Insider do ATRL revela processo de criação do ANTI + álbum Reggae e Dancehall finalizado que não foi lançado (TRADUZIDO)

Eu sei que vocês estão sofrendo com a seca, então pensei que seria interessante revisitar o ANTI e compartilhar alguns detalhes interessantes do processo bagunçado de gravação deste álbum, bem como compartilhar detalhes exclusivos do álbum de reggae/dancehall descartado que ela estava se preparando para lançar em 2019/2020. Preparem-se!

giphy.gif

Anti e Home eram dois projetos lado a lado em produção, com sessões de composição para ambos os discos. Home estava programado para ser lançado no outono de 2014, seguido pelo Anti em 2015. Anti teve muitas iterações e rascunhos de tracklists, com faixas frequentemente sendo consideradas para ambos os projetos e alternando entre eles.

Em fevereiro de 2014, ambos os álbuns estavam em estágios iniciais. Anti, que ainda era um amontoado de músicas sem título definitivo, estava assim:

1. “Precious Time” (Prod. Darkchild)
2. “Souls & Bedrooms” (Prod. Darkchild)
3. “As Real As You And Me” (Prod. Darkchild)
4. “Love On The Brain”
5. “In The Dark”
6. “Coals Burn Out” (Existe demos de Charli XCX & Sia, Drake e Kanye West também estavam interessados)
7. “(Dep extra)” (ainda a ser feita pelo produtor Dep)
8. “Club Electra”

Em abril de 2014, Anti estava tomando forma para ser um álbum interessante com muito mais músicas pop genéricas, é interessante ver como Love On The Brain é a única música dessa época a realmente chegar ao produto final, uma prova por ser uma de suas melhores músicas.

rihanna-fenty.gif

1. No Angel/Lying (Kayne West)
2. Desert Flower (Stargate) [Gravada também por Kylie Minogue]
3. Stay High (DJ Mustard)
4. Twice (DJ Mustard)
5. Sun of A Beautiful Morning
6. Stay Forever (Stargate/Chase&Status)
7. Love On The Brain (Fred Ball)
8. OPH - Over Priced Hoes (Tricky Stewart)
9. American Oxygen (Alex Da Kid)
10. Sucker For Pain (Alex Da Kid) [Lançada por Imagine Dragons para Suicide Squad]
12. I Hate It (Kirby Lauryn)
13. Pray For Me (Key Wayne)
14. Let Me In (Sam Smith)
15. Sledgehammer (Jesse Shatkin)

Neste ponto, canções anteriores como ‘Precious Time’, ‘As Real As You And Me’, ‘In The Dark’ foram consideradas para a trilha sonora de Home.

Em junho de 2014, muitas adições foram feitas a este álbum, enquanto algumas músicas foram retiradas. Neste ponto, Rihanna havia gravado seus vocais apenas para três músicas, ‘I Hate It’, ‘Sledgehammer’ e ‘Living On Top’. Muito movimento estava acontecendo com músicas sendo movidas de um projeto para outro, como ‘Coals Burn Out’ e ‘Living On Top’.

1. Coals Burn Out
2. Twice
3. Love On The Brain
4. American Oxygen feat. X Ambassadors
5. Sucker For Pain
6. I Hate It
7. Pray For Me
8. Let Me In
9. Sledgehammer
10. Living On Top antes chamada de Cigarettes & Lipstick
11. Fun- Coldplay Duet (Lançada pelo Coldplay ft/ Tove Lo)
12. Remember Him - dueto com Eminem (escrita por Skylar Grey)
13. Never Ending

Assim que chegamos em 2015 e Home foi lançado, todo o foco agora estava em lançar Anti em novembro de 2015. No verão de 2015, tínhamos uma tracklist que consistia em:

1. American Oxygen (vídeo lançado no Tidal em 4/6/15, SINGLE EM POTENCIAL)
2. Only If For A Night (Interlude) (feito primeiro como uma interlude, Rihanna queria fazer uma versão mais longa, parece ter sido bloqueada pelos superiores da Roc Nation)
3. Four, Five Seconds
4. Bitch Better Have My Money (anteriormente conhecido como ‘You Owe Me’, SEGUNDO SINGLE)
5. Ain’t None of this Promised (video planejado)
6. Never Ending (video planejado)
7. Love On The Brain
8. Sledgehammer
9. Kiss It Better (single em potencial)
10. Lemon
11. Precious Time (voltou da trilha de Home)
12. Ah!
13. James Joint previamente conhecida como I Rather Be (Interlude) 1:06 - agora MÚSICA COMPLETA (???)
14. Power (não foi mixada nem masterizada)
15. Mind Body Soul
16. One Way Ticket
17. Love You More
18. Higher
19. Pose
20. Lock And Key
21. Small Dirty Secrets (PRÓXIMO SINGLE)
22. As I Am
23. Just Feel It
24. JOYRIDE (Leave Tinashe ALONE!!)
25. Only One
26. Petty Nonsense
27. Yesss *****
28. More Than You’ll Ever Know

rihanna-dance.gif

Em outubro e novembro de 2015, o álbum passou por muitas alterações semanalmente. Parece que o processo estava ganhando velocidade para terminar este álbum e lançá-lo o mais rápido possível, já que agora havia um grande acordo feito com a Samsung.

Outubro de 2015:

1. Only If For A Night (INTERLUDE) ( se 120 segundos ou menos)
2. Just Feel It
3. Pose
4. Only One
5. James Joint
6. Kiss It Better
7. Love On The Brain
8. Higher
9. Close To You
10. Joy Ride
11. Mind, Body, Soul
12. Let Me In
13. One Way Ticket
14. Lock And Key
15. Sledgehammer
16. Petty Nonsense
17. Yeah, I Said It
18. 3RD Hit-Boy Track - “TBD” (depois virou Woo)

Novembro de 2015:

18. Woo
19. Company
20. Needed Me
21. Walk Away
22. Body Language
23. Sex Is Amazing
24. Abort
25. Paradise
26. Brand New

Após o lançamento do álbum em 2016, haviam outtakes da Lista “B” e da Lista “C” que ela tinha no cofre e que eram possíveis lançamentos futuros que ela queria manter.

B-List:
Yesss ***** (Essa passou a ser considerado para R9)
Brand New
Small Dirty Secrets (Essa já seria um single em 2015)
Petty Nonsense
Lock And Key (Essa também passou a ser considerado para R9)
Joy Ride
Company
Body Language (esta faixa sampleava"Soulful Moaning" interpretada por Dale e foi liberada)
Just Feel It (Interlude)
Sledgehammer (Foi usada no filme)

Paradise
Love You More

C-List:
Ain’t None Of This Promised
Drop That
I Hate It
Lemon
Power
Mind, Body, Soul

Estas são as faixas que ela deixou de lado:

Walk Away
Only Fun
Let Me In (written by Sam Smith)
Abort (written by Kehlani)
One Way Ticket ( Disputa de crédito entre produtores)
Only One
Petty Nonsense ( produzida por Timbaland)
Ahh!
Precious Time
Space Between (Sia pegou essa de volta)

V3NmA5t.gif

FUN FACTS:

• O vídeo de Bitch Better Have My Money custou cerca de US$ 700.000 ou mais. A música era anteriormente intitulada You Owe Me.
  • Kanye West recebeu um adiantamento de um milhão de dólares por FourFiveSeconds. Paul McCartney obteve royalties de 7%.
  • As divisões de publicação de Rihanna nas faixas do Anti variam de míseros 2% em Higher a 20% em Consideration e Yeah I Said It. Ela tem uma divisão de 10% em Goodnight Gotham, por fazer O QUÊ?
  • Desperado e Woo tiveram alegações de copyright. Para Desperado, eles conseguiram um acordo extrajudicial em agosto de 2016. Banks recebeu US$ 73 mil e um crédito de composição. Isso era basicamente “nós pagaremos se você não nos processar e levar isso a tribunal”.
  • A certa altura, Rihanna pretendia fazer um cover e realmente cantar Only If For A Night. Este foi intitulado ‘A Night’ em 2014. No final, eles o mantiveram apenas como um sample de interlude. Uma razão para isso é que eles precisariam pagar royalties de 3% se a música durasse mais de 2 minutos.
  • ‘Small Dirty Secrets’ definitivamente seria um single em 2015 depois de ‘American Oxygen’, enquanto ‘Kiss It Better’ era uma possível consideração para single. ‘Ain’t None Of This Promised’ (quando ainda fazia parte do álbum) e ‘Never Ending’ tinham gravações de vídeo a serem agendadas.
  • Dido obteve 12% de participação editorial em ‘Never Ending’. Isso foi finalizado em 2014. Essa foi uma das primeiras músicas feitas para o álbum que acabou na tracklist final, junto com Love On The Brain.
  • Mesmo que houvesse muitos rumores de que ‘Same Old Love’ era para Anti, essa música nunca foi muito considerada para o Anti ou Home. Isso pode ter acontecido porque ela não recebeu nenhuma oferta de divisão de publicação/escrita (0%) e um executivo musical da Roc Nation cancelou o pedido para esta música.
  • Assim como Same Old Love, muitas músicas foram gravadas ou consideradas nessa época. Um exemplo foi uma música intitulada ‘Beatles’, que traz um sample de Come Together dos Beatles. Essa música não foi realmente considerada para nada. Outras dezenas de títulos foram gravados, como Taurus (Kanye West), Spaceships (de Emeli Sandé que seria retomado por ela e lançado em seu álbum) e uma música chamada Raggamuffin. Nunca fica exatamente claro se ela realmente cortou os vocais de alguma dessas músicas ou se elas foram apenas enviadas a ela e consideradas, mas todos nós sabemos que algumas delas, como ‘Same Old Love’, vazaram demos.
  • Em 2013, RiRi renovou seu contrato de gravação por 5 anos para 4 álbuns possuindo todos os seus masters. Cada álbum receberia um adiantamento de US$ 1,5 milhão.

rihanna-meme.gif

Em 2019, a Miss Fenty tinha um rascunho ativo para aquele que seria seu próximo álbum, R9. Este disco inspirado por reggae e composto por 19 músicas estava quase concluído em 2019. Supa Dups foi um grande produtor deste álbum, mas outros escritores e produtores incluíram nomes como Fernando Garibay, Koz, Coffee, Jon Bellion, Stereotypes, Beam, De Marco e mais com boa parte deles sendo artistas de reggae jamaicanos. Alguns dos outtakes da lista B do Anti, como ‘Yesss *****’ e ‘Lock And Key’, também foram fortemente considerados para este álbum, mas este também teve sua própria lista de faixas do lado B em consideração. Comparada com Anti, Rihanna parecia estar mais envolvida com este álbum, já que suas divisões caíram principalmente cerca de 20% na maioria das faixas. Também havia poucos samples de canções de reggae mais antigas. Durante 2019 muitas das músicas consideradas para este álbum foram cadastradas em sites como ASCAP.

TRACKLIST:

1. BOOMERANG
2. RIGHTEOUS
3. PUM PUM
4. START IT
5. REWARD
6. LET ME IN
7. FREEZE IT (previamente conhecida como STREETZ PON LOCK)
8. BREAKUP TO MAKEUP
9. THIS FEELING
10. GWAN LOOK PON IT
11. WHERE’D THE MAGIC GO
12. WHAT YOU’RE MISSING (previamente conhecida como PRIVATE LOVING)
13. LIGHTS UP
14. LOVE LOOKS LIKE US
15. MY WORLD
16. DWEET
17. PUT IT PON ME
18. GARDEN
19. NO DISTURB SIGN (COVER do Beres Hammond)

Também havia mais faixas em produção, como Quickly (Pharrell), Fireburner e Real High, que foram finalizadas mais tarde em 2020. Havia rumores de que Real High teria um videoclipe feito e o instrumental foi tocado no Savage x Fenty Show, com um possível lançamento de single que nunca aconteceu.

Navy, é tudo o que tenho para vocês hoje. Espero que vocês tenham gostado de relembrar a criação do único álbum interessante da Rihanna, alimentado por dezenas de acampamentos de composição, intromissões da Roc Nation, disputas entre produtores e compositores, divisões de composição de 2%, reclamações de violação, vários atrasos, lançamentos do Tidal e músicas descartadas + videoclipes .

• xoxo, RideOrDie
21 curtidas

Marca os fentys

não faço parte de marcações de cantoras, mt pertubação

Gente???

aff tá em inglês

1 curtida

rihanna em 2024 kkkkkkk superem, essa senhora não volta

16 curtidas

Ainda juram que ela mega se envolveu na criação do Anti

1 curtida

Curioso pelo álbum de reggae que ela ia lançar

2 curtidas

babando que plagiaram Waiting Game da BANKS em Desperado e subornaram ela pra não entrar na justiça kkkkkkkkkk

18 curtidas

eu quero o album de reggae

Resumindo: fizeram e eu cantei

29 curtidas

O de reggae nem cantar ela foi capaz

O tanto de album descartado que deve existir…

1 curtida

There were also few samples of older reggae songs.

eu queroooooooo

disseram lá que é bem ruim e as musicas são todas curtas, que ela acertou em engavetar

6 curtidas

o mesmo post dizendo que era o album q ela tava mais envolvida
chamaram de sem talento

6 curtidas

ela podia vender essas músicas, já que ela não pretende lançar

1 curtida

pq ninguém vaza essas porra
que odio

1 curtida

Kkkkkk então é isso? Ela desistiu? E o contrato de 2013?