante entre muitos: Em teoria, pode parecer uma ideia deliciosamente caótica enganar o público ao apresentar Lady Gaga como a parceira de loucura do Coringa, para depois relegá-la a um segundo plano durante a maior parte da história em favor de cenas intermináveis de julgamento que literalmente relitam os eventos do filme anterior. Na prática, a decisão de Phillips de escalar uma superestrela de todas as gerações para um papel que parece ter sido criado para maximizar tanto seu talento supremo como cantora quanto sua presença na tela como atriz, apenas para que ele possa colocá-la no fundo de um tribunal sempre que não estiver cortando seus números musicais na altura dos joelhos… bem, isso é muito mais criminoso do que qualquer coisa que Arthur Fleck faça nesse filme.

O que nos leva ao outro benefício material de ter Arthur cantando ainda mais do que no filme anterior: ele permite - se não exige - um certo grau de romance. As pessoas não reconheceram que “Coringa” era uma história sobre um cara invisível que precisava de amor, então Phillips criou uma história de amor sobre um cara que precisa ser visto.

Cinco anos se passaram desde que Arthur foi preso por todos os assassinatos que cometeu, e seu tempo no Asilo Arkham parece estar piorando a cada dia. No início de seu período, Arthur contava piadas para os guardas todas as manhãs, mas seu humor azedou à medida que o “julgamento do século” se aproximava, e ele foi tão consumido pela forma como sua vida se desenrolou que nem mesmo seu efeito Pseudobulbar consegue fazê-lo rir (Phoenix parece ainda mais magro aqui do que em “Coringa”, suas omoplatas ameaçam fazer dois buracos nas costas).

As coisas só começam a mudar para Arthur quando o guarda brutal designado para ele (o astro de “Paddington 2”, Brendan Gleeson, sempre bom para um papel de prisão de algum tipo) oferece o detento como voluntário para uma aula de terapia musical. É aí que ele se depara com Harleen “Lee” Quinzel, de Gaga, uma superfã do Coringa que jura ter visto o filme feito para a TV que fizeram sobre ele umas 100 vezes. Sentimos que ela pode ter “entendido errado” o filme, pelo menos da mesma forma que alguns críticos temiam que um exército imaginário de incels entendesse errado o filme de Phillips.

A simpatia de Lee é tudo o que é necessário para tirar Arthur de seu estupor. A onda de crimes dele fez com que ela se sentisse menos sozinha, e agora ela está muito feliz em retribuir o favor (“sing hallelujah come on get happy, get ready for the judgment day”). O amor é a única coisa que Arthur sempre quis e - no primeiro e mais convidativo dos números musicais do filme, em grande parte esquecíveis - Phoenix lidera uma longa tomada de cena pela sala de TV do asilo enquanto canta um cover de voz grave de “For Once in My Life”, de Stevie Wonder. Tudo isso está na cabeça de Arthur, é claro, já que Phillips continua a traçar uma linha nítida entre fantasia e realidade, mas por um minuto me perguntei se “Folie à Deux” poderia se transformar em uma versão de mega orçamento de “Dancer in the Dark”.

Não teve essa sorte. Por um lado, o roteiro de Phillips e Scott Silver se baseia nos números musicais como uma forma de Arthur se expressar como Coringa, em vez de escapar da miséria de sua existência (Coringa é um musical, Arthur é um drama miserabilista). Caso em questão: quando ele sente que alguém não sabe como é para ele amar alguém, ele e Lee cantam um dueto de “To Love Somebody” dos Bee Gee (você não sabe como é). Por outro lado, além da música de Stevie Wonder, Phillips parece fisicamente incapaz de filmar um cenário musical com qualquer tipo de visual, ou não está interessado em fazê-lo.

É interessante notar que Arthur prefere cantar baladas românticas, enquanto Lee tende a cantar músicas sobre força e poder, mas isso certamente não é interessante de assistir, pois a maioria das músicas é reduzida a arranjos de cabaré sem graça e filmada contra o vazio negro da imaginação compartilhada dos personagens. Para dois psicopatas supostamente desequilibrados que deveriam estar estimulando a loucura um do outro, Arthur e Lee não têm um pingo de criatividade entre eles.

O comprometimento mútuo de Phoenix e Gaga é suficiente para gerar alguma tensão volátil durante suas cenas de diálogo, mas o único dueto que capta a mesma empolgação é aquele encenado como um programa de TV do tipo “Sonny & Cher”, e mesmo esse é um pouco de uma nota só. (O desenho animado de Sylvain Chomet, que abre o filme, consegue tirar mais proveito de sua falsa inocência, principalmente porque seu tédio de aparência bacana estabelece um precedente ameaçador para o resto do filme, que só cumprirá metade dessa equação).

6 curtidas

a Gaga saindo ilesa de mais um filme com recepção mista/ruim

2 curtidas

o dedo podre da diva pra filmes

Minha Gaguinha jogada pra escanteio nesse filmeco

Lady Gaga você é ridícula :clap::clap::clap:

musical? PUTZ ODEIO
eu não pedi isso

a gaga prometeu q nao era musical amore

Imagina pagar 10M para fazer a Gaga de supporting de luxo

Eu toh bambina

E vamos de novo voto do silêncio na bc

1 curtida

Se o Ehrlich acho uma bomba (C-), é porque é uma bomba.

ja tao tudo no fixo

Gaga fazendo filme ruim só pra ter mínimos elogios por fazer o básico kkkk q vagabunda

4 curtidas

Meu deus ele massacrou MUITO o filme

1 curtida

Meu @Sant naaaaao

A gaga ilesa e aclamada na bomba

Eu já sabia que seria uma bomba

Joker em 2024??

GAGA NO QUE VOCÊ SE METEU??? NAAAAAAAOOOOO

LADY GAGAAAAAAAAA

Massacrou o filme.

Avisa que Joaquin Phoenix ator lixo e Joker só impacta nos crimes

Eu sou mais Taylor Swift fazendo uma abominação cinematográfica de dois em dois anos a la Cats. É mais respeitável. Não estou sendo irônico. Não tem como ficar no meio do lixo e não se sujar, ao contrário do que as reviews sempre falam da Gaga.